A Implantologia é a área da Medicina Dentária responsável por repor os dentes em falta na boca, restituindo a estética e função dentárias.
É fundamental repor os dentes em falta pois senão o fizermos, todos os outros dentes se vão movimentar de forma aleatória de modo a tentar encerrar os espaços existentes. Esta movimentação vai criar deficiências na oclusão (fecho) da boca e na mastigação, afetando também músculos e articulações.
Caso não se reponha a falta de um dente através de um implante, ao longo do tempo vai haver uma perda de osso que por vezes é muito difícil de voltar a ganhar ou até mesmo impossível.
É muito importante que não passe muito tempo desde o momento em que se tira um dente até ao momento em que se realiza a colocação do implante.
Os Implantes Dentários funcionam como uma raíz artificial que suporta uma coroa que pode ser aparafusada ou cimentada ao implante.
Em certos casos já é possível retirar um ou mais dentes e através da colocação de implantes ter logo os dentes no mesmo dia.
A Periodontologia é uma área que se dedica às zonas envolventes que suportam os dentes. Problemas que surjam nas gengivas, osso e nos ligamentos entre dente e osso podem levar a perda de dentes se não forem rapidamente tratados.
A inflamação nas gengivas (gengivite) é a primeira manifestação de um problema periodôntico, provocado por bactérias. Quando não tratada, a inflamação pode agravar-se e evoluir para uma periodontite, uma inflamação/infeção do osso.
A consequência a médio/longo prazo é o começo de mobilidade dentária, até que o dente tenha tão pouco osso a suportá-lo que acaba por cair, mesmo que se encontre sem qualquer cárie e em perfeitas condições.
A manifestação de problemas periodontais é visível através do sangramento das gengivas, da vermelhidão ou de inchaço nas gengivas, de maior sensibilidade ao frio nos dentes, de mau hálito ou mau sabor na boca, entre outros. Com recurso a tecnologia avançada, os profissionais desta área garantem o restabelecimento da saúde oral.
Quais as vantagens?
⦁ Evita perda de dentes por inflamação da gengiva
⦁ Evita dor, vermelhidão e sangramento
⦁ Melhoria do hálito
Quais os sintomas?
⦁ Sangramento espontâneo ou na escovagem das gengivas
⦁ Gengivas vermelhas
⦁ Aumento de volume nas gengivas
⦁ Presença de pus nas gengivas
⦁ Gengiva desinserida (“descolada”)
⦁ Retração gengival (“gengivas mirradas”)
⦁ Dentes sensíveis ao frio
⦁ Mau hálito e/ou mau sabor na boca
⦁ Dentes a abanar e a separarem-se
A Endodontia ou mais conhecida por Desvitalização, é um procedimento dentário que tem como objetivo prevenir, diagnosticar e tratar a estrutura interna de um dente natural.
É muito comum os pacientes descreverem episódios de dor e perda de dentes que estão relacionados com problemas na raíz dos dentes e/ou nos tecidos à volta dos mesmos.
Numa desvitalização remove-se a polpa/nervo do interior do dente e preenche-se esse mesmo espaço com um material biocompatível que tem como objetivo impedir a entrada de bactérias, selando os canais dentários.
Após a Desvitalização, muitas vezes o dente tem de ser reabilitado com uma restauração ou até mesmo com uma coroa, caso haja uma grande destruição coronária.
A Ortodontia tem como objetivo o alinhamento dentário por motivos estéticos mas também por motivos de saúde funcionais e oclusão. Um alinhamento dentário deficiente ou uma má-oclusão pode levar a problemas sérios de mastigação, fonéticos e até mau desenvolvimentos de dentes e maxilares.
Um correto alinhamento dentário vai também melhorar e facilitar uma correta higiene oral, evitando cáries e outras doenças orais no futuro.
A Ortodontia é responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamentos destes problemas.
O tratamento ortodôntico envolve o estudo completo da boca através de radiografias, análise dos modelos da boca, fotografias e história clínica de cada paciente.
Existem aparelhos fixos, removíveis e agora mais recentemente os alinhadores transparentes.
Os alinhadores dentários (conhecidos como aparelhos transparentes) são a opção mais confortável e mais estética de alinhamento dentário, utilizando uma tecnologia 3D de modo a planear todo o caso do princípio ao fim.
Estes alinhadores podem ser retirados para comer e para lavar e são trocados pelo paciente normalmente de semana em semana, sem a necessidade de ir tantas vezes ao consultório dentário.
As Facetas são uma espécie de capas que são aderidas normalmente na parte da frente dos dentes, melhorando a estética e função dentárias.
Para a colocação de facetas o desgaste dentário é mínimo ou por vezes até mesmo inexistente, o que torna este procedimento estético muito menos invasivo do que a colocação de coroas.
São um procedimento estético cada vez mais pedido pelos pacientes pois transformam os sorrisos de uma maneira incrível, rápida e pouco invasiva.
A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária que realiza tratamentos em crianças desde os seus primeiros anos de vida até à adolescência.
Tem como objetivo realizar o primeiro contato da criança com o médico dentista e avaliar o estado de saúde oral, assim como controlar a erupção dentária e realizar alguns tratamentos preventivos caso necessário.
As consultas de Odontopediatria são muito importantes para educar/ensinar as crianças e os pais, sobre a correta escovagem dos dentes assim como o uso do flúor e do fio dentário, de forma a que haja uma ótima saúde oral.
Quais as vantagens principais da Odontopediatria?
⦁ Evitar o aparecimento de cáries
⦁ Criar hábito de visita regular ao dentista
⦁ Manutenção de uma boa saúde oral
A Prostodontia é a área da Medicina Dentária responsável pela substituição de dentes perdidos, melhorando a estética, função e acima de tudo a qualidade de vida do paciente.
As próteses dentárias podem ser removíveis ou fixas e podem ser unitárias, parciais ou totais.
Permitem recobrir de forma artificial um dente que está parcial ou totalmente destruído.
Proteger com coroas dentes desvitalizados, fraturados, ou já com grandes reconstruções.
Melhorar a estética, o formato ou o alinhamento dos dentes na arcada dentária.
O seu fácil retirar/colocar pelo paciente, favorece a boa Higiene Oral.
Assenta na gengiva ou em dentes próximos.
Podem ser acrílicas ou esqueléticas e parciais ou totais.
Em alguns casos as próteses podem ser suportadas por implantes dentários.
É um procedimento dentário não invasivo que tem como objetivo branquear os dentes de modo a melhorar a estética dentária.
O Branqueamento Dentário desgasta/enfraquece os dentes? MITO
O Branqueamento Dentário não desgasta nem enfraquece os dentes, apenas muda a sua coloração.