Prezado usuário, efetue o pagamento por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE), emitido pelo sistema da SEFAZ Piauí. "https://webas.sefaz.pi.gov.br/darweb". Aguarde o processamento eletrônico de seu pagamento ou então leve o comprovante de pagamento junto com seu processo ao CBMEPI e consulte a situação no portal do sistema.
Informe ao lado a área total construída para calcular o valor de recolhimento do emolumento dos serviços de segurança contra incêndio.
Exemplo: uma área de 814.76 m² deve ter as casas decimais separadas por “PONTO”, e não por vírgula.
Para consultar o andamento do seu processo, deve acessar o site do Sistema de Acompanhamento de Processos pela Internet do Governo do Estado do Piauí (clicando na imagem ao lado) ou acessando o link "http://www.protocolo.pi.gov.br/index.php" diretamente em seu navegador de internet. O sistema mostrará todas as solicitações feitas no referido login. Lembramos apenas que cada solicitação tem um "proprietário" no sistema Via Fácil Bombeiros, de modo que o acompanhamento no sistema só é possível para quem a fez. Para ter acesso a alguma informação do Projeto Técnico que não é exibido, terá que entrar em contato com a DIRETORIA DE ENGENHARIA.
Para se obter ou renovar as Licenças de Funcionamento das empresas, é necessário que os prédios e ambientes que ocupam tenham a aprovação do Corpo de Bombeiros Militar. O “Atestado de Regularidade”, que tem validade de um ano, é o documento que garante que a edificação oferece as condições mínimas de segurança contra incêndio e pânico.
a) do Comprovante de recolhimento da taxa de Vistoria.
OBS. 01: A taxa está sujeita a confirmação de recebimento pela Secretaria Estadual de Fazenda;
OBS. 02: Deverá permanecer no endereço da edificação uma fotocópia (acompanhada do original) do comprovante de pagamento da taxa de vistoria, que deverá ser apresentada ao bombeiro militar por ocasião da visita técnica.
b) da(s) Nota(s) Fiscal(is) do(s) sistema(s) de proteção contra incêndio instalados no prédio (p. ex., Extintores e outros).
OBS: 03 Será exigida a reapresentação de projeto para análise e aprovação junto ao Corpo de Bombeiros Militar nos casos de: a) mudança da área construída, b) mudança da natureza de ocupação da edificação, ou c) divergência de qualquer informação relevante constante do questionário/Formulário Técnico.
CBMEPI – DIRENG
INFORMATIVO Nº 01
OBSERVAÇÃO 1: REDAÇÃO DO CAMPO “RESUMO DO CONTRATO” DA ART/RRT PARA PROJETO TÉCNICO SIMPLIFICADO (as “responsabilidades” podem constar em uma ou mais ART/RRT):
MANUTENÇÃO DAS MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO DAS EDIFICAÇÕES E ÁREAS DE RISCO QUE CONSTITUEM O IMÓVEL (OU EDIFICAÇÃO CARACTERIZADA COMO RISCO ISOLADO CONFORME IT-07/2018 - Separação entre edificações), NOS TERMOS DO REGULAMENTO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO DAS EDIFICAÇÕES E ÁREAS DE RISCO (DECRETO nº 17.688, de 26/03/2018), COMPOSTO POR:
a) CONTROLE DE MATERIAIS DE ACABAMENTO (IT Nº 10),
b) SAÍDAS DE EMERGÊNCIA (IT Nº 11),
c) ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA (IT Nº 18),
d) SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA (IT Nº 20),
e) EXTINTORES DE INCÊNDIOS (IT Nº 21),
f) BRIGADA DE INCÊNDIO (IT Nº 17),
g) DO SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS (NBR 5419)
[ ..... ]
..................
OBSERVAÇÃO 2:
RELACIONAR TODAS AS MEDIDAS CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO (e correspondente Instrução Técnica) EXIGIDAS AO IMÓVEL PREVISTAS NO DECRETO nº 17.688, de 26/03/2018.
..................
OBSERVAÇÃO 3:
Existem vários tipos e especificações de Responsabilidades Técnicas (ART, RRT, TRT, etc), sendo que cada tipo corresponde ao nível de responsabilidade do profissional que a assina: de projeto, de execução, de vistoria, de manutenção, de assessoria,... Ao CBMEPI interessa basicamente identificar os responsáveis técnicos pela “Manutenção das MPCIP” (casos de PTS e de renovação de ARCB do PT), pela elaboração do “projeto” técnico, e “de execução das MPCIP” primeira vistoria de projeto técnico.
..................
OBSERVAÇÃO 4:
Para instalações provisórias há necessidade de apresentação das responsabilidades técnicas (ART/RRT) relacionadas as estruturas e instalações do evento como um todo: ARTs de "execução" das medidas de segurança contra incêndio e pânico, de instalações elétricas de baixa tensão, de montagem das estruturas provisórias, do grupo motogerador...