Por óbvio que aqui são apenas algumas sugestões (retiradas do Guia Destemperados), pois Porto Alegre é uma cidade repleta de bares e restaurantes.
É um dos bares mais antigos e tradicionais de Porto Alegre. Se você procura por um happy hour esperto com os amigos e colegas de trabalho, este é o destino certo. E se estamos falando de tradição, precisamos falar do sanduíche aberto da casa, com pernil de porco. Incremente com a mostarda preparada por lá mesmo. Se a fome ainda permanecer, vá de croquete recheado com gorgonzola. Harmonize tudo isso com um chope gelado, claro.
Avenida Protásio Alves, 1.709, Petrópolis
Contato: (51) 3273-6774
Desde 2010, o bar recebe torcedores dos mais diversos clubes e seleções. Servindo as tradicionais pizzas da casa e chopps artesanais de cervejarias locais. É um misto de pub e brechó, especializado em futebol.
Rua Coronel Fernando Machado, 1180, Centro Histórico
Contato: (51) 3737-3782
O Lourival é uma mistura de bar, boteco e restaurante antigo, cheio de história e com mais de 50 anos de existência. Uma grande variedade de cervejas e um cardápio com petiscos fazem a alegria da clientela. Para comer, aposte no sanduíche aberto e nos bolinhos de bacalhau e camarão.
Rua 24 de Outubro, 1.624, Auxiliadora
Contato: (51) 3337-3405
Tipicamente boêmio, o bar reúne dois pontos fortes: petiscos e uma carta enorme de cervejas. De fato, a experiência por lá vai muito além da comida. O negócio é se acomodar em uma das mesas e deixar o tempo passar. Comece pedindo o escondidinho de carne ou de bacalhau, que fazem muito sucesso entre os clientes fiéis. Mas não deixe de provar o sanduíche de cordeiro. Uma dica é perguntar ao garçom quais cervejas harmonizam melhor com o prato pedido, já que a bebida é o grande forte da casa.
Rua José do Patrocínio, 527, Cidade Baixa
Contato: (51) 3013-0158
Aberto desde 1907 no Mercado Público de Porto Alegre, o Naval compõe o cenário boêmio da cidade. Há alguns anos ele foi reformado, mas, mesmo assim, manteve objetos antigos que relembram a história do lugar. O carro-chefe da casa, que tem cardápio inspirado em Portugal, é o bacalhau, servido de várias maneiras. Nossa dica é apostar no Bacalhau da Casa, assado com batatas, azeitonas, aspargos, pimentões e tomates-cerejas. Acompanhe tudo isso com um chope gelado. Ah, no inverno eles servem o clássico mocotó, imperdível.
Av. Borges de Medeiros, 85, Centro Histórico (Mercado Público)
Contato: (51) 3224-4229
Pensou em chope, lembrou do Tuim, que há mais de 70 anos está no Centro de Porto Alegre. Quando chegar, o garçom que te atender vai querer explicar todos os pratos. Os petiscos que fazem sucesso entre a clientela fiel, e que nós adoramos, são o bolinho de bacalhau e a almôndega acebolada. Disputa boa essa! Para beber, aposte em algumas rodadinhas de chope gelado. Se a fome for grande, a dica é o sanduba de anchova.
Rua General Câmara, 333, Centro Histórico
Contato: (51) 99962-8851
https://veja.abril.com.br/entretenimento/bar-chopp-tuim-e-o-melhor-boteco-de-porto-alegre/
Se existe um bairro com alma noturna em Porto Alegre ele se chama Cidade Baixa. E neste bairro a rua que mais o identifica é a Rua Lima e Silva. Neste espaço Boêmio e democrático é possível beber desde drinks a cervejas e cachaças, curtir música ao vivo e mecânica e, ao final da noite, comer um xis bem porto-alegrense.
A Rua Lima e Silva passa pelos 2 hotéis sugeridos para os atletas da Copa do Brasil e podemos citar os seguintes bares e botecos: