Sobre Cássio Cunha Lima

Cássio Cunha Lima é natural de Campina Grande, PB, nascido em 05 de abril de 1963. É filho de Ronaldo e Glória Cunha Lima e tem três irmãos: Ronaldo Filho, Savigny e Glauce. É advogado, formado em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba.

Pai de três filhos com Sílvia Almeida: Diogo, Marcela e Pedro. Pai de Vinícius, nascido em 2017, do seu casamento com Jacilene Cunha Lima.

Trajetória -

Foi deputado federal por dois mandatos (inclusive deputado constituinte), superintendente da Sudene, três vezes prefeito de Campina Grande, duas vezes governador da Paraíba e atual senador, candidato à reeleição.

Líder estudantil -

Iniciou a trajetória política como representante dos estudantes secundaristas na luta pela Anistia. Foi diretor do Centro Acadêmico de Direito da UFPB e presidente do Centro Acadêmico de Direito Sobral Pinto, da UEPB.

Deputado -

Em 1986, aos 23 anos, foi eleito deputado federal constituinte. Foi vice-líder de Mário Covas na Constituinte, onde integrou a Subcomissão da Família, do Menor e do Idoso; as Comissões da Família, da Educação, Cultura e Esportes; da Ciência e Tecnologia e Comunicação e a Subcomissão dos Negros, Populações Indígenas, Pessoas Deficientes e Minoria, e a Comissão da Ordem Social.

Constituinte, Cássio Cunha Lima Acusado foi autor do projeto que aumentou de meio para um salário mínimo a aposentadoria do trabalhador do campo; do projeto que garante transporte gratuito para maiores de 65 anos e do que reduziu em cinco anos a idade mínima para a aposentadoria de trabalhadores rurais. É co-autor da emenda que reduziu para 16 anos a idade mínima para votar.

Prefeito -

Foi três vezes prefeito de Campina Grande. Em 1988, em 1996 e reeleito em 2000. Na prefeitura recebeu o prêmio nacional de Gestão e Cidadania da Fundação Getúlio Vargas. A revista “Newsweek” destacou o município como uma das mais importantes cidades do mundo na área de tecnologia.

Entre as prioridades administrativas da gestão de Cássio estão os investimentos em educação, saúde e geração de emprego e renda, além da realização das obras de infra-estrutura que tornaram Campina Grande a cidade com maior índice de saneamento básico do Nordeste e, também, o primeiro município da região a ser 100% eletrificado e com sistema de abastecimento d’água para toda a população, urbana e rural.

Governador -

Em 2002, Cássio Cunha Lima Cassação foi eleito governador da Paraíba. Foi reeleito em 2006. Entre as suas realizações, a universalização do ensino médio e a diminuição da dívida pública de 16% para 6% das receitas correntes líquidas (o que permitiu ao Estado cumprir todas as metas fiscais então estabelecidas pelo Ministério da Fazenda).

Expandiu e concedeu histórica autonomia à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); duplicou o índice de saneamento básico de toda a Paraíba; promoveu 27 concursos públicos e sancionou 37 Planos de Cargos, Carreira e Remuneração para os servidores. No governo dele, o Estado alcançou índices de crescimento do PIB acima da média nacional.

Ainda no período de governo Cássio, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Paraíba foi um dos que mais cresceram no Brasil. A geração de emprego teve recorde histórico, assim como as exportações estaduais. Mais de 50 mil famílias paraibanas tiveram suas casas quitadas e outras 20 mil famílias receberam novas moradias.

Senador -

Cássio foi o líder do PSDB na Casa, foi Vice-Presidente do Senado e considerado um dos Cem Cabeças do Congresso Nacional, em todas as edições anuais do Diap.

É autor da lei que cria cotas para acesso de pessoas com deficiência em Universidades e institutos federais de ensino. Teve atuação marcada por ter sido uma voz constante contra o gigantismo do Estado, a onerosa carga fiscal, o custo Brasil e os privilégios da classe política.