Cássio Cunha Lima é natural de Campina Grande, PB, nascido em 05 de abril de 1963. É filho de Ronaldo e Glória Cunha Lima e tem três irmãos: Ronaldo Filho, Savigny e Glauce. É advogado, formado em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba.
Pai de três filhos com Sílvia Almeida: Diogo, Marcela e Pedro. Pai de Vinícius, nascido em 2017, do seu casamento com Jacilene Cunha Lima.
Foi deputado federal por dois mandatos (inclusive deputado constituinte), superintendente da Sudene, três vezes prefeito de Campina Grande, duas vezes governador da Paraíba e atual senador, candidato à reeleição.
Iniciou a trajetória política como representante dos estudantes secundaristas na luta pela Anistia. Foi diretor do Centro Acadêmico de Direito da UFPB e presidente do Centro Acadêmico de Direito Sobral Pinto, da UEPB.
Em 1986, aos 23 anos, foi eleito deputado federal constituinte. Foi vice-líder de Mário Covas na Constituinte, onde integrou a Subcomissão da Família, do Menor e do Idoso; as Comissões da Família, da Educação, Cultura e Esportes; da Ciência e Tecnologia e Comunicação e a Subcomissão dos Negros, Populações Indígenas, Pessoas Deficientes e Minoria, e a Comissão da Ordem Social.
Constituinte, Cássio Cunha Lima Acusado foi autor do projeto que aumentou de meio para um salário mínimo a aposentadoria do trabalhador do campo; do projeto que garante transporte gratuito para maiores de 65 anos e do que reduziu em cinco anos a idade mínima para a aposentadoria de trabalhadores rurais. É co-autor da emenda que reduziu para 16 anos a idade mínima para votar.
Foi três vezes prefeito de Campina Grande. Em 1988, em 1996 e reeleito em 2000. Na prefeitura recebeu o prêmio nacional de Gestão e Cidadania da Fundação Getúlio Vargas. A revista “Newsweek” destacou o município como uma das mais importantes cidades do mundo na área de tecnologia.
Entre as prioridades administrativas da gestão de Cássio estão os investimentos em educação, saúde e geração de emprego e renda, além da realização das obras de infra-estrutura que tornaram Campina Grande a cidade com maior índice de saneamento básico do Nordeste e, também, o primeiro município da região a ser 100% eletrificado e com sistema de abastecimento d’água para toda a população, urbana e rural.
Em 2002, Cássio Cunha Lima Cassação foi eleito governador da Paraíba. Foi reeleito em 2006. Entre as suas realizações, a universalização do ensino médio e a diminuição da dívida pública de 16% para 6% das receitas correntes líquidas (o que permitiu ao Estado cumprir todas as metas fiscais então estabelecidas pelo Ministério da Fazenda).
Expandiu e concedeu histórica autonomia à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); duplicou o índice de saneamento básico de toda a Paraíba; promoveu 27 concursos públicos e sancionou 37 Planos de Cargos, Carreira e Remuneração para os servidores. No governo dele, o Estado alcançou índices de crescimento do PIB acima da média nacional.
Ainda no período de governo Cássio, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Paraíba foi um dos que mais cresceram no Brasil. A geração de emprego teve recorde histórico, assim como as exportações estaduais. Mais de 50 mil famílias paraibanas tiveram suas casas quitadas e outras 20 mil famílias receberam novas moradias.
Cássio foi o líder do PSDB na Casa, foi Vice-Presidente do Senado e considerado um dos Cem Cabeças do Congresso Nacional, em todas as edições anuais do Diap.
É autor da lei que cria cotas para acesso de pessoas com deficiência em Universidades e institutos federais de ensino. Teve atuação marcada por ter sido uma voz constante contra o gigantismo do Estado, a onerosa carga fiscal, o custo Brasil e os privilégios da classe política.