Brincando com os pais

CAÇA AO TESOURO

Um adulto esconde um “tesouro” (que pode ser qualquer coisa, desde um brinquedinho de uma das crianças o até um saco de frutas ou doces) e elabora pistas que levarão os pequenos a encontrá-lo. As pistas devem ter a ver com o caminho que deverá ser feito até chegar a ele. Juntas, as crianças seguem as pistas e trocam ideias caso haja dúvidas. No final, encontram o tesouro e brincam ou lancham todas juntas.

Por que ajuda no desenvolvimento infantil? Porque a caça ao tesouro trabalha o raciocínio lógico, a sagacidade, a atenção a detalhes e a paciência – podem ser necessárias muitas dicas até chegar o tesouro, e as crianças precisam entender que nem tudo cai no nosso colo na hora em que queremos.

JOGO DE CARTAS

Pode ser 21, buraco, rouba monte… Fica à escolha do adulto que for acompanhar e das crianças. O importante é explicar para a criança os naipes do baralho e como é a escala de valor de cada carta, de acordo com o jogo escolhido.

Por que ajuda no desenvolvimento infantil? Porque os jogos de cartas estimulam o raciocínio matemático linear, as estratégias e a organização.


JOGO DE SOMBRAS

Com as luzes principais apagadas, acende-se uma luz indireta – como um abajur, uma vela ou uma lanterna – e começa a brincadeira. Cada pessoa projetará na parede, com as duas mãos, formatos de animais e objetos, para que os outros adivinhem o que é.

Por que ajuda no desenvolvimento infantil? Porque os jogos de sombra estimulam a criatividade para inventar as sombras e a imaginação para adivinhar o que o outro inventou.


pé de lata

Parente próximo da perna de pau, é uma brincadeira composta por duas latas e duas cordas, sendo que as latas são para elas apoiarem os pés, e as cordas para que elas segurem com firmeza, puxando a lata contra o pé para dar estabilidade e poder caminhar de forma coordenada

Por que ajuda no desenvolvimento infantil? Estimula a coordenação motora e equilíbrio, além do trabalho de conscientização infantil sobre a valorização do meio ambiente, reciclando ou reaproveitando materiais que poderiam ser descartados.