Gil Silva Fotografia
Gilberto Caetano da Silva Pires, nascido em 16 de abril de 1984, fotógrafo, produtor cultural, professor de fotografia e diretor de cinema. Casado e pai de três filhos, graduado em Marketing Digital. Possui uma ampla formação em fotografia e no audiovisual. Formado no curso da Escola de Imagens, no SESI Minas e em outros workshops avançados, uma grande habilidade em edição de fotos, filmagem, direção, design gráfico, entre outros e também sou certificado como artesão e capacitado em políticas públicas para juventude.
Minha trajetória fotográfica começou como um hobby, mas rapidamente se transformou em um propósito de vida: capturar e compartilhar experiências culturais. Em 2015, fundei a Gilsilva Fotografia e a Gilsilva Fotografia_pb, com as quais passei a explorar e promover a cultura e a arte em Contagem e região.
Sou idealizador do Projeto Olhares, um curso de fotografia voltado para a inclusão artística e cultural. Ao longo de minha trajetória, fui premiado em diversos concursos fotográficos, como o Revelando Contagem, onde obtevi o 1º, 10º, 4º e 1° lugares em diferentes edições, e o concurso Os Mais Belos Ipês de BH.
Meu trabalho é caracterizado pela sensibilidade e pelo compromisso com a acessibilidade, refletindo uma paixão pela fotografia e pelo audiovisual que transcende as imagens capturadas e busca criar um impacto duradouro na comunidade.
Como produtor cultural, professor de fotografia e diretor de cinema, desempenha um papel vital para o cenário Cultural, promovendo a arte e a inclusão cultural através das minhas iniciativas. Desde que fundei a Gilsilva Photography e a Gilsilva Fotoart, tenho me dedicado a enriquecer a cena cultural, compartilhando minhas habilidades e conhecimentos para ampliar o acesso à fotografia e minhas obras no audiovisual e incentivar a expressão artística.
Eu entendo que a importância da arte como ferramenta de transformação social por isso a importância dos meus projetos vai além do ensino de habilidades técnicas. Tento buscas um espaço inclusivo e de pertencimento, onde cada pessoa se sente valorizada e incentivada a contribuir com sua visão e identidade. Minhas iniciativas ajudam a preservar a memória local, conectando pessoas de diferentes origens e experiências por meio da fotografia e do audiovisual. Eu também tento fortalece a comunidade ao despertar o público para o interesse por práticas culturais, ampliando o alcance das políticas públicas para a promovendo uma visão de futuro baseada na acessibilidade e na expressão artística.
Meu trabalho como produtor cultural e professor continua a transformar vidas, inspirando novos talentos e contribuindo para um ambiente cultural e dinâmico. Ao capacitar e inspirar a comunidade, eu quero assegura que a arte e a cultura sejam uma presença constante e acessível, promovendo um legado de criatividade e valorização das histórias e paisagens da cidade.