BUSCAPÉ - Brasil

CÉREBRO COM CAÇA-PALAVRAS

O livro “Cérebro com caça-palavras” inicia a sequência temática sobre ‘cérebro’ e faz parte da série fixação de conteúdo. Com o uso de Caça-Palavras como exercício lúdico objetiva a memorização para ampliar o conhecimento de pessoas que desejam ampliar o conhecimento sobre o universo abordado. Mediante pesquisa de assuntos e temas, a obra explora aspectos da vida cotidiana e sua relação com a temática abordada, utilizando elementos da internet com fins didáticos. O “Cérebro com caça-palavras” propõe contribuir, ao abordar sobre o principal órgão do ser humano, no aumento do repertório individual e coletivo das pessoas que desejam compreender melhor o comportamento, pensamento e elementos sócio emocionais humanos. A autora mira facilitar e reduzir a compreensão do conteúdo do livro mediante jogo muito conhecido. Objetiva também combater o analfabetismo funcional - atinge 27% da população brasileira - com textos-base, seguido de exercícios. Desta maneira permite reflexão e compreensão. Oferece ainda conteúdos introdutórios sobre o tema, além de bibliografia, soluções dos exercícios e leituras complementares. 

COMUNICAÇÃO NA EMPRESA

O livro Comunicação na empresa trata desde do core business de uma empresa onde o fundamental é a definição da identidade organizacional até sobre micro e pequenas empresas brasileiras. Na maioria destas, fecham as portas antes de completar dois anos de vida. E os principais problemas que contribuem para esta mortalidade precoce são a burocracia e a tributação excessivas, as dificuldades de acesso a crédito e a falta de planejamento. Portanto, as empresas (e seus líderes) precisam estar concentrados sempre em duas atividades: aumentar a eficiência da empresa e propiciar inovação para o futuro. Infelizmente as empresas brasileiras estão mais preocupadas com o que as pessoas estão falando sobre elas nas mídias sociais do que na comunicação em si. Esta precisa ser segmentada, já que é um desdobramento da comunicação de massa e ocorre por meio das mídias tradicionais, como rádio, TV, jornal, revistas e a própria internet. A empresa, na comunicação, precisa ver seus clientes como pessoas. Se avaliarmos todas as pessoas que fazem parte do nosso círculo de relacionamento veremos que cada uma delas tem características diferentes como temperamento, gostos, preferências, entre outras. O mercado age da mesma forma. Portanto, devemos tratar da importância do planejamento a longo prazo, especialmente para empresas que desejam permanecer em crescimento constante. Nos últimos anos, no entanto, a indústria publicitária, instigada pelas redes sociais, tem focado como nunca no curto prazo. 

JORNALISMO PERIFÉRICO

O presente trabalho é resultado de estudo acadêmico realizado em 1999 e visava apresentar para banca examinadora com intuito de obter título de mestre em comunicação social. Trata-se de inventário dos jornais que circulavam na região do ABC paulista (Santo André; São Bernardo do Campo; São Caetano do Sul; Diadema; Mauá; Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) naquele ano, mas que não se enquadravam na categoria de jornalismo hegemônico, nem na categoria de imprensa alternativa. Com base em dados empíricos e quantitativos, restou demonstrado a importância dessa imprensa para a construção da informação local. A partir deste estudo, foi proposta uma nova classificação no campo da comunicação midiática impressa, ao incluir a categoria de jornalismo periférico, tendo como base a linguagem da informática para esta nova abordagem. O estudo foi muito bem recebido no meio acadêmico e contribuiu para o aparecimento de outros estudos, na forma de tese de doutorado, dissertação de mestrado e apresentações em congressos. O estudo confirmou que o jornal Diário do Grande ABC, classificado como categoria hegemônica, perdia, em relação a circulação junto ao público leitor, em mais de 214% para os jornais identificados como periféricos. 

BIBLIOGRAFIA TEMÁTICA: EMOÇÃO, EMOCIONAL

O livro traz perto de 500 referências bibliográficas sobre os temas emoção, emocional. Um sinônimo e um adjetivo. Foram reunidas para funcionarem como suporte a diversas áreas. Isto porque abarcam todas as ações humanas e estão vinculadas a aprendizagem; sexualidade; alimentação; classes sociais; cérebro; razão; medo; roupas; cores; estresse; universo corporativo, entre outros. É uma fonte de pesquisa com caráter didático com elementos acadêmicos visando combater o analfabetismo funcional sobre os assuntos abordados. Para facilitar a busca que possibilite a compreensão do leitor, foram selecionados somente fontes em língua portuguesa – referências em outros idiomas são fortemente recomendadas no ambiente acadêmico – onde primeiro aparece o sobrenome do autor; seguido do ano de publicação (quando houver). Nas publicações em que não há nome de autoria, dedica-se a titularidade ao veículo publicador (mídia). Em seguida aparecerá o título do artigo; matéria, reportagem, livro e similares em forma destacada (negrito). Por opção, para evitar o tamanho do volume (número de páginas) foram retirados os subtítulos que apareciam em algumas publicações. Mas estes foram consultados e identificados no momento do levantamento, pois os termos-objeto (emoção, emocional) estavam, muitas vezes, dentro desta técnica jornalística. Finaliza-se a referência indicando o nome do veículo e o acesso. Se for digital, o link correspondente, com a data de acesso. Se for na forma impressa, o local, dados de identificação, editora (quando houver) e ano. A obra conta também com uma introdução na forma didática e uma bibliografia referente ao conteúdo de abertura do livro.  

PREÇO & ATENDIMENTO

A obra “Preço e Atendimento” finaliza a sequência temática (pentalogia) sobre ‘atendimento’ e faz parte da série fixação de conteúdo. Ao propor o uso de Palavras Cruzadas como exercício, tem por objetivo a capacitação, tanto individual como profissional. Com a disponibilização de assuntos e temas, a série explora aspectos da vida cotidiana e corporativa, utilizando publicações da internet para fins didáticos. O “Preço e Atendimento” pretende contribuir para sobrepor aos problemas enfrentados por empresários e empregados, bem como todos àqueles que tratam com público. A autora visa o aperfeiçoamento dos leitores, principalmente nos tempos de redes sociais e desenvolvimento tecnológico. O marco é, com este estudo, contribuir para combater o analfabetismo funcional com textos-base, seguido de exercícios lúdicos. Portanto, propõe a reflexão e compreensão do conteúdo estudado. O resultado a ser buscado é um corpo de funcionários e empresários habilitados a dialogar com clientes e consumidores, já que o estudo apresenta também conteúdos introdutórios sobre o tema, além de bibliografia, soluções dos exercícios e leituras complementares. 

ATENDIMENTO & MARKETING

A obra “Atendimento e Marketing” continua a sequência temática sobre ‘atendimento’ e faz parte da série fixação de conteúdo. Ao fazer o uso de Palavras Cruzadas como exercício, tem por objetivo a capacitação, tanto individual como profissional. Por meio de assuntos e temas, a série explora aspectos da vida cotidiana e corporativa, utilizando princípios da internet para fins didáticos. O “Atendimento e Marketing” aspira contribuir para sobrepor aos problemas enfrentados por empresários e empregados, bem como todos àqueles que lidam com o público. A autora objetiva o aperfeiçoamento dos leitores, principalmente nos tempos de redes sociais e desenvolvimento tecnológico. O alvo é, com este estudo, contribuir para combater o analfabetismo funcional com textos-base, seguido de exercícios lúdicos. Desta forma propõe a reflexão e compreensão do conteúdo estudado. O efeito esperado é um corpo de funcionários e empresários habilitados a lidar com clientes e consumidores, já que a pesquisa apresenta também conteúdos introdutórios sobre o tema, além de bibliografia, soluções dos exercícios e leituras complementares. 

ATENDIMENTO & MULHER

A obra “Atendimento e Mulher” prossegue com a sequência temática sobre ‘atendimento’ e faz parte da série fixação de conteúdo. Mediante a prática de Palavras Cruzadas como exercício, tem por objetivo a capacitação, tanto individual como profissional. Por meio de assuntos e temas, a série explora aspectos da vida cotidiana e corporativa, aproveitando elementos da internet para fins didáticos. O “Atendimento e Mulher” pretende contribuir para adicionar aos problemas enfrentados por empresários e empregados, bem como todos àqueles que lidam com o público. A autora visa o aprimoramento dos leitores, principalmente nos tempos de redes sociais e desenvolvimento tecnológico. A meta é, com esta pesquisa, contribuir para combater o analfabetismo funcional com textos-base, seguido de exercícios lúdicos. Desta maneira permite a reflexão e compreensão do conteúdo estudado. O resultado esperado é um corpo de funcionários e empresários habilitados a dialogar com clientes e consumidores, já que o estudo apresenta também conteúdos introdutórios sobre o tema, além de bibliografia, soluções dos exercícios e leituras complementares. 

EMPRESA & ATENDIMENTO

A obra “Empresa e Atendimento” persevera a sequência temática sobre ‘atendimento’ e faz parte da série fixação de conteúdo. Por intermédio do uso de Palavras Cruzadas como exercício, tem por objetivo a capacitação, tanto individual como profissional. Pela via de assuntos e temas, a série explora aspectos da vida cotidiana e corporativa, utilizando componentes da internet para fins didáticos. O “Empresa e Atendimento” pretende contribuir para sobrepor aos problemas enfrentados por empresários e empregados, bem como todos àqueles que lidam com o público. A autora visa o aperfeiçoamento dos leitores, principalmente em épocas de redes sociais e desenvolvimento tecnológico. A meta é, com este levantamento, contribuir para combater o analfabetismo funcional com textos-base, seguido de exercícios lúdicos. Assim propõe a reflexão e compreensão do conteúdo estudado. O resultado desejado é um corpo de funcionários e empresários habilitados a compreender clientes e consumidores, já que o estudo apresenta também conteúdos introdutórios sobre o tema, além de bibliografia, soluções dos exercícios e leituras complementares. 

VITRINA SEDUTORA

O livro “Vitrina sedutora” inicia a sequência temática sobre ‘vitrinismo’ e faz parte da série fixação de conteúdo. Com o uso de Caça-Palavras como exercício, objetiva a capacitação, tanto individual como profissional, das pessoas envolvidas com o universo abordado. Mediante pesquisa de assuntos e temas, a série explora aspectos da vida cotidiana e corporativa, utilizando elementos da internet para fins didáticos. O “Vitrina sedutora” propõe contribuir para abordar os problemas enfrentados por empresários, empregados e criativos, bem como todos àqueles que lidam com o público consumidor. A autora mira o aperfeiçoamento dos leitores, principalmente em tempos de redes sociais e desenvolvimento tecnológico. O objetivo é, com este estudo, colaborar para combater o analfabetismo funcional com textos-base, seguido de exercícios lúdicos, sobre a temática do vitrinismo. Desta maneira oferece reflexão e compreensão do conteúdo estudado. O resultado desejado é um corpo de funcionários, criadores cênicos e empresários habilitados a lidar com clientes e consumidores, já que o estudo apresenta, ainda, conteúdos introdutórios sobre o tema, além de bibliografia, soluções dos exercícios e leituras complementares. 

BISTURI NÃO É VARINHA DE CONDÃO

A obra “Bisturi não é varinha de condão” faz parte da série fixação de conteúdo que, mediante o uso de exercícios lúdicos, objetiva a capacitação tanto individual quanto corporativo ou coletivo. Também é o primeiro volume da trilogia sobre o assunto relativo à sexualidade, tendo como tema ‘transexualidades’. Por intermédio de escolha criteriosa aborda aspectos da vida cotidiana ao utilizar textos retirados da internet com fins didáticos ao revisitar situações sobre cirurgia, infância, transtornos, apoio, preconceito, cérebro e aspectos sociais. “Bisturi não é varinha de condão” aborda a cirurgia transgenital e sua interferência na vida das pessoas transexuais. Mas alerta: ela não faz milagres. Ao ofertar com a publicação o aperfeiçoamento aos leitores sobre o assunto, a autora oferece, de forma ordenada, um roteiro propício para a compreensão do fenômeno. Desta forma, o estudo contribui para o combate ao analfabetismo funcional sobre o tema abordado mediante textos-base seguido de exercícios lúdicos. O leitor de “Bisturi não é varinha condão” tem, portanto, incentivo à aprendizagem ao realizar a atividade de ‘Preenchimento Textual’. A obra oferece ainda material suplementar com detalhada apresentação e introdução específicas, além de bibliografia, leitura suplementar e solução dos exercícios. 

INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA

A obra Informação como ferramenta faz parte da série fixação de conteúdo mediante o uso de exercícios lúdicos com o objetivo de capacitação, tanto individual quanto corporativo. Por intermédio de assuntos ou temas, a série aborda aspectos da vida cotidiana e profissional utilizando elementos da internet para fins didáticos. Informação como ferramenta aborda o tema demonstrando como a informação é uma ferramenta importante no dia-a-dia das pessoas e de organizações. A autora visa o aperfeiçoamento dos leitores, principalmente nos tempos de redes sociais e desenvolvimento da tecnologia. A meta é, com este estudo, contribuir para o combate ao analfabetismo funcional. Para tanto, oferece textos-base, seguido de exercícios lúdicos. Com isso propõe a reflexão e compreensão do conteúdo estudado. O aprendiz treinará mediante prática com Palavras Cruzadas, Caça-Palavras, Preenchimento Textual, Questionário e Verdadeiro/Falso. A obra oferece ainda texto suplementar com apresentação detalhada e introdução relativa ao tema, além de bibliografia, soluções dos exercícios e leituras complementares.  

CEM MICROCONTOS IMPERFEITOS

Poucas formas literárias são tão interessantes quanto o conto. Ainda mais quando a autora possui a habilidade única de síntese que tão caracteriza o gênero. O desafio da transgressão das palavras se torna notável. A máxima aristotélica de que a escrita é a arte de economizar palavras veste como uma luva neste “Cem microcontos imperfeitos em cem caracteres”. A perfeição da concisão é algo de raro deslumbre, onde poucas palavras são capazes de contar uma história inteira, com tensão, drama, suspense e, às vezes, até mesmo um leve toque de erotismo. É impossível ler e não destacar os contos preferidos. Em Sussurro, você consegue sentir a tensão do protagonista de forma sinestésica. Tranca deixa transparecer o medo e faz você sentir calafrios. Em alguns contos, como Amiga e Mentira, você praticamente visualiza uma cena de teatro, abordando a ingenuidade e a decepção. Outros, como Fezes e Bêbada, conseguem descrever em tão poucos caracteres cenários cômicos e constrangedores. Nesta obra a autora traz 100 microcontos que permitem uma leitura rápida, porém tão intensas que se assemelham na sua profundidade a uma longa contada de histórias ao redor da fogueira. É ler e deleitar-se no prazer em viagem de leitura. O prefácio é do escritor Wanderson Ciambroni.  

ATENDIMENTO A CLIENTES

A obra “Atendimento a Clientes” abre a sequência temática sobre ‘atendimento’ e faz parte da série fixação de conteúdo. Mediante o uso de Palavras Cruzadas como exercício, tem por objetivo a capacitação, tanto individual como profissional. Por intermédio de assuntos e temas, a série explora aspectos da vida cotidiana e corporativa, utilizando elementos da internet para fins didáticos. O “Atendimento a Clientes” pretende contribuir para sobrepor aos problemas enfrentados por empresários e empregados, bem como todos àqueles que lidam com o público. A autora visa o aperfeiçoamento dos leitores, principalmente nos tempos de redes sociais e desenvolvimento tecnológico. A meta é, com este estudo, contribuir para combater o analfabetismo funcional com textos-base, seguido de exercícios lúdicos. Desta maneira propõe a reflexão e compreensão do conteúdo estudado. O resultado esperado é um corpo de funcionários e empresários habilitados a lidar com clientes e consumidores, já que o estudo apresenta também conteúdos introdutórios sobre o tema, além de bibliografia, soluções dos exercícios e leituras complementares.