Enquadramento e Objetivos

Um dos problemas identificados tem a ver com as implicações na manutenção e dinamização dos Santuários Católicos (nomeadamente os mais pequenos) em virtude da desertificação do interior de Portugal e dos meios rurais. Em todo o caso, as populações mais próximas continuam a reconhecer a sua relevância para a sua fé e bem-estar (Martinho et al., 2017). Os percursos do Caminho Português Interior de Santiago e a sua dinamização poderão ser importantes contributos para a continuação da visibilidade destes pequenos Santuários Católicos. Por outro lado, há em muitos casos falta de assistência aos peregrinos e estas infraestruturas poderão ser requalificadas para servirem, por exemplo, de albergues.

Outra dificuldade tem a ver com a definição dos traçados e a falta em alguns casos de critérios objetivos. Os registos históricos mostram que as peregrinações a Santiago de Compostela têm séculos e que os peregrinos no passado usavam as estradas construídas pelos Romanos (Martinho & Nunes, 2021). A identificação das estradas romanas ou de outros vestígios que testemunhem a passagem dos peregrinos nos concelhos atravessados pelos Caminhos de Santiago poderá ser uma importante base para se definirem os traçados percorridos pelos peregrinos de Santiago de Compostela.

Considerando, a importância dos Caminhos de Santiago para as dinâmicas socioeconómicas dos territórios por onde passam (Martinho, 2022), este projeto tem os seguintes objetivos:

  • Identificar os percursos das estradas Romanas no concelho de Castro Daire através dos registos históricos e de inquéritos/entrevistas às populações;

  • Estudar o património cultural associado ou nas proximidades da rota de peregrinação contribuindo, assim, para a valorização do património da região de Castro Daire;

  • Propor a partir dos traçados das estradas Romanas a redefinição dos percursos do Caminho Interior de Santiago no concelho de Castro Daire;

  • Sugerir estratégias para considerar os percursos do Caminho de Santiago no concelho como uma marca Umbrella para a dinamização socioeconómica.

Referências bibliográficas

Martinho, V. (2022). Dimensions of the Saint James’ Way Pilgrimage: Portuguese Socioeconomic Impacts. International Journal of Religious Tourism and Pilgrimage, 9(6), 12–25.

Martinho, V. J. P. D., & Nunes, J. (2020). Camino de Santiago: The routes in the region of Viseu. PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 18(3), 357–370.

Martinho, V. J. P. D., Serra, A. B., & Duque, E. (2017). Santuários católicos: O caso da Senhora dos Milagres em Pindelo dos Milagres. Theologica, 52(1–2), 153–172.