Turismo Covilhã

 Igreja de Santa Maria

Esta é uma das igrejas mais belas de Portugal! A Igreja de Santa Maria, situada no coração do centro histórico da Covilhã, é revestida a azulejos azuis e brancos que representam a vida da Virgem Maria.Esta igreja era conhecida, no passado, como a Capela de Santa Maria do Castelo e e a sua construção remonta a meados do séc. XVI.

 Museu de Arte Sacra da Covilhã

O Museu de Arte Sacra encontra-se instalado num edifício com projecto de Raul Lino, que serviu de residência a Maria José Alçada, oferecendo à cidade este espaço, para ali funcionarem serviços de cariz cultural. O Museu de Arte sacra resulta de uma pareceria entre a autarquia e o arciprestado da Covilhã e permitiu devolver ao público, nas devidas condições, peças que já não se encontravam ao culto. Com uma área expositiva de 850m2 o museu reúne mais de um milhar de peças. Apresenta colecções de pintura, escultura, metais, ourivesaria e paramentaria.

Lagoa Comprida

A Lagoa Comprida é a mais conhecida e a maior das lagoas do maciço superior da Serra da Estrela. Construída a partir de uma lagoa natural, constitui o principal reservatório de água da serra da Estrela. Na vertente norte da lagoa observa-se um dos mais interessantes campos de blocos erráticos da Serra da Estrela. Estes blocos de granito foram transportados pelos glaciares e abandonados aquando da fusão e recuo do gelo. Este era um antigo glaciar com um quilómetro de extensão. Aproveitando o covão, iniciou-se em 1912 a construção da barragem. Em 1914 tinha uma altura de seis metros e em 1934 atingia os 15 metros. Actualmente, desde 1965, tem uma altura de 28 metros.