Criada em 2017, tem o intuito de promover aulas com professores especialistas, com a difusão de conhecimentos para a comunidade e o aprofundamento em temáticas relacionadas à área da cardiologia.
Criada em 2017, objetiva inserir os discentes no processo de construção do conhecimento da Saúde da Mulher como sujeitos atuantes, comprometidos e portadores de uma visão tanto científica e crítica quanto humana na Ginecologia e Obstetrícia.
Fundada em 2019, visa potencializar os conhecimentos sobre a anatomia humana durante a formação acadêmica, o que implica em abordar sistemas específicos de forma correlacionada com casos clínicos, ampliando o raciocínio diagnóstico-topográfico dos alunos.
Fundada no ano de 2019, objetiva de contribuir com a formação acadêmica relacionada tanto a alimentação quanto a prática esportiva. A Liga traz o propósito de estudar, aprofundar e levar conhecimento tanto das funções de prevenção de diversas enfermidades relacionadas a má nutrição e sedentarismo, quando para demandas relacionadas a atletas, como melhoria de desempenho e tratamentos relacionados a complicações advindas do ofício.
A LAAD foi fundada em 2017 e tem o intuito de aprimorar conhecimentos e habilidades relacionados à Anestesiologia e à Fisiologia da Dor. A LAAD vai além do estudo de drogas, ao abordar práticas importantes para o conhecimento dos acadêmicos de medicina como a intubação, reanimação cardiopulmonar, ventilação mecânica, entre outros assuntos.
A ONCOLIGA foi criada em 2016. Pautada nos princípios do SUS e nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, a ONCOLIGA atua na integração de ensino, pesquisa e extensão no contexto da oncologia básica e clínica. Dessa forma, as atividades desenvolvidas pela liga promovem a integração dos conhecimentos em histologia, patologia, imunologia, fisiologia e farmacologia com a prática clínica em oncologia.
Fundada em 2017, objetiva potencializar a compreensão da Epidemiologia e as estruturas de saúde pública, com o intuito de auxiliar a sociedade de forma ativa. A LESC contribui diretamente com diversos projetos de pesquisa e extensão, como, por exemplo, pesquisa sobre exposição a agrotóxicos e o projeto de extensão Medicina & Arte - um encontro com a vida.
Criada em 2019, objetiva promover conhecimentos sobre a importância da tecnologia e seus mecanismos na área médica. A liga fornece aulas sobre Inteligência artificial, uso da tecnologia para educação em saúde, ferramentas digitais e empreendedorismo médico e palestras apresentadas por responsáveis da área. Busca, ainda, oferecer conhecimento e desenvolver o senso crítico quanto à importância e ao uso da tecnologia em saúde.
Liga Acadêmica de Medicina Legal e Psiquiatria Forense
Fundada em 2020, a Liga Acadêmica de Medicina Legal e Psiquiatria Forense (LAMELP) objetiva, aprofundar o conhecimento dos estudantes da Universidade Federal de Jataí (UFJ) acerca da contribuição da medicina e da tecnologia e ciências afins às questões do Direito, assim como lidar com questões de saúde mental em conjunto com a lei, além de orientar os discentes na melhor forma de atuar diante situações relacionadas ao terem um contato precoce sobre o tema. Dessa maneira, a LAMELP busca um conjunto articulado e indissociável entre ensino, pesquisa e extensão voltado às ações que contemplem a aprendizagem significativa, em seus aspectos educativo, cultural e científico, mediante a integração entre a universidade e sociedade.
Liga de Saúde Mental
A LSM tem o objetivo de promover conhecimento sobre psicopatologias e terapias farmacológicas e cognitivas complementares, para além do que é previsto na graduação. Somado a isso, a liga fornece aulas sobre manejos clínicos e terapêuticos auxiliares para a construção e manutenção da saúde mental de futuros pacientes e, também, dos próprios ligantes.
Liga Acadêmica de Cirurgia
A Liga Acadêmica de Cirurgia (LAC) foi fundada em junho de 2017, uma das mais antigas na Universidade Federal de Jataí. A liga tem como finalidade mostrar que a cirurgia pode e deve ser um ambiente humanizado, que coloca tanto o respeito ao paciente, quanto o aprendizado do aluno como foco. Tem como objetivo de enriquecer o conhecimento teórico e aproximá-los, com responsabilidade, à prática cirúrgica, criando um vínculo entre a sociedade e a especialidade. Ao longo do ciclo, busca-se também, disseminar os conhecimentos de temas que envolvem a clínica cirúrgica para colaborar com a formação dos discentes.
Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade
A Liga de Medicina de Família e Comunidade, a LAMFAC promove ações diversas em Jataí, principalmente com relação à população adscrita às Unidades Básicas de Saúde (UBS) Santo Antônio. O modelo de atuação da Liga, até agora, englobou os eixos temáticos ligados à Política Nacional de Atenção Básica, como: Saúde do Homem, Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde Mental e Saúde Coletiva. E, a partir de demandas importantes existentes, trabalhou e trabalha temáticas como a COVID-19, saúde da população trans e diversas outros temas importantes relacionados à saúde dos povos do Brasil.
A Liga Acadêmica de Genética Médica (LAGEM) foi criada em 2020 com o objetivo de aprofundar o conhecimento acerca da genética e suas relações com a prática médica, assim como estimular discussões relativas ao tema no meio acadêmico. A liga foi fundada sob a coordenação docente do Prof. Dr. Fábio Morato de Oliveira e discente de Izadora Rodrigues da Cunha, coordenadores atualmente da liga.
Atua aproximando o conteúdo abordado nos livros do cenário vivido por estudantes da área de saúde, ressaltando a importância do profissional de estar preparado para reconhecer doenças e acometimentos de origem genética, bem como atender o paciente de acordo com as suas especificidades. A LAGEM busca tornar o tema da Genética na Clínica uma discussão permanente entre os estudantes, trazendo temas atuais para as atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade (LAESP) foi criada em 2020 com intuito de aprofundar os estudos e levantar questões de debate referentes ao impacto da espiritualidade na área da saúde, especialmente no contexto da atenção ao paciente e propostas terapêuticas.
As atividades da liga contam com a participação de discentes e docentes, dos cursos da unidade de saúde da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e incluem a leitura e discussão de artigos e casos clínicos sobre o tema, bem como aulas com profissionais qualificados de temáticas de interesse e a elaboração de materiais informativos para eventos estudantis e para o conhecimento da população sobre temáticas relevantes.
A LAEC (Liga Acadêmica de Endocrinologia Clínica) foi criada pelos alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí em 2019, com o intuito de promover aulas com professores especialistas, difusão de conhecimento para a comunidade e aprofundamento em endocrinologia. Tem como objetivo a realização de ações na comunidade universitária e população em geral, levando conhecimento sobre as doenças endocrinológicas, no intuito de proporcionar mais conhecimento à população, diminuindo a incidência e o impacto delas na comunidade.
A LAEC está em seu 2° ciclo e tem em sua composição 8 diretores, 3 professores colaboradores e 16 ligantes. As atividades planejadas para esse período são aulas, minicursos, workshops, participação em eventos como congressos, escrita de artigos, divulgação de materiais e projetos de extensão para a comunidade.
Tem como coordenador Dr. Ademar Caetano de Assis Filho e participação da Dr. Sara Rezende e Dr. Marcia Carolina.
Fundada em 2018 e reaberta em 2021, a liga tem como objetivo abordar temas teórico-práticos referentes a pediatria clínica, buscando formar profissionais com uma visão mais holística sobre a criança e o adolescente, além de gerar a difusão de informação para a comunidade acadêmica e externa.