As doenças respiratórias são frequentes na prática clínica da Medicina Geral e Familiar e ocupam uma considerável fração do tempo dos médicos. Os programas e recomendações existentes, emanados das sociedades científicas portuguesas e internacionais e da Direção-Geral da Saúde, têm procurado atualizar conceitos e proporcionar orientações para a prática clínica, mas existe ainda um considerável caminho a percorrer para capacitar todos os médicos de família com as competências necessárias para melhorar os cuidados prestados às pessoas com doenças respiratórias.
O Médico de Família deverá ser capaz de fazer o diagnóstico e orientar o tratamento, o seguimento e acompanhamento da maior parte dos doentes com doenças respiratórias, bem como saber quando referenciar. Por outro lado, as doenças agudas do foro respiratório são das situações que mais frequentemente motivam a procura de cuidados urgentes, implicando um esforço considerável pelas unidades de saúde. A educação contínua do doente e da sua família sobre doenças respiratórias e as modalidades de prevenção de crises, vigilância e tratamento que deve utilizar são componentes importantes da estratégia de controlo destas doenças.
O Curso Avançado de Formação em Doenças Respiratórias foi desenvolvido para responder às necessidades formativas dos médicos – internos e especialistas – sobretudo de Medicina Geral e Familiar.
Destinatários
Médicos Internos e Especialistas de Medicina Geral e Familiar.
Médicos de outras especialidades.
Duração do curso
48 horas presenciais, distribuídas por 11 módulos.
Regime de faltas
Os alunos podem faltar até 25% (inclusivamente) do número total de horas presenciais, o que equivale a 12 horas.
Avaliação
Exame escrito com classificação quantitativa e avaliação prática.
Contactos
Para mais informações, contactar a organização através do endereço caf.doencas.respiratorias.2018@gmail.com.
Este curso não habilita à prática de qualquer atividade médica por parte de quem não esteja inscrito na Ordem dos Médicos.