"A Engenharia em inovação - Necessidades e problemas da gestão e energia"
"A Engenharia em inovação - Necessidades e problemas da gestão e energia"
A evolução da sociedade está gradualmente aumentando o consumo energético, dessa forma, saturando as fontes energéticas existentes e acarretando na necessidade de inovação energética. Por esse motivo, as empresas estão optando por reduzir o consumo de combustíveis fósseis na geração de energia elétrica e aumentar o uso de fontes renováveis. Com a diversificação das fontes energéticas, surgem os problemas ambientais e sociais atrelados às construções de grandes usinas. A avaliação desses impasses para a sociedade é de extrema importância.
Uma análise crítica em relação a cada uma dessas fontes deve ser feita e isso pode levar a algumas indagações: Como será produzido o gerador? Qual matéria prima será utilizada? Quanto há dessa matéria prima disponível? Qual será o impacto social da sua extração? Haverá impactos após as usinas estarem estabelecidas? Qual o custo monetário da construção e manutenção? E qual a durabilidade dessas usinas e seus equipamentos?
Outro aspecto crescente da engenharia é a capacidade de gerir pessoas, pois as empresas estão à procura de novas tecnologias e, para isso, montando equipes para criação de projetos. Dessa forma, a interação entre as pessoas e a dinâmica criada pelo grupo e seus líderes afeta diretamente o desenvolvimento dos projetos e até mesmo a contratação, ou não, do engenheiro em uma empresa.