CAdQF e Aportes Financeiros

O Departamento de Química Fundamental (DQF) possui uma Central Analítica que oferece suporte a vários grupos de pesquisa com equipamentos multiusuários para separação, caracterização, identificação e quantificação de compostos orgânicos e inorgânicos. Também presta serviços a projetos de pesquisa de outras universidades e órgãos do governo, possibilitando assim que outras instituições possam ter ao seu dispor tecnologias modernas para análise de seus produtos. Demonstra-se, portanto, uma forte infraestrutura multiusuária funcional, eficaz e integrada para que novos conceitos, aplicações e tecnologias possam ser desenvolvidas. Dentro da atual filosofia nacional para aquisição de equipamentos e utilização multiusuária, o Departamento de Química Fundamental aprovou nos últimos anos vários projetos junto à FINEP e outras instituições de fomento envolvendo a aquisição de diversos equipamentos de grande porte, já instalados e em funcionamento na Central Analítica do DQF.

A aprovação da expansão do espaço físico atualmente ocupado pelo Departamento de Química Fundamental da UFPE (DQF) [CT-Infra 2008 e 2009 e 2010] e o apoio à disponibilização de uma infraestrutura multiusuário tem fortalecido interações com diversas áreas de conhecimento possibilitando a formação de recursos humanos capacitados na região. O Departamento de Química Fundamental da UFPE vem se adequando aos avanços e empreendimentos do estado de Pernambuco através dos incentivos e programas de fomento à pesquisa científica de agências federais (CNPq, FINEP e CAPES) e também através da fundação estadual de apoio à pesquisa (FACEPE), recentemente revigorada pelo atual governo estadual. Portanto, neste subprojeto de Infraestrutura está sendo solicitada a ampliação do parque de equipamentos da Central Analítica do DQF, (aquisição de novos equipamentos multiusuários).

Foram sediados no DQF as redes de pesquisa: Nanobiotec-Brasil, INCT-INAMI (Nanotecnologia de Marcadores Integrados) e Rede Multitarefas de Materiais Especiais do Norte e do Nordeste – REMULT, assim como projetos de colaboração entre grupos pesquisa INCT, PRONEX e STINT-Suécia e projetos de integração entre pós-graduações e grupos de pesquisa no exterior (Casadinho do CNPq e CAPES/COFECUB). No ano de 2009, a aprovação do subprojeto QUIMINFRA/CT-INFRA-FINEP/2008 para construção do edifício interligando os dois prédios que compõem o DQF e posteriormente a aprovação do subprojeto QUIMINFRA/CT-INFRA-FINEP/2009 para a complementação das instalações dos laboratórios deste novo prédio demonstrou o esforço dos integrantes do DQF para uma expansão qualificada. A recente aprovação do QUIMINFRA/CT-INFRA-FINEP/2011 ampliará o parque de equipamentos da Central Analítica do dQF de forma a atender as necessidades de pesquisa na área de caracterização de materiais.