CENTRAL

ANALÍTICA

A Central Analítica (CA/DQF) é um centro de análise de matérias e substâncias químicas que visa facilitar o desenvolvimento de pesquisas, pós-graduação e formação de recursos humanos no Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além de prestar serviços a outras universidades e órgãos, a Central Analítica oferece serviços de análises químicas para empresas sem vínculo acadêmico com a UFPE, disponibilizando à outros estabelecimentos assessoria técnica altamente qualificada e tecnologia de ponta para análise de seus produtos.

Além disso, a Central Analítica serve como entrada de intercâmbio e consultoria para solicitações da área de química, biologia e meio ambiente. Se houverem problemas ou questões nessas áreas, fiquem à vontade para entrar em contato conosco. O Departamento de Química Fundamental da UPFE, criado em 1982, tem hoje em funcionamento oficinas que contam com equipamentos de alta precisão e profissionais em constante reciclagem. Tudo isso faz com que a Central Analítica seja reconhecida com uma das melhores e mais modernas do país. O laboratório da Central Analítica possui equipamentos para aplicações diversas tais como: separação, caracterização, identificação e quantificação de compostos orgânicos e inorgânicos. Conheça cada um desses equipamentos, suas especificações e aplicabilidade.

A Central Analítica do DQF conta com um conjunto de equipamentos multiusuário superior a R$ 6 milhões, em uma área de 260 m², atendendo não só à pesquisa desenvolvida pelos professores pesquisadores locais, mas também a grupos externos e prestação de serviços à comunidade. As linhas de pesquisa locais convergiram para o desenvolvimento e caracterização de materiais, em muitos casos com ênfase em nanoestruturas, fortalecidas pela presença das redes em nanotecnologia coordenadas no DQF, tais como NANOMARKS (INCT), na responsabilidade do Prof. Severino Alves Júnior.

Instalações da central analítica do DQF, que conta com diversos equipamentos de carácter multi-usuário e abrangendo diversas técnicas como cromatografia, espectroscopia, microscopia assim como análise elementar.

Estatística de Uso dos Equipamentos