O Escritório
Foi inaugurado em 17 de janeiro de 2022, seu principal objetivo é ajudar as pessoas a resolverem seus problemas jurídicos, realizando a garantia de seus direitos, de forma célere, perante a justiça.
A resolução poderá ser feita através de sessão de conciliação, que é uma forma de solucionar o conflito, onde as partes envolvidas aceitam que uma terceira pessoa (neutra), o conciliador, faça o papel de orientá-las para chegarem a um acordo, este será homologado pela justiça.
O procedimento é realizado nos CEJUSCS, que se encontram dentro dos fóruns. É a solução ideal para pedidos de divórcio, pensão alimentícia e exoneração de pagamento de pensão. Além de ser mais rápido, o procedimento é menos oneroso, ou seja, seu custo é bem menor do que o processo judicial.
A conciliação poderá ser feita também na audiência trabalhista, no caso o empregado e o empregador, fazem um acordo, este colocará fim ao processo, resolvendo assim o conflito de forma rápida.
No caso do direito previdenciário, em alguns casos a solução poderá ser realizada por processo administrativo, que não possui custas judiciais.
Caso não obtenha êxito através da conciliação ou no processo administrativo, a resolução do conflito poderá ser realizada por ação judicial.
Quando já existe um processo em trâmite perante a justiça, a solução viável é através da via judicial.