Bruno Araujo

Ex Ministro das Cidades

Sobre mim

Bruno Araújo nasceu no Recife em março de 1972. Advogado formado pela tradicional Faculdade de Direito do Recife (UFPE) está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Neste período foi líder do maior partido de oposição no país, o PSDB, coordenando uma bancada de mais de cinquenta deputados, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, autor da proposta que acabou com os impostos federais em produtos da cesta básica e do Código Nacional de Ciência e Tecnologia. Atualmente é vice-presidente do PSDB nacional e presidente estadual do partido.

Com atuação destacada ao longo destes anos vem sendo incluído na lista divulgada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) como um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Em 2012, por exemplo, foi o único representante de Pernambuco a figurar entre os dez chamados “cabeças” do Congresso Nacional.

Antes de exercer o mandato federal, Bruno Araújo Odebrecht foi eleito duas vezes deputado estadual, ocupando diversas funções de destaque na Assembleia Legislativa, sendo inclusive seu mais jovem presidente, com apenas 28 anos, devido à licença médica do então presidente.

Em 17 de abril de 2016, ele proferiu o 342º voto que autorizou a continuidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, que avançou ao Senado Federal. Em 12 de maio de 2016, assumiu o Ministério das Cidades após a nomeação de Michel Temer como Presidente interino da República. Foi eleito em 31 de maio de 2019 presidente nacional do PSDB.