NOSSA HISTÓRIA
NOSSA HISTÓRIA
A Bravo Aerospace surgiu em 2018, com o nome “Bravo Rocket Team”, tendo como objetivo ser a equipe de desenvolvimento de minifoguetes que representaria a Univap em competições no Brasil, e fora dele no futuro. A equipe foi criada pelos alunos da Turma 2018 do curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço em parceria com o Prof. Silas, Chefe do Laboratório de Jato Propulsão (LJP), após o desenvolvimento de um minifoguete de treinamento batizado de VLO-1 (Veículo Lançador de Ovos-1), o qual obteve bastante sucesso na mídia e recebeu diversas congratulações. Essa foi a T01 da Bravo Rocket.
Apesar da história da Bravo iniciar-se em 2018, o LJP já realizava o desenvolvimento de foguetes experimentais e minifoguetes com os alunos da FEAU desde o ano de 2005, sendo um dos poucos laboratórios de universidades no mundo a possuir experiência no desenvolvimento de foguetes à propulsão sólida, híbrida e líquida.
No final de 2018, os alunos se comprometeram a estruturar todo o projeto da equipe, bem como receber e capacitar uma nova turma.
Em 2019, 30 novos alunos entram para o time, e após treinados, assumem posições de liderança, pesquisa, gestão e etc., participando do desenvolvimento do Programa VLO-2, que culminou no projeto e construção de um foguete bi-estágio. No mesmo ano, o time participa do VI Festival Brasileiro de Minifoguetes, sagrando-se cocampeão em duas categorias da competição nacional (H500 e H1K).
Em 2020 a equipe passou por uma reformulação, com algumas divisões fundidas e iniciando no âmbito da pesquisa o projeto Griphon/F, que compreende um família de foguetes de sondagem à propulsão sólida para 3, 10, 40 e 60 km de apogeu, e no âmbito das competições o desenvolvimento da família CWB2020/F, que compreende foguetes para competição nas categorias H100 e H300.
Também em 2020, nasce a 4º divisão técnica da equipe: a Divisão de Nano Satélites (DNS), cujo objetivo é desenvolver pequenos satélites Cansats e Cubesats para competições e para pesquisa em parceria com outras universidades, com o IP&D e com o Observatório da Univap.
A Bravo Rocket se torna Aerospace.
CONQUISTAS
Primeira equipe a possuir um foguete biestágio no Brazil;
1° lugar no Festival Brasileiro de Minifoguetes na classificação de 200 m de apogeu (2022);
2° lugar no Festival Brasileiro de Minifoguetes na classificação de 300 m de apogeu (2022);
2° lugar pelo voo mais alto na competição de foguetes da SSP23 - organizada pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica e a International Space University (2023);
TRABALHOS VOLUNTÁRIOS
Projeto DECOLAR (2022) - Crianças de ensino fundamental e médio de escolas públicas receberam aulas introdutorias sobre a confecção de minifoguetes pela BRAVO e ao final do projeto lançaram seus minifoguetes;
Projeto POLIEDRO (2023) - jovens do ensino fundamental e médio da POLIEDRO receberam aulas introdutorias sobre a confecção de minifoguetes pela BRAVO e cada equipe lançõu seu minifoguete no final do projeto.
NOSSOS OBJETIVOS
Participar da LASC
Paricipar da Spaceport
Participar da MSCU
Participar da Orbital LEO