Capítulo Brasileiro da ACM SIGCHI - BR-CHI (Brazil ACM SIGCHI Chapter)

A sigla ACM representa a Association for Computing Machinery, SIG significa Special Interest Group (Grupo de Interesse Especial) e CHI representa a área de Computer-Human Interaction (Interação Humano-Computador, IHC). Portanto, o SIGCHI representa o grupo de interesse especial na área de IHC, o qual está vinculado à ACM. A ACM reúne diversos grupos de interesse especial além do SIGCHI, tais como, SIGACCESS (Acessibilidade e Computação), SIGGRAPH (Computação Gráfica), dentre outros.

"Os Capítulos Locais do SIGCHI ajudam a comunidade ACM SIGCHI a promover e alavancar a área de interação humano-computador localmente e ao redor do globo. [...] os Capítulos Locais frequentemente são a linha de frente para promover educação, pesquisa e prática em IHC, na região. Os Capítulos Locais do SIGCHI são importantes para construir pontes entre a academia, profissionais e estudantes na área de IHC."

[https://sigchi.org/get-involved/local-chapters/]

Cada país pode contar com um ou mais capítulos ACM SIGCHI. No Brasil, até o momento, contamos com um capítulo para atender a comunidade de IHC, na tentativa de fortalecer diálogos com os demais capítulos de outros países. Além disso, estudantes também podem criar capítulos locais. Em ambos os casos, é possível consultar a página "Start a New Chapter" para obter informações sobre como criar um novo capítulo.

"Os representantes oficiais necessários para os capítulos profissionais do SIGCHI são Presidente, Vice-Presidente e Tesoureiro. Os capítulos dos alunos do SIGCHI também precisam ter um Presidente, Vice-presidente, Tesoureiro e um representante da Universidade. Os representantes oficiais precisam estar associados à ACM e ao SIGCHI.

[...] Os capítulos da ACM são responsáveis ​por manter a frequência e a qualidade das atividades na área [de IHC] em que atuam, bem como identificar e promover as atividades de interesses específicos para seus membros."

[https://www.acm.org/binaries/content/assets/chapters/chapter-in-a-box_sigchi.pdf]

Para se associar, primeiro, é preciso criar uma conta em "ACM Account"; depois disso, você pode seguir um dos três passos abaixo:

(1) Diretamente à ACM: se faz necessário acessar a página "ACM Membership" e seguir as orientações. Nessa página, também constam informações sobre tipos de associados, valores, benefícios de associar-se, dentre outras.

Em "SIGCHI Membership", é possível escolher se deseja (2) associar-se somente ao SIGCHI, ou (3) associar-se a ambos (ACM e SIGCHI).

Redes sociais

Fonte da imagem de fundo do banner no topo do website: https://www.freepik.com/pikisuperstar