Por Ana Decloedt e Carolina Santos - Estrategistas de contas
Se a expectativa é de que a taxa de conversão cresça significativamente (acima de 30%) recomendamos utilizar os ajustes de sazonalidade durante o evento.
Verifique o comportamento das campanhas no ano passado para ter um referência. Avalie a taxa de conversão antes, durante e depois da Black Friday.
Antes, as taxas podem já começar a subir, fazendo necessária a programação do ajuste de sazonalidade. Durante, a expectativa é que a taxa de conversão supere muito a média mensal. Verifique também as taxas nos diferentes horários da Black Friday para programar uma aceleração gradual. E após o evento, a expectativa é de queda, exigindo possivelmente um ajuste negativo da sazonalidade.
Considere também o ticket médio. Se além do incremento da taxa de conversão o ticket médio subir significativamente, some esta variação para definir o ajuste de sazonalidade. Por exemplo, se a taxa de conversão crescer 2x e o ticket médio também crescer 2x, defina o ajuste em 4x (ou 300%).
Se a meta de ROAS cair, defina os ajustes de sazonalidade apenas com base na variação de taxa de conversão e ticket médio, e altere a meta da estratégia para o novo ROAS.