Por Natasha Berford e Mayara Lico
O Google disponibiliza diversas soluções com o objetivo de direcionar o usuário para a loja física, o que é muito importante para empresas que queiram impulsionar vendas offline, afinal, a Black Friday traz um grande impacto em todos os canais de venda.
PMax Offline: o formato ideal com foco em Visitas à Loja
Esse tipo de campanha é o mais importante do Google com o foco em visitas à loja. As Campanhas de PMax Offline trabalham com o machine learning totalmente voltado para alcançar consumidores mais propensos a visitar uma loja física.
Ao disponibilizar os criativos da sua campanha, como título, descrição, imagens e vídeo, o Google irá distribuir seus anúncios automaticamente em todas as plataformas (YouTube, Display, Maps, Search, Gmail e Perfil da Empresa).
Use para se comunicar com os clientes e fornecer a eles as informações que precisam para decidir visitar a sua loja, como ofertas/promoções, lançamentos de produtos, inaugurações ou até mesmo para promover campanhas cooperadas.
Vamos começar:
Vincule o Google Meu Negócio à sua conta do Google Ads e mantenha as informações do GMB sempre atualizadas.
Ative as extensões de local ou extensão de local de afiliados na sua conta para permitir que informações sobre a localização das suas lojas sejam exibidas em seus anúncios.
Informe seu orçamento, duração da campanha (mínimo 30 dias), mas é possível reduzi-la de acordo com o investimento diário fornecido. Suba os recursos criativos, incluindo imagens, vídeo, títulos, descrições que impulsionem visitas à loja. Crie grupos de recurso de acordo com as categorias da sua loja e não se esqueça de adicionar audiências relevantes como sinal para o machine learning.
Verifique se a janela de conversão está adequada à realidade do seu negócio. Esse é o tempo que o usuário pode levar para fazer uma conversão após interagir com o anúncio. O padrão do Google Ads é de 30 dias, mas é possível reduzi-la.
Configure um valor para visitas à loja e, com isso, mensure o ROAS offline da sua campanha. (Valor da visita = ticket médio x taxa de conversão na loja física)
Aproveite também outros formatos Omnichannel do Google para gerar o melhor resultado para o seu negócio:
Local Inventory ADS (LIA): exiba detalhes do produto para compradores próximos e informe-os que sua loja tem os itens que procuram em estoque usando LIA em campanhas do Google Shopping. Destaque também serviços como a retirada na loja, oferecendo ainda mais conveniência aos consumidores.
Automação Omnicanal: sabemos que a jornada dos consumidores não é linear, e alterna entre canais digitais e físicos. Alcance seus consumidores em qualquer ponto da jornada por meio da Automação Omnicanal, levando em conta a propensão de converterem em cada canal. Através do Smart Bidding, é possível criar uma estratégia de automação omnicanal ao incluir sinais de visitas ou vendas nas lojas físicas para maximizar o seu resultado total em todos os canais de venda.
Google Meu Negócio: Mantenha as informações da empresa sempre atualizadas no Google Meu Negócio, com endereço e horário de funcionamento. Adicione atributos como "Retirada na loja", "Retirada na calçada" e "Entrega".