Por Amanda Ciaparin e Talita Coutinho - Estrategistas de Contas
Ao final deste artigo, você terá aprendido:
O poder do customer match (lista de clientes)
Boas práticas de uso de audiências
Sugestões de segmentação para diferentes serviços
Com a perda dos cookies 3P (third party), a segmentação via listas de clientes (customer match) será fundamental para turbinar seu resultado em mídia online e offline, sendo possível utilizá-la a fim de atrair seu clientes na Rede de Pesquisa, Shopping, Gmail, Youtube, Rede de Display e Discovery.
As listas de customer match baseiam-se em identificadores duráveis, como endereço de email, número de telefone e endereço físico (principais) e também em User Id e Mobile ID (para App) e podem ser plugadas no Google Ads em diferentes formatos: de forma manual (veja aqui como fazer o upload), via API's (com Parceiros Google), Mega Lista e Zappier.
Quanto mais contatos na lista, maior o match entre os dados do cliente X dados do cliente nas plataformas Google. Por exemplo, ao subir uma lista de 10.000 usuários apenas com email no Google Ads, o match na plataforma pode ser (hipotéticamente) de 80%, ou seja, 8.000 usuários foram conectados, mas 6.000 estão ativos em search nos últimos 30 dias. Isto é, o match total da lista foi de 60%. Ao subir outro dado unido ao email como, por exemplo, telefone, esse match pode aumentar consideravelmente. Foque em combinar dados a fim de obter um maior resultado.
Os arquivos de dados de clientes compartilhados são usados somente para associar seus clientes às contas do Google e garantir a conformidade de suas campanhas com as nossas políticas. Os dados são mantidos confidenciais e seguros utilizando os mesmos padrões líderes do setor na proteção de dados de nossos próprios usuários. O Google não recebe endereços de e-mails reais. Nosso sistema transforma os dados de contato das contas do Google, como endereços de email e número de telefone, em códigos com hash usando o algoritmo de hash seguro SHA256, um mecanismo de hash unidirecional que não é descriptografado pelo Google.
Com a sazonalidade da Black Friday, utilizar diferentes clusters para o seu negócio pode ser uma ótima escolha. Afinal, com o uso de listas de clientes, pode-se ter uma melhora de até 79% em CTR e 67% em CRV nas campanhas quando comparado ao tráfego de pesquisa sem público-alvo e até 37% de CTR e 15% de CRV em audiências similares, quando comparado ao tráfego de pesquisa sem público-alvo.
As audiências em modo de observação são excelentes para fornecer sinais ao algoritmo do smart bidding, podendo gerar até 5.3% a mais de receita quando comparado às campanhas que não fazem o uso de segmentação em modo observação. Além disso, com esse tipo de utilização não há limitação de alcance nas campanhas, ou seja, a entrega não fica restrita a esse público, já que seu uso é utilizado como sinal adicional.
Algumas dicas de público que podem ser utilizados para diferentes segmentos de indústria:
Varejo:
Lista de compradores recorrentes;
Listas de semelhantes aos compradores recorrentes;
Lista de compradores de datas sazonais (Black Friday - ótima para usar versão do ano anterior, por exemplo);
Lista de compradores por categoria de produto e/ou por ticket médio
Auto:
Lista de pessoas que compraram carro há 3 anos;
Base de clientes que foram um lead e finalizaram uma compra;
Lista de semelhantes a clientes que compraram carros nos últimos 90 dias;
Lista de compradores por categoria de carro.
Telecom:
Base de clientes de cada plano para negativar nas campanhas (importante atualizar a cada 3 meses);
Lista de clientes semelhantes aos clientes de cada plano;
Lista de clientes que assinam pay-tv mas não assinam móvel e vice-versa
Lista de clientes capturados em datas sazonais
Dica extra: mantenha suas listas sempre atualizadas (pelo menos a cada 3 meses) e faça boas vendas na Black Friday!