Tecnologia Educacional

APRESENTAÇÃO

Embora a nova geração de estudantes seja muito conectada, a tecnologia educacional nunca esteve tão presente no cotidiano das crianças e dos adolescentes como em 2020.

As escolas, que sempre valorizaram a realização de atividades que estimulam as interações sociais entre os alunos, tiveram que migrar toda a operação presencial para o ambiente digital, lidando com o desafio de garantir a progressão acadêmica e a qualificação profissional de todo o corpo docente. Já os discentes precisaram se adaptar ao ensino a distância e desenvolver habilidades como a autonomia e a organização, por exemplo, para dar conta dos estudos.

Ainda é cedo para dimensionar os impactos dessa nova onda de tecnologia sobre os processos educacionais, mas, por outro lado, há uma certeza: essas mudanças vieram para ficar! 

Afinal, o que é tecnologia educacional?

A Tecnologia Educacional é um conceito que diz respeito à utilização de recursos tecnológicos para fins pedagógicos. Seu objetivo é trazer para a educação – seja dentro ou fora de sala de aula – práticas inovadoras, que facilitem e potencializem o processo de ensino e aprendizagem. O uso da TE tem sido amplamente discutido no meio acadêmico, na mídia e nos círculos sociais, espaços onde nem sempre é bem recebido. As maiores críticas dizem respeito à sua relação com o papel da escola e do professor e à dificuldade de acesso à tecnologia, especialmente nas escolas da rede pública e entre estudantes com menor renda familiar, também podemos dizer que é um processo de desenvolvimento de novos sistemas e o aprimoramento das soluções que já existem, com o intuito de impulsionar o aprendizado e a produtividade dos estudantes e, ainda, facilitar a comunicação entre os agentes envolvidos no dia a dia da escola – pais, alunos, educadores, equipes de apoio e a sociedade, de modo geral.


A Tecnologia Educacional pode estar presente na educação de diversas maneiras, algumas delas são: