Graziela Barduco é escritora, cordelista, atriz, comunicadora, arte-educadora e pesquisadora da Literatura de Cordel Brasileira. É graduada em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado, mestra em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena e doutoranda em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. É autora de diversos títulos entre cordéis, livros infantis e livros de poesia. Já publicou em mais de 50 antologias e participa também de publicações coletivas em cordel. Foi vencedora do Prêmio Destaques Literários 2025, da Focus Brasil, na categoria "Cordel" e ficou em primeiro lugar no Prêmio Mceys Meritus Cultural 2025, na categoria "Cordelista".
Fundou e dirigiu a Cia Cordiais, focada no público infantil, e é uma das fundadoras do coletivo feminino Teodoras do Cordel, grupo poético, artístico, literário e multicultural, com o objetivo de promover e difundir a Literatura de Cordel Brasileira, sobretudo a feita por mulheres. Faz parte do Grupo de Pesquisa FORPREPE (Formação de Profissionais da Educação e Práticas Educativas) e atualmente integra a comissão de Salvaguarda da Literatura de Cordel Brasileira em São Paulo, em parceria com o IPHAN, resguardando e promovendo a Literatura de Cordel Brasileira.
Possui habilitação em Cinema pela FAAP (graduação), e é pós-graduada em Artes Cênicas pela FPA, em Interpretação para Musical pela Escola Superior de Artes Célia Helena, e em Administração pela UNIP.
Foi orientanda de Liana Ferraz na pós-graduação em Interpretação para Musical e no mestrado, bem como aluna de Antonio Nóbrega e Rosane Almeida, no Instituto Brincante, em cursos livres e no curso de formação A Arte do Brincante para Educadores.
Ocupa a cadeira 185 da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências Alpas 21 e é membro número 109 da Academia Internacional de Literatura Brasileira.