José Carlos Costa

José Costa
(
Instagram)

  • Pode nos contar um pouco de como você entrou na vida acadêmica?

Me chamo José, tenho 25 anos. Minha vida na academia até chegar a esse momento foi um pouco complexa, fiz 2 anos de Química Ambiental - UFT (2016/2018), tive minhas primeiras dificuldade na academia, pois até então não entendia como funcionava a vida acadêmica. Logo após 2 anos tranquei o curso e só 1 ano depois ingressei no curso de Ciências Biológicas - UFT através do vestibular, como teoricamente sabia como funcionava a academia, no primeiro período fui procurar estágios e interagir mais com o âmbito acadêmico. Desde criança tinha muita vontade de ser cientista, hoje me encontro estudando ciência e me aprofundando cada vez mais no mundo científico.


  • Como surgiu o interesse por entomologia ?

Então, de início trabalhei com propagação de angiospermas in vitro, ocorreu uns problemas com meu orientador, então ele teve que sair do campus no momento. Fazendo algumas disciplinas no decorrer do curso, descobri o quanto a zoologia é linda, e fuçando o lattes de alguns professores, percebi que o que me chamava atenção além da botânica, era a entomologia. Mandei uma carta de intenção para o meu orientador, marcamos entrevista e ele me passou um material. Nesse material tem um livro que todo entomólogo abraça e leva pra vida. Insetos do Brasil, e cada capitulo que eu lia, me encantava pela área, entender a relação ecológica, os mecanismos evolutivos e como surgiu os primeiros estudos na entomologia me fascinava, hoje sou apaixonado por insetos.


  • No que você está trabalhando agora?

Estou trabalhando atualmente com um inventário de entomofauna aquática em um rio que abastece a Cidade de Porto Nacional, existem pontos com ações antrópicas, outros preservados. Meu trabalho requer fazer um estudo da nascente até a foz.


  • O que você gostaria que todos soubessem?

Gostaria que todos soubessem que ser biólogo vai além de observar e estudar a vida, estamos completamente ligados a conservação da biodiversidade e temos um papel fundamental na preservação de organismos


  • Como seria um dia perfeito para você?

um dia perfeito seria em uma cachoeira, isso com certeza faria muito feliz, como tem feito sempre.