Semanalmente, um novo pesquisador irá assumir a conta do Twitter, tornando-se assim o curador da semana, e ficará responsável por produzir conteúdo e postar durante uma semana. A administração/moderação ficará responsável por criar um cronograma, realizar as transições entre os curadores e direcionar os futuros curadores na produção de conteúdo.
Dúvidas, inscrições ou sugestões podem ser enviadas pelo formulário disponível na aba Contato.
O Brasil tem enfrentado uma grande onda anti-ciência. A imagem do cientista é desacreditada por algumas instâncias do governo e por um grande contingente da sociedade civil, e isso dificulta a manutenção das medidas de conservação construídas nas últimas décadas e a tomada de novas decisões ao que tange a proteção do meio ambiente. Hoje, a divulgação científica se faz mais do que necessária para revertermos esse quadro.
Divulgar a ciência que fazemos é uma tarefa árdua e são necessários inúmeros canais para o cientista dialogar com a sociedade. O @Biodiversidade em Foco se propõe a ser um desses canais, utilizando-se do poder das redes sociais para divulgar um pouco sobre como cientistas reais são e sobre o que a ciência tem descoberto sobre a biodiversidade brasileira.
Buscamos curadores que estejam envolvidos com pesquisa científica na área de biodiversidade e afins, em qualquer uma de suas vertentes e em qualquer momento de suas carreiras (graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado, professor, etc.). É importante que a pessoa esteja fazendo pesquisa ativamente, porque uma parte importante do projeto é mostrarmos também a diversidade dos cientistas preocupados com a questão ambiental no Brasil.
Ao final do semestre, os administradores oferecerão um certificado de participação de 8 horas para os curadores. Além disso, sua participação ficará registrada na aba Curadores deste site.