William Dias & Marina Cruz

William Dias

(Lattes)


  • Pode nos contar um pouco de como você entrou na vida acadêmica?

Desde criança tinha o sonho de entrar na faculdade e fazer biologia, costumava sempre brincar de fazer experimentos. Sempre gostei muito de animais, plantas, e de estar em contato com a natureza como um todo. Quando recebi a notícia que tinha passado na prova e iria realizar o sonho de fazer faculdade, a alegria foi imensa e a cada semestre da graduação eu tenho mais certeza de que realmente é o quero.


  • Como surgiu o interesse por ecologia de riachos?

Foi através do convite da minha amiga para participar com ela de seu projeto, então através dela e nossa orientadora fui conhecendo e gostando muito da área.


  • No que você está trabalhando agora?

Estou trabalhando com ecologia de riachos e ecologia aplicada. Faço parte de um projeto onde estamos verificando como os efeitos do ambiente e o uso da terra, como a agricultura e a agropecuária influenciam na diversidade taxonômica e funcional dos peixes de riachos e como está o nível de contaminação desses ambientes por microplastico.


  • O que você gostaria que todos soubessem?

Priorize os verdadeiros amigos.


  • Como seria um dia perfeito para você?

Um dia de campo mergulhando no oceano.

Marina Cruz


  • Pode nos contar um pouco de como você entrou na vida acadêmica?

Desde criança moro na roça e o contato com animais sempre esteve presente, foi essa convivência que despertou o interesse de estudar os animais e assim começou o sonho de cursar biologia. Os anos passaram e em 2018 consegui entrar na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Passos para o curso de Ciências Biológica Bacharelado.


  • Como surgiu o interesse por ecologia de riachos?

Minha vontade sempre foi ter contato com os animais e buscar entender como suas vidas podem afetas as pessoas, assim quando estava no 6º período busquei conhecer as áreas de pesquisa dos professores que eram novos na universidade para poder definir meu TCC, assim encontrei o lattes da minha orientadora e fiquei fascinada pela Ecologia de Riachos e possibilidade de trabalhar com peixes.


  • No que você está trabalhando agora?

Atualmente trabalho com Ecologia de Riachos desenvolvendo projetos para analisar como os diferentes usos da terra (agricultura e agropecuária) afetam a diversidade taxonômica e funcional dos peixes de riacho e qual o nível de contaminação de microplástico nesse grupo e do ambiente.


  • O que você gostaria que todos soubessem?

Durante a graduação algumas pessoas podem tentar te desanimar de seguir o que gosta, mas não desista, busque as áreas do seu interesse e se sentirá extasiado ao desenvolver seu trabalho.


  • Como seria um dia perfeito para você?

Realizar uma coleta de campo no mar.