Suzane Barboza

Suzane Barboza



Pode nos contar um pouco de como você entrou na vida acadêmica?

Bom, desde criança eu tive esse sonho de ser bióloga, sempre gostei de bichos e de ficar em contato com a natureza, então tinha certeza que essa seria a profissão dos sonhos. Chegando na graduação conheci varias outras áreas super interessantes, mas meu coração guiava mesmo para áreas relacionadas com animais. E por fim acabei me apaixonando pelos peixinhos rs.


Como surgiu o interesse por ecologia?

Na graduação eu tinha certeza que eu queria me especializar em zoologia (estava confusa), mas após uma explicação de um professor sobre o que a ecologia de fato trabalhava, eu tive a certeza de que era nisso que eu queria me especializar. Foi então que eu procurei laboratórios de ecologia e encontrei o de Ecologia de Peixes que hoje é a minha segunda casa.


No que você está trabalhando agora?

Estou trabalhando com espécies de peixes abundantes de um lago amazônico que foi impactado durante alguns anos com a extração de rejeito de bauxita. O objetivo do projeto é avaliar a dieta e a condição corporal dessas espécies ao longo do processo de regeneração. Para isso a dieta será avaliada através do método de análise do conteúdo estomacal e análise de isótopos estáveis.

Entender a ecologia trófica e a condição corporal dessas espécies é importante para avaliar a aptidão dos indivíduos e inferir sobre o funcionamento do ecossistema em resposta a esse impacto e sua regeneração.


O que você gostaria que todos soubessem?

Que mais do que nunca precisamos cuidar do nosso planeta, pois não temos um planeta reserva.


Como seria um dia perfeito para você?

Em um dia comum, seria concluir todas as tarefas do dia e no fim curtir um filme/série com meu marido. Já em um dia de folga, sem duvida é curtir uma praia ou ir em algum lugar no meio do mato s2.