Rafaela Granzotti

Rafaela Granzotti

(Twitter - ResearchGate )


  • Pode nos contar um pouco de como você entrou na vida acadêmica?

Apesar de morar na cidade, eu sempre tive muito contato com a natureza quando era criança. Então não foi surpresa para ninguém quando decidi cursar Ciências Biológicas. Lembro que no início do curso eu queria estudar animais marinhos, mas minha universidade era longe do mar. Então fui atrás da área de pesquisa mais “próxima” disso: água doce. Acabei conseguindo um estágio em um laboratório de peixes no Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia). Isso me abriu muitas portas (inclusive um estágio fora do país) e me fez perceber que estudar Ecologia e ser cientista era o que eu sempre quis fazer. Além disso, veio o interesse pelos ecossistemas aquáticos continentais. Fiz mestrado no mesmo lugar e hoje faço doutorado em Ecologia e Evolução.

  • Como surgiu o interesse por Ecologia de Metapopulações?

Eu gosto muito de várias áreas dentro de Ecologia, sou daquelas pessoas que estuda de tudo um pouco. Mas tive a oportunidade de trabalhar, no mestrado e no doutorado, com dados de um sítio de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD), a planície de inundação do alto rio Paraná, com mais de vinte anos de coletas. Esses dados me fizeram perceber que ainda sabemos muito pouco sobre os padrões e processos ecológicos temporais, inclusive sobre a dinâmica dessas populações. Além disso, ecossistemas heterogêneos como as planícies de inundação são ótimos modelos para estudar metapopulações. Então, acho que foi uma combinação de interesses pelo tema e pelo local de estudo dos meus primeiros trabalhos científicos.

  • No que você está trabalhando agora?

Atualmente, eu estou estudando fatores que geram padrões de sincronia espacial e de sincronia comunitária, utilizando dados do PELD para testar minhas hipóteses. A sincronia espacial é um fenômeno importante para entendermos o risco de extinção regional de uma metapopulação e o efeito resgate. Já a sincronia comunitária é importante para a estabilidade das funções de um ecossistema.

  • O que você gostaria que todos soubessem?

Que a Ciência é uma construção colaborativa, você não faz nada sozinha.

  • Como seria um dia perfeito para você?

Um dia que tenha natureza, passeio com meus cachorros, um bom livro de fantasia e chocolates.