Ana Flávia Machado

Ana Flávia Machado

(Instagram)


  • Pode nos contar um pouco de como você entrou na vida acadêmica?

Sempre desejei ingressar no Ensino Superior, e tive bastante incentivo dos familiares e das escolas em que estudei. E isso me motivava a perguntar aos estudantes e profissionais de vários cursos, pesquisar e ir em feiras vocacionais/de profissões. Eu já tinha simpatia por exatas e aliei ela ao meio ambiente, que era outro assunto que também me interessava, e a Engenharia de Pesca se enquadrava no que eu estava procurando, e através dela pude aprofundar mais meus conhecimentos.


  • Como surgiu o interesse pela Piscicultura?

A Piscicultura, para muitos, é um assunto novo, mas o cultivo de peixes e outros organismos aquáticos cresceu bastante nos últimos anos e movimenta parte da economia no Brasil, e novas técnicas estão surgindo. A Piscicultura é uma excelente alternativa à pesca, devido a redução de peixes em oceanos por exemplo, e para o abastecimento alimentar.


  • No que você está trabalhando agora?

Atualmente estou me especializando em Piscicultura na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e ingressei recentemente no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Zoologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), e estou estudando ainda no que vou trabalhar.


  • O que você gostaria que todos soubessem?

Que peixes de consumo provenientes da Piscicultura seguem um protocolo rígido de manejo e/ou beneficiamento.


  • Como seria um dia perfeito para você?

Quando eu não ouvisse que peixe de cultivo tem gosto de terra kkkk e quando eu, idosa, acordasse grata por ter sido feliz em todas as escolhas que fiz, tanto na vida profissional como na pessoal.