Ricardo Ribeiro

Ricardo Ribeiro

(Lattes - Instagram)


Pode nos contar um pouco de como você entrou na vida acadêmica?

Desde a infância algo que eu tinha em minha mente era ser biólogo ou desenhista, devido ao amor pela natureza e ao desenho. Com o objetivo de realizar o sonho de ser biólogo, entrei no curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, no ano de 2010 na Universidade Federal de Goiás e logo nos primeiros anos da graduação iniciei estágios na área da ornitologia (estudo das aves) que me possibilitou vivenciar a vida acadêmica através das pesquisas científicas com estudos com a avifauna do bioma Cerrado em diferentes regiões do estado de Goiás. Esta experiência foi fundamental para meu crescimento profissional como ornitólogo. No ano de 2017, iniciei o mestrado em Ecologia na Universidade Federal do Pará e tive a oportunidade de trabalhar com a modelagem de nicho entres espécies de aves que possuem distribuição disjunta entre a Amazônia e a Mata Atlântica.


Como surgiu o interesse por aves (área de estudo)?

O meu interesse pela aves me acompanha desde a infância. Sempre tive um interesse pelas características morfológicas, comportamentais e ecológicas das aves de rapina e dos psitacídeos. E foi através da oportunidade de trabalhar com um projeto de pesquisa com a espécie arara canindé (Ara ararauna) e a comunidade de aves da região, que o interesse pelos estudos com as aves se manifestou de vez. Hoje, eu não consigo andar sem reparar com curiosidade o movimento ou o som de uma ave em qualquer lugar que eu esteja.


No que você está trabalhando agora?

Recentemente eu estava trabalhando como Assistente de Projetos na Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil), no projeto Mata Atlântica do Nordeste, na RPPN Pedra D'Antas, Lagoa dos Gatos (PE). Atualmente estou envolvido com a escrita de artigos científicos e trabalhos com ilustrações científicas para artigos acadêmicos.


O que você gostaria que todos soubessem?

Além de biólogo eu sou ilustrador científico e naturalista. Faço trabalhos de ilustração com diferentes técnicas (aquarela, nanquim, grafite, lápis-de-cor, digital), representando diferentes grupos biológicos para artigos científicos, livros, teses, dissertações. Me alegra muito saber que consegui conquistar os meus dois sonhos de infância, e utilizar ambos (ilustração e biologia) em prol para a conservação e a conscientização ambiental!


Como seria um dia perfeito para você?

Estar em meio a natureza com entes queridos (família, namorada, amigos), ao lado de uma cachoeira, rio e/ou mar, observando a paisagem e cada ser da fauna e da flora ao redor.