Raquel Mattos

Raquel Mattos

(Lattes - Instagram - Linkedin)


  • Pode nos contar um pouco de como você entrou na vida acadêmica?

Eu sempre me encantei com a ciência, desde o curso técnico em Biotecnologia, eu buscava relacionar a pesquisa e o meio ambiente. Participei de um projeto sobre o cultivo de algas e era fantástico ir coletar, ficar no laboratório analisando os resultados. No entanto, eu sempre tive um fascínio por ambientes aquáticos e tinha um grande sonho de conhecer a Amazônia!!! No final da graduação, depois de conhecer muitas pesquisas diferentes, decidi correr atrás desses sonhos e entrei no Laboratório de Limnologia da UFRJ, onde eu comprovei meu amor pela pesquisa desses ambientes!!! Foi movida por esses sonhos que entrei na vida acadêmica e sigo fazendo a pesquisa que amo!!


  • Como surgiu o interesse por limnologia?

Meu amor por ambientes aquáticos desde pequena!! Tinha o hábito de ir à praia com meu pai, mas quando tive minha primeira aula de ecologia de riachos, percebi o quanto a complexidade desses ambientes continentais me encantava!!! Depois, me tornei monitora da prática de riacho, da disciplina de Ecologia Básica do curso de Ciências Biológicas da UFRJ. Fiquei uns três anos como monitora e tutora, me apaixonando a cada campo por aquele rio e por todas as perguntas que surgiam durante aquela prática. Isso me motivo mais ainda a fazer parte da equipe de Limnologia da UFRJ.


  • No que você está trabalhando agora?

Atualmente, sou aluna de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução da UERJ. Meu trabalho investiga o efeito da redução do hábitat aquático sobre a predação de macroinvertebrados. Eu utilizo principalmente a taxa de predação e a resposta funcional dos predadores para compreender essa relação. Minha área de estudo é a Lagoa da Mata, localizada em Carajás, Pará. É um ecossistema raso, que seca totalmente nos períodos de estiagem, e depois volta a ficar cheia!!! É uma dinâmica fascinante, cercado pela Floresta Amazônica!!


  • O que você gostaria que todos soubessem?

Que é incrível trabalhar com o que se ama!!! Demorei um tempo para me encontrar em relação a área de pesquisa, no meio de tanta possibilidades que existem na Ecologia, mas isso foi ótimo!!! Conheci muitas pessoas, muitos laboratórios e muitas pesquisas diferentes, que só me acrescentaram!!! Permita-se conhecer muitas coisas, novas e diferentes!!! A interação e as conexões que fazemos com as pessoas e com a natureza é essencial para mudarmos o mundo a nossa volta!!


  • Como seria um dia perfeito para você?

Um dia perfeito para mim seria um dia cercado de natureza e de água!! Um dia de trilha, terminando em uma cachoeira ou num rio!!! Ouvindo os sons da natureza, relaxando com o barulho da água!!! A sensação de ir ouvindo aos poucos o barulho da água ao longo de uma trilha é incrível para mim!!