Carine Moraes

Carine Moraes

(Instagram - Lattes)


  • Pode nos contar um pouco de como você entrou na vida acadêmica?

Prestei vestibular para Letras-Língua Portuguesa na UFPA e UEPA, e biologia apenas na UNAMA, sendo aprovada nas três universidades. E não tive dúvidas qual escolheria. Fui bolsista PROUNI na Universidade da Amazônia no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (2013). No curso, fui bolsista PIBID (Programa de iniciação a docência), fiz estágio no Parque Ecológico Mangal das Garças. E trabalho desde 2014 no laboratório de biologia Pesqueira pelo Grupo de Ecologia Aquática. Em 2018 entrei no Mestrado no Programa de Ecologia Aquática e Pesca da UFPA, trabalhando com a dieta de mustelídeos no Xingu.


  • Como surgiu o interesse por Biologia?

Desde pequena sempre amei os animais, porém não tinha conhecimento da palavra Biologia, então sempre disse que seria Médica veterinária. Porém, ao descobrir o quanto o curso de biologia é amplo e magnífico de ser estudado, não tive a menor dúvida de que escolher para seguir carreira. No segundo ano de faculdade fui convidada por um amigo a fazer uma entrevista de estágio no Laboratório do GRUPO DE ECOLOGIA AQUÁTICA (GEA) da UFPA. Local que trabalho desde então. O trabalho me proporcionou várias viagens ao local que denomino "o paraíso que resiste", meu eterno XINGU. Local de uma beleza indescritível. Hoje sou Mestre em Ecologia Aquática e Pesca e amo meu trabalho.

  • No que você está trabalhando agora?

Trabalho no Laboratório do GEA desde 2014 com a Ictiologia, em 2018 fui convidada a trabalhar com amostras de fezes de Mustelídeos da região do Rio Xingu, período em que iniciei meu mestrado. Hoje em dia continuo trabalhando com a dieta dos mustelídeos Lontra Longicaudis e Pteronura brasiliensis, identificando quais suas principais presas, para um melhor entendimento de como conservar essas espécies que encontram-se em risco de extinção.

  • O que você gostaria que todos soubessem?

Contemple o belo, agradeça tudo o que lhe é proporcionado, cuide para as próximas gerações e principalmente EDUQUE e incentive as próximas gerações a fazerem o mesmo.


  • Como seria um dia perfeito para você?

Dias ensolarados na beira do rio ou na praia.