É Professor Catedrático de Bioquímica/Biotecnologia da Universidade da Beira Interior (desde 2003).
É Licenciado em Bioquímica, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra, 1986, Mestre em Biotecnologia (Eng.ª Bioquímica), Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, 1991, Doutor no ramo de Química, Universidade da Beira Interior, 1996, com a agregação na área de Bioquímica, Universidade da Beira Interior, 2002. Curso Avançado em Gestão Pública, CAGEP, INA, 2017.
Foi Diretor de Curso da Licenciatura em Bioquímica, da licenciatura em Ciências Biomédicas e do Doutoramento em Bioquímica. Foi presidente do Departamento de Química, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, presidente do Conselho Científico e, por inerência, da Comissão Coordenadora do Conselho Científico da UBI, coordenador científico do CICS-UBI - Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI, foi pró-reitor e vice-reitor da Universidade da Beira Interior. Supervisionou 8 bolseiros de pós-doutoramento nas áreas das Ciências da Saúde e Biotecnologia; orientou (ou co-orientou) com sucesso um total de 23 estudantes de doutoramento nas áreas de Bioquímica, Biotecnologia e Biomedicina; é autor/coautor de patentes nacionais e internacionais, 15 capítulos de livros e mais de 280 artigos científicos em jornais internacionais com revisão por perito, tendo mais de 9000 citações, com um h-index de 48.
Foi Reitor da Universidade da Beira Interior (de 2009 a 2013). Foi membro da Comissão Executiva da Fundação das Universidades Portuguesas; membro da Comissão Permanente do CRUP, tendo sido coordenador da Comissão Especializada «Ação Social».
Foi Diretor-Geral do Ensino Superior (de 2014 a 2020). Foi membro do GRAN — Grupo de Representantes das Autoridade Nacionais, para o Programa Erasmus+; coordenador da Comissão de Acompanhamento dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais; presidente da Comissão de Reconhecimento de Graus e Diplomas Estrangeiros; membro do Conselho Diretivo da Comissão Fulbright Portugal; membro do Conselho Económico e Social; membro do Conselho Coordenador do Ensino Superior de Portugal; coordenador da representação Portuguesa no BFUG — Bologna Follow -Up Group; membro da Assembleia Geral da EQAR - European Quality Assurance Register for Higher Education; membro do Conselho das Migrações do Alto Comissariado para as Migrações e membro da Comissão Nacional para os Direitos Humanos
É Membro Executivo do Conselho de Administração da A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (desde 2020).
Sara Rodrigues licenciou-se em Biologia (2009) pela Universidade de Aveiro (UA) e doutorou-se em Biologia (2018) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP). Realizou o doutoramento em Biologia na FCUP (UP), em colaboração com o CIIMAR (UP) e a UA (2013/2018). Após um período como investigadora (2019-2025) no CIIMAR, ingressou na Universidade do Minho como investigadora auxiliar (desde 2025).
A investigação de Sara Rodrigues centra-se na ecologia aquática e ecotoxicologia, abordando os impactos da poluição e das alterações climáticas nos ecossistemas aquáticos. Utilizando ferramentas de laboratório e de campo, estuda organismos aquáticos como indicadores ecológicos, aplicando bioensaios e biomarcadores para avaliar as respostas a contaminantes. Esta abordagem integrativa apoia os objetivos de sustentabilidade e promove o envolvimento científico.
Sandra Anjo é Investigadora Auxiliar no Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia da Universidade de Coimbra (CIBB-UC). Licenciou-se em Biotecnologia no Instituto Politécnico de Coimbra em 2009, concluiu o Mestrado em Investigação Biomédica com especialização em Neurociências em 2011 e obteve o Doutoramento em Biociências na Universidade de Coimbra em 2017, apoiada por uma Bolsa de Doutoramento da FCT. Com quase 15 anos de experiência em neuroproteómica, atualmente investiga a importância da sinalização redox mitocondrial baseada em tióis na neurodegeneração. Em 2022, foi nomeada representante de Portugal num encontro europeu de jovens investigadores em proteómica e distinguida como jovem investigadora promissora na área da biologia redox no evento internacional The Future of Redox Biology, patrocinado pela SFRR-I, SFRR-E e OCC.
Fernando Ramos, Doutorado em Farmácia, especialidade de Bromatologia e Hidrologia, é
Professor Associado com Agregação da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, tendo sido responsável pelas disciplinas de Bromatologia, Hidrologia, Nutrição, Química Analítica e Avaliação de Riscos em Segurança Alimentar para Estudantes de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento.
É investigador do REQUIMTE/LAQV. Autor ou coautor de 5 livros, 30 capítulos de livros e mais de 250 artigos indexados, sendo que 21 artigos têm mais de 100 citações e, em 2022, 2023 e 2024, fez parte da lista dos 2% cientistas mais citados no mundo, de acordo com a base de dados Scopus.
Além disso, está Diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra desde 2021, é Vice-Presidente do Conselho Científico da ASAE (Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica) e é Perito da EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos) e membro do JECFA (Comité Misto FAO/OMS de Peritos em Aditivos Alimentares).
Annabel Fernandes é licenciada em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e mestre e doutora, também em Química, pela Universidade da Beira Interior. Desde 2018 é investigadora na UBI, no Departamento de Química, unidade de investigação FibEnTech. Desenvolve estudos na área de eletroquímica ambiental, na degradação de poluentes persistentes em efluentes. Em 2023-2024, liderou um projeto financiado pela FCT que visava o desenvolvimento de um sistema bioeletroquímico para depuração de efluente vinícola com simultânea produção de hidrogénio. Atualmente, está envolvida em 3 projetos PRR com a indústria têxtil e a agroindústria, que visam o tratamento dos efluentes para reutilização, e num projeto UNITA Starting grants, cujo objetivo é a valorização bioeletroquímica de águas ruças para a produção e armazenamento sustentáveis de hidrogénio e metanol. É, desde 2022, a Delegada da Sociedade Portuguesa de Eletroquímica na Divisão de Química e Ambiente da European Chemical Society (EuChemS).
Tiago Rosado é professor auxiliar de Toxicologia e Patofisiologia e Farmacologia Humana na Universidade da Beira Interior (UBI). É membro integrado da unidade de investigação RISE-Health, colaborador do Laboratório de Fármaco-Toxicologia da UBImedical desde 2013 e Coordenador da Missão para Problemas Relacionados com Toxicofilias do Centro Académico Clínico das Beiras (CACB) desde 2023. Doutorado em Ciências Farmacêuticas (2022), possui também formação em Medicina Legal e Ciências Forenses (2016). A sua investigação centra-se na toxicologia analítica, clínica e forense, com ênfase na deteção de drogas de abuso, pesticidas e outras substâncias bioativas em fluidos e matrizes alternativas, recorrendo a técnicas inovadoras de extração.
Cristina Amaral é Licenciada e Mestre em Bioquímica pela Universidade da Beira Interior e Doutorada em Ciências Farmacêuticas, na especialidade de Bioquímica, pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Desde 2018 é Investigadora do Grupo “Drug Targets and Biomarkers” da Unidade I&D UCIBIO, Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Atualmente é Docente Assistente Convidada do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV). Até à data de hoje, publicou 56 artigos científicos e 34 comunicações em revistas internacionais indexadas e é autora ou co-autora de 49 comunicações orais e 95 comunicações em poster em congressos nacionais e internacionais, assim como de uma patente. Já orientou vários estudantes nacionais e internacionais de licenciatura, mestrado e doutoramento, participou como investigadora em alguns projetos nacionais e internacionais e recebeu vários prémios ou distinções de entidades nacionais e internacionais. A sua investigação centra-se na avaliação do potencial anticancerígeno de compostos naturais e sintéticos como novas e potenciais drogas para o tratamento do cancro de mama estrogénio-dependente, assim como no estudo dos mecanismos biológicos envolvidos na resistência endócrina aos tratamentos utilizados na clínica, a fim de encontrar novas estratégias ou alvos terapêuticos, que permitam reverter a resistência e melhorar o tratamento. Nos últimos anos tem estudado o potencial anticancerígeno dos canabinóides e da sinalização canabinóide no cancro da mama, contribuindo para e elucidação dos seus mecanismos de ação, alvos moleculares e potencial benefício clínico como terapia adjuvante quando combinados com as terapias atualmente aplicadas na clínica em casos sensíveis e resistentes da doença. Para além disso, tem também contribuído para a elucidação dos efeitos dos canabinóides na reprodução, nomeadamente durante a gravidez e impacto na fertilidade.
Ângelo Luís é Licenciado, Mestre e Doutor em Bioquímica pela Universidade da Beira Interior (UBI). Realizou um pós-doutoramento em Química Alimentar e Modelação Matemática. Os seus principais interesses de investigação centram-se na extração e caracterização de compostos bioativos a partir de matrizes vegetais (extratos de plantas e óleos essenciais), avaliando as suas atividades antioxidante e antimicrobiana. Paralelamente, dedica-se ao estudo dos benefícios para a saúde associados a compostos naturais, recorrendo a abordagens de meta-análise. Investigações recentes incluem ainda o desenvolvimento de filmes ativos e comestíveis como novos materiais de embalagem alimentar como substitutos do plástico derivado do petróleo. Atualmente é Investigador Auxiliar do RISE-Health, UBI e colaborador da FibEnTech-UBI.