O projeto “Escola a ler" é uma agregação das várias medidas da área da leitura do Plano 21/23 escola+, proposta pelo PNL20/27, precisamente para reforçar e recuperar as aprendizagens que foram perdidas nos dois últimos anos de pandemia, no domínio da leitura e da escrita.
Na nossa é assim...
Leitura orientada em sala de aula, por professores e alunos, de um mesmo livro.
Prática da leitura e da escrita como rotina das turmas, lendo 1 hora por dia, no 1.º CEB, e 1 hora por semana, no 2.o CEB.
As aulas são situações em que todos os alunos participam, devendo criar-se oportunidades para que descubram o que os livros contêm e o prazer que podem proporcionar.
Dinamização periódica de sessões de requisição domiciliária, na biblioteca escolar, em articulação com os docentes da turma e com recurso a estratégias motivadoras.
Leitura silenciosa de um livro que o aluno traz sempre consigo.
A atividade, e respetiva seleção de livros, é organizada pela biblioteca e desenvolve-se de forma articulada com o professor titular de turma.
Para saber mais!