Trata-se de um dia "instituído em dezembro de 2000 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas. A data assinala a força, a coragem e a determinação das pessoas que são forçadas a deixar as suas casas e os seus países devido a guerras, perseguições e violações de direitos humanos."
(retirado de https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21/comunicacao/comunicado?i=20-de-junho-dia-mundial-do-refugiado)
Fica a saber mais no sítio da ONU sobre a situação dos refugiados aos longo destes anos e em Vatican News e na ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) e do CPR (Conselho Português para os Refugiados).
Por todo o mundo, comunidades, escolas, empresas, grupos religiosos e pessoas de todas as esferas da vida estão dando grandes e pequenos passos de solidariedade para com os refugiados."
(Retirado de https://www.un.org/en/events/refugeeday/)
1. Metade dos refugiados do mundo são crianças;
2. Crianças desacompanhadas estão entre as mais vulneráveis;
3. Quatro milhões de crianças refugiadas estão fora da escola;
4. A maioria das crianças refugiadas vêm do Sudão do Sul;
5. No mundo, 1 em cada 80 crianças vive como deslocada forçada.
[5 factos sobre as crianças refugiadas, 2018, disponíveis em https://nacoesunidas.org/onu-5-fatos-sobre-criancas-refugiadas/)
Clica em cima das palavras a negrito que se encontram sublinhadas ou na imagem que se segue.
Descobre mais no sitio oficial do ACNUR, clicando nas palavras sublinhadas ou na imagem que se segue.
[primeiro parágrafo do preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos]
Declaração Universal dos Direitos Humanos
[DUDH]
A que conclusão chegaste com essa recolha e como poderão essas palavras ser aplicadas no caso concreto dos Refugiados?
Que gestos concretos poderão ser feitos com as pessoas que estão nessa situação?
Pesquisa sobre as Organizações e as Pessoas que se têm dedicado a ajudar os Refugiados e redige um texto, por palavras tuas, sobre uma dessas Organizações ou Pessoas, à tua escolha.
No final, faz um breve resumo/comentário sobre o que aprendeste não só sobre as pessoas que tem que estar refugiadas, mas também sobre o que se pode fazer para ajudar as pessoas nessa situação.
Se utilizares frases que não são tuas, deves colocar sempre entre aspas e o sítio de onde retiraste a informação.
Para mais pormenores, acede ao separador da BIBLIOtecLAR dedicado ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, para veres como deves proceder, designadamente ao tutorial "Aprendiz de Investigador" ou em Outros Sítios, ao separador "Aprendiz de Investigador".
Aí ficas a saber como devemos fazer, sempre que realizamos um trabalho, para respeitar os Direitos de Autor e como referenciar os sítios que pesquisamos.
Se utilizares imagens ou fotos no teu trabalho, deves fazê-lo com a autorização do seu autor ou então procurar as mesmas em sítios que as disponibilizam gratuitamente.