11 de novembro

Dia de S. Martinho

O que tem este dia de especial?

"O Dia de São Martinho é celebrado anualmente em 11 de novembro.

Este dia é uma das celebrações que marcam o outono, e a tradição exige celebrar-se a data com um magusto, que consiste em castanhas assadas. A tradição é tão popular que o Dia de São Martinho também é lembrado como o Dia do Magusto." [Retirado de https://www.calendarr.com/portugal/dia-de-sao-martinho/]

As pessoas celebram a data comendo castanhas, o magusto, bebendo o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior.

Quem foi S. Martinho, a quem esta data se encontra associada?

Martinho de Tours - São Martinho - nasceu em 316. Foi militar, sacerdote, bispo e tornou-se um santo padroeiro dos mendigos, alfaiates, soldados, cavaleiros, pedintes e dos produtores de vinho. Faleceu em 397. Foi sepultado no dia 11 de novembro na cidade de Tours, encontrando-se na Basílica de Saint-Martin.

Queres saber mais sobre a vida de S. Martinho?

Clica nas imagens que se seguem.

Nesta altura do ano (por volta de 11 de novembro), apesar de os dias serem mais frios, alguns deles são presenteados com Sol. Por isso, o povo diz que se trata do "Verão de S. Martinho". A que se deve esta expressão?

Descobre porquê com a Visão Júnior e nos vídeos que se seguem.

Como qualquer história de tradição oral, vais encontrar diferentes versões da mesma. Todavia, há aspetos que são comuns. Consegues dizer quais são?

Para isso, clica nas imagens que se seguem para leres a Lenda de S. Martinho e visualiza os vídeos que aqui propomos.

Esta é a parte da Lenda de S. Martinho mais conhecida em Portugal...e certamente só tens ouvido falar dessa parte da Lenda.

O que ficou por dizer?

Diz ainda a Lenda o seguinte:

Nesse mesmo dia em que ofereceu metade da sua capa, à noite, Jesus Cristo apareceu a Martinho em sonho, trajando a metade do manto que ele oferecera algumas horas antes. 

Martinho viria a abandonar a sua carreira como soldado e, tornando-se sacerdote,  espalhou a fé cristã por toda a Gália.

Mais tarde, foi nomeado Bispo da cidade de Tours, em França.

Diz também a Lenda, a propósito destas suas novas funções, que Martinho não as queria, recusando-as mesmo quando lhe propuseram que as assumisse, preferindo, ao invés, ficar como um simples sacerdote.

Levado a Tours pelos colegas, Martinho percebeu que queriam sagrá-lo bispo contra a sua vontade.

Então, fugiu e foi-se esconder num estábulo, junto aos gansos. Porém, estes não calaram o bico e fizeram tal barulho, que acabaram por denunciar a sua presença. 

Nessa altura, Martinho entendeu o que lhe sucedera como um sinal divino e recebeu a mitra em 371, aceitando ser Bispo.

Por isso, quando pesquisas sobre S. Martinho, encontras muitas vezes este Santo associado aos gansos. 

Sabias que não se assinala o Dia de S. Martinho apenas em Portugal? Descobre como se comemora o Dia de São Martinho noutros países, com a Visão Júnior.

Clica na imagem que se segue.

Destacamos aqui a tradição que existe na Alemanha...

"Atualmente, organizam-se procissões, as chamadas Martins-Zuge, nas quais as crianças saem à noite com lanternas cantando músicas e recebendo doces. A procissão inicia-se com um homem de capa vermelha montado num cavalo, que representa São Martinho. Os adultos bebem o vinho quente tradicional de inverno, o conhecido Gluhwein." [Retirado de: https://visao.sapo.pt/visaojunior/2020-11-09-como-se-comemora-o-dia-de-sao-martinho-noutros-paises/]

Outra história associada a novembro e às castanhas que se comem por esta altura...

Deixamos-te aqui duas versões.

Compara as histórias. 

Que diferenças encontraste? 

Qual das histórias vai mais ao encontro da Declaração dos Direitos da Criança que nos diz que "independentemente de qualquer consideração de raça" (art.º 1.º) (...) "A criança tem direito desde o nascimento a um nome " (art.º 3.º) [e não a nomes inventados por outros, a nomes que outros lhe chamam incorretamente]?

Será correto, então, e respeita os seus direitos, chamar à Maria o nome de "Maria Castanha" por causa da "cor" da sua pele?

Numa época do ano em que se comemora a bondade de S. Martinho, dá que pensar, não é verdade?

Podes até dizer: a Maria, mesmo sendo diferente, como se diz na história, fez amigos! Mas estes continuaram a chamá-la "Maria Castanha", acentuando a diferença da tonalidade da sua pele. Serão verdadeiros amigos aqueles que não tratam os outros apenas pelo nome que lhes foi dado pelos seus Pais? 

Como achas que podem sentir-se as(os) meninas(os) por serem chamados assim, de acordo com a tonalidade da sua pele? Mesmo que aparentemente pareçam "não se importar"? 

E se te fizessem isso? Como te sentirias?

O que poderemos concluir: será mais correto dizer-se "Maria das castanhas" como na história do vídeo (uma adaptação da história original) ou "Maria Castanha" como na história original?

Podes descobrir como é bom sermos todos(as) diferentes, seja na tonalidade da pele, seja na nossa maneira de pensar, de falar, de vestir, seja ainda nas nossas tradições, aqui mesmo na BIBLIOtecLAR, numa página dedicada à comemoração do "Dia Mundial da Diversidade Cutural"

Clica na imagem para descobrires. 

O vídeo que conta a história da "Maria das castanhas" diz-nos que ela é refugiada e na história original diz-se que a Maria veio de outra terra onde havia guerra. O que significa ser refugiada? 

Descobre, com a BIBLIOtecLAR, várias situações em que meninos(as) como tu são obrigados a sair da sua terra e porquê. 

Na página que se segue, dedicada ao "Dia Mundial do Refugiado", podes ainda descobrir que é muito mais o que nos une do que aquilo que nos separa, a todos nós, seres humanos, a partir de um projeto que foi desenvolvido em parceria com a nossa Biblioteca Escolar: o projeto «EuGenus Lux».

Com este projeto, aprendemos, entre tantos outros aspetos, que:

...ao analisar a ‘cor’ da pele, podemos verificar que os espectros obtidos a partir de vários tipos de pele são bastante semelhantes, com uma ligeira predominância para os vermelhos.

...o que distingue uma pele mais clara de uma mais escura reside essencialmente no facto de a intensidade da luz difundida ser menor para peles mais escuras, devido a uma maior presença de melanina.

...recuando às origens da vida na Terra, constatamos que estamos indelevelmente unidos a todos os outros seres vivos, partilhando o mesmo tronco comum da grande árvore da vida de que falava Carl Sagan, na sua obra “Cosmos”.

...o berço da Humanidade é África, continente a partir do qual os seres humanos migraram para o resto do planeta. Somos afinal, desde cedo, e não deixaremos de ser, eternos migrantes, agora num mundo cada vez mais globalizante e de proximidade.

Clica na imagem que se segue.

S. Martinho em Inglês

Saint Martin's Day

Desafios para assinalares este dia...

Aprende uma das canções que se segue e faz uma surpresa lá em casa, à tua família.

Podes realizar, também, em família, o "Jogo dos Provérbios".

Pesquisa os provérbios sobre o Dia de S. Martinho, no sítio digital do Lápis Mágico, cola-os numa folha word, imprime e corta-os pela metade. Coloca as metades num recipiente.

Depois, cada elemento da família tira uma das metades dos provérbios. Combinem quem começa o jogo e, à vez, cada um lê a sua metade. Quem conseguir completar mais provérbios, ganha o jogo.

Clica na imagem que se segue para acederes aos provérbios.

Deixamos-te ainda o desafio de dramatizares a Lenda de S. Martinho.

Que tal se o fizeres com sombras chinesas? 

Deixamos-te aqui um exemplo.

Como fazer um teatro de sombras de uma forma muito simples e, por isso, mais fácil? Aprende visualizando o vídeo que se segue.

Se quiseres, aproveita as personagens que aqui te deixamos.

Também podes optar por fazeres, tu próprio, sozinho ou com a família, as personagens da Lenda.

Clica na imagem para acederes às personagens.

Outras atividades que podes realizar...

Visualiza o vídeo e clica nas imagens que se seguem para acederes a várias atividades de expressão plástica.

Podes, ainda, construir uma lanterna, à semelhança dos meninos alemães e belgas. Pede ajuda aos teus pais.

Vê como fazer no vídeo que se segue.

Ou, caso prefiras, pinta as cenas principais da Lenda de S. Martinho, num dos modelos de lanterna, cujos modelos aqui disponibilizamos e que podes descarregar e imprimir para desenhar e pintar a teu gosto.

Clica na imagem que se segue.