Ano letivo 2020/2021
1.º Período letivo
***
ERASMUS DAYS I AutoSTEAM
Para assinalar os quatro dias comemorativos do Programa Europeu Erasmus, a Biblioteca Escolar, em colaboração com a Professora Doutora Piedade Vaz, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra [FPCEUC], Coordenadora do Programa Europeu Erasmus+, assinalaram os Erasmus Days com uma exposição nas três escolas onde foi desenvolvido o Projeto AutoSTEAM: Centro Escolar Solum Sul, Escola Básica do Dianteiro e Escola Básica da Solum.
Podes ficar a saber mais sobre estes dias comemorativos em: https://www.erasmusdays.eu/
***
Comemoração do(s) Dia(s) da Pessoa com Deficiência
Para assinalar o(s) Dia da Pessoa com Deficiência [o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado a 3 de dezembro e o Dia Nacional a 9 de dezembro], os(as) Professores(as) de Educação Especial das Escolas Básicas do Dianteiro, da Solum e do Centro Escolar de Solum Sul, em parceria com a Biblioteca Escolar, propuseram às Educadoras de Infância e aos(às) Professores(as) Titulares de Turma que comemorassem com as crianças, em contexto de sala de aula/sala de atividades, esses dias sob o mote:
“Somos DifEReNteS, Somos ESPECIAIS”
Projeto desenvolvido nas Escolas Básicas da Solum, Dianteiro e no Centro Escolar Solum Sul e no Pré-escolar.
Consciencializarmo-nos que somos diferentes e especiais e, à semelhança dos amigos do Elmer do vídeo visualizado “Elmer, o elefante Xadrez”, disponível no Canal do Youtube "HISTÓRIAS DO SALTA LETRINHAS", devemos descobrir os aspetos que os outros têm de diferente mas que nos enriquecem, cada qual com as suas particularidades. Também se gostarmos de nós próprios tal como somos, à semelhança da Mara do livro “Orelhas de borboleta” de Luisa Aguilar (visualizado em vídeo com o mesmo título e com tradução em Língua Gestual Portuguesa (LGP), no Canal do Youtube "Forsteri - Língua Gestual Portuguesa"), lidamos melhor com as nossas diferenças e com as dos outros.
Estes foram os dois grandes objetivos deste projeto comemorativo do(s) Dia(s) da Pessoa com Deficiência.
***
um projeto no âmbito da Educação dos Media, concretamente sobre o bullying e o cyberbullying, em parceria com a Biblioteca Escolar do Centro Escolar Quinta das Flores do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul.
Abrangeu os alunos do 3º ano do Centro Escolar Solum Sul e do Centro Escolar Quinta das Flores do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul, decorrendo em contexto de sala de aula e da Biblioteca Escolar, estando estruturado em 4 sessões a que corresponderam 4 ações:
***
Participação no DESAFIO "VAMOS VIVER O NATAL" da Rede Concelhia das Bibliotecas Escolares.
Postais da turma C do 2º ano do Centro Escolar Solum Sul, cuja execução foi orientada pela respetiva Professora Titular de Turma, Catarina Simões, baseada na obra "A oficina do Pai Natal" de Cristina Quental.
Estes postais estiveram expostos na Biblioteca Escolar, compondo uma linda árvore de Natal feita pela Professora da Equipa, Cristina Pascoal, cuja estrela é igualmente da sua autoria.
Trabalho coletivo do 2º B da EB da Solum, orientado pela Professora Dulcínea Dias, baseado na obra "Eu fui o Menino Jesus" de João Manuel Ribeiro, texto "Estrela, Príncipe da Paz".
Entre os 16 postais vencedores, foram escolhidos, pelo Júri concelhio, dois postais do nosso Agrupamento de Escolas. Para mais pormenores, aceda às Notícias do Ano letivo 2020/2021. Deixamos aqui as imagens desses dois trabalhos:
Trabalho coletivo do Jardim de Infância da Solum, baseado na obra "Sonhos de neve" de Eric Carle, orientado pela Educadora Ana Cristina Abreu.
Trabalho da aluna Bruna Lira do Centro Escolar Solum Sul, baseado na obra "Eu fui o Menino Jesus" de João Manuel Ribeiro, Poema "O Natal do Ratinho Daniel", orientado pela Professora Ângela Rodrigues.
***
Participação no DESAFIO "LIVROS PARA QUEM ADORA O NATAL" da Rede de Bibliotecas Escolares
2.º Período letivo
***
Auditoria Eco-escolas
Os(as) alunos(as) preencheram o questionário relativo à auditoria Eco-escolas, contando paar o efeito ccom a Biblioteca Escolar, questionário a partir do qual será delineado o Plano de Ação a desenvolver ao longo deste ano letivo, com vista a uma melhoria quer de conhecimentos, quer de capacidades, quer de atitudes, individuais e comunitárias, que promovam o exercício de uma cidadania de preservação do ambiente e do Planeta.
***
Participação no DESAFIO "Partilha de histórias em que a colaboração levou mais longe" da Rede de Bibliotecas Escolares
***
Sessões de escrita criativa
dinamizadas por Diogo Carvalho
"Fernando Pessoa, um menino que era muitos poetas"
Estas sessões, promovidas pela Biblioteca Escolar em parceria com a Coordenação de Estabelecimento e em articulação com as Professoras Titulares de Turma dos 3.º e 4.º anos das Escolas Básicas da Solum, Solum Sul e Dianteiro, decorreram em regime online.
A produção de texto foi realizada com recurso a uma folha de papel amassada no decurso da atividade e com um lápis, sendo proibida a utilização de borracha.
Com a alteração do Calendário Escolar, houve necessidade de reagendar as Sessões pelo que as mesmas decorrem durante o mês de fevereiro e março.
Partilhamos aqui um dos exercícios de escrita, com palavras intrusas, realizado pelos alunos, durante a sessão online que decorreu no dia 21 de janeiro, com a turma do 4º B da Escola Básica de Solum Sul.
4.º B
A minha escola
Gosto muito dpum minha escola. Lá pás posso aprender muipim
e brincar copum os meus amigos pás.
Estudo para tepim
bopim notas e quasepum sempre cpássigo.
Adoro a minhpimpumpás. [Marta Pinto]
A escola é grande pum 10 anos fez ela pás há 4 anos ando pim lá pum na escola conheci pás os meus amigos e a Bea, a escola pim é gira pim adoro a minha professora pum e todos pás os meus colegas pim pum pás. [Ariana Azevedo]
Eu adoro pum a minha escola. É paz grande pim e nós brincamos pum no recreio. Paz chama-se pim pim Solum Sul pum. Paz nós aprendemos Português, Matemática e Estudo do Meio pim pum paz. [João Maria Neto]
A minha escola pum é maravilhosa e magnifica paz e muito divertida pim adoro pum e o recreio paz e os meus amigos pim adoro a pim minha pum professora paz adoro a minha escola pim pum paz. [Carolina Santos]
A escola é bonita, pum, engraçada, pam, colorida, pim, encantadora, pum, compimpimprida, pum, pam, pim, pum e pum. [Madalena S. Soares]
***
Peça de teatro
"O tubarão na banheira"
A exibição da peça de teatro "O Tubarão na banheira" baseada na obra de David Machado, nos dias 12 e 16 de fevereiro, com o CITEC (Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho) , é destinada a todas as turmas das Escolas Básicas da Solum, Solum Sul e Dianteiro, que aderiram à mesma. Esta atividade foi promovida pela Biblioteca Escolar em parceria com as Coordenadoras de Estabelecimento das três escolas e em articulação com os(as) respetivos(as) Professores(as) Titulares de Turma.
Na sequência de pedido formulado por estes(as), a Biblioteca Escolar disponibilizou alguns materiais (fichas de trabalho) cedidos gentilmente pela Professora da Equipa da BE do Centro Escolar Solum Sul, Cristina Pascoal, e ainda os links para que pudessem aceder quer à Biografia do autor, quer à história contada pelo mesmo:
Publicamos aqui o teaser do Espectáculo, o bootrailer e a história contada pelo autor.
Acede aos trabalhos realizados sobre a obra "O tubarão na banheira" no Mural da BIBLIOtecLAR, nas páginas das Expressões Artísticas e de Português.
***
Participação no DESAFIO "Bibliotecas Escolares, espaços inovadores" da Rede de Bibliotecas Escolares
Aviso: As imagens constantes do vídeo são das atividades realizadas em período pré-Covid 19. A sua utilização teve como objetivo ilustrar como o espaço da Biblioteca Escolar permite acolher uma multiplicidade de atividades, (re)adaptando-se permanentemente. Tanto se transforma num "palco" de teatro como a seguir se readapta para ser um espaço de trabalho...
***
Semana da Leitura
*
Desafio: "Li e recomendo porque..."
Nome: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autora: J. K. Rowling
Ilustração da capa: Jonny Duddle
Editora: Editorial Presença
Tradução: Isabel Fraga
Edição: 52.ª
“Adorei o filme e por isso decidi ler os livros. Começo por este porque é o primeiro. Gosto muito do Harry Potter e dos amigos, porque adoro mistérios e magia. As suas aventuras são incríveis. Até tem pessoas com duas cabeças e um cão gigante com três!”
Guilherme Jacinto
3.º C - Centro Escolar Solum Sul
Professora Titular de Turma: Anabela Oliveira
Nome do livro: Uma aventura na Quinta das Lágrimas
Coleção: Uma Aventura
Autoras: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Ilustrações: Arlindo Zaqundes
Editora: Caminho
"Este livro que li, e recomendo, retrata as aventuras de 5 amigos, a Teresa, a Luísa, o Pedro, o João e o Chico com os seus dois cães Caracol e Faial, na Quinta das Lágrimas.
Esta aventura fala sobre D. Pedro e de D. Inês de Castro.
Fala também sobre Coimbra, a cidade onde vivo, e sobre Marajás.
A mensagem deste livro é que as aparências iludem."
Matilde Azenha
3ºC - Centro Escolar Solum Sul
Professora Titular de Turma: Anabela Oliveira
*
Dia Mundial da Poesia
Neste dia damos a conhecer as poesias participantes no Desafio Concelhio "Há Poesia na Escola" da Rede de Bibliotecas Escolares de Coimbra. Duas dessas poesias foram distinguidas com os dois primeiros lugares, um deles em ex aquo.
Fica a saber quais foram, folheando o livro digital que aqui disponibilizamos. Clica em cima da imagem.
Podes consultar aqui os resultados do Desafio Concelhio:
*
A Primavera é o tempo...
A Educadora Ana Andrade, da Equipa de Professores da Biblioteca Escolar, dinamizou uma sessão em cada uma das três turmas do 3.º ano do Centro Escolar Solum Sul, sobre a Primavera e o período da Páscoa, a partir do livro "A Primavera é o tempo a crescer" de Maria Isabel César Anjo. O desafio foi lançado aos alunos no sentido de produzirem textos a partir da frase "A Primavera é o tempo...".
Estes são alguns dos trabalhos que os alunos fizeram.
A primavera é o tempo…
A primavera é o tempo
das flores com muitas cores
das cerejas crescerem
e das árvores florescerem.
Dos passarinhos a cantar
e das borboletas a dançar,
das flores a nascer,
e da alegria das crianças a correr.
As abelhas colhem o pólen,
saltitando de flor em flor…
Há um cheirinho bom no ar.
Primavera estação da cor!
Rodolfo Morganho
A primavera é o tempo…
A primavera é o tempo das flores.
Os dias tornam-se longos
e cheios de cores.
Os passarinhos voltam,
assim como os frutos deliciosos
que todos gostam.
É tempo do amor.
E dos dias felizes
que se enchem de cor.
A primavera, a estação preferida,
as crianças brincam
e celebram o ciclo da vida.
Maria Beatriz Barradas
A primavera é o tempo…
A primavera é o tempo das flores crescerem
nas lindas árvores,
das borboletas saírem dos seus casulos,
dos pintainhos nascerem.
É o tempo da Páscoa!
A primavera é o tempo de muitas surpresas!
A primavera é o tempo de comer cerejas,
É o tempo de ouvir as andorinhas cantarem.
A primavera é o tempo de ver as joaninhas andarem no chão!
Laura Tangarrinhas
A primavera é o tempo…
A primavera é o tempo em que a Natureza volta à vida.
É a altura em que os campos se enchem de flores.
Tudo começa a ficar mais colorido!
Algumas aves como as andorinhas e as cegonhas voltam do Sul.
Os dias começam a ficar mais longos e calorosos,
começa a haver mais animais diurnos, como lagarto,
e alguns animais acordam da sua hibernação!
Raúl Pinto
A primavera é o tempo…
É o tempo de renascer, depois do frio e da chuva de inverno.
As flores abrem-se ao sol da manhã
e convidam as abelhas a poisar nelas,
para tirarem o pólen.
Os passarinhos regressam do sul
e cantam alegres,
enquanto fazem os ninhos
que vão durar até ao Verão.
Os grilos saem das tocas
e os esquilos saltam de ramo em ramo,
nas árvores mais altas.
A primavera é o tempo dos passeios ao ar livre,
dos piqueniques em família
e dos primeiros mergulhos nas águas do rio.
A primavera é o tempo em que o mundo fica mais colorido
e os sorrisos ficam maiores.
Viva a primavera, estação da alegria!
Maria Constança Costa
A primavera é o tempo…
Das andorinhas a voarem para os seus ninhos,
das borboletas voarem de flor em flor.
Dos dias ficarem maiores e mais quentes,
das árvores florescerem.
Da Páscoa e dos ovos de chocolate.
Das festas e dos piqueniques no jardim,
das montanhas perderem a neve.
E o céu fica azul!
Gabriel Mendes
3.º Período letivo
***
Tradição dos Lenços dos Namorados
A Srª D. Gina Almeida dinamizou 3 Sessões, uma para cada turma do 3º ano, sobre a Tradição dos Lenços dos Namorados. Esta atividade realiza-se em articulação com os conteúdos programáticos do Estudo do Meio deste ano de escolaridade, decorrendo em articulação com a Coordenação de Estabelecimento e as Professoras Titulares de Turma desse ano de escolaridade.
Inicialmente prevista para o Dia dos Namorados (14 de fevereiro), as sessões transitaram para este período letivo, por causa do confinamento.
A Biblioteca Escolar desafiou os alunos a fazerem um projeto de Lenço dos Namorados e a D. Gina ofereceu-se para bordar um Lenço a partir daquele(s) que fosse(m) selecionado(s).
O Júri, composto pelas Professoras Ângela Rodrigues (Coordenadora de Estabelecimento), Cristina Pascoal e Helena Parra (Professoras da Equipa da BE), selecionou seis dos projetos a partir dos quais sairá o Lenço bordado pela D. Gina.
Os trabalhos dos alunos ficaram expostos no hall de entrada do Centro Escolar Solum Sul.
Antes de finalizar o ano letivo, a D. Gina não quis deixar de mostrar, em cada sala de aula das três turmas envolvidas no projeto, o Lenço cujo bordado já iniciou, cuja composição foi feita a partir dos desenhos dos lenços selecionados, ficando, dessa forma, representadas todas as turmas. Registámos esse momento de partilha.
O Lenço foi emoldurado e colocado numa das paredes da Biblioteca Escolar.
***
"Inês, a inventora de profissões"
uma obra de Pedro Seromenho I Zita Pinto
De uma forma aparentemente simples e ligeira, e com piada, a obra aborda, a partir das profissões, assuntos sérios: o ambiente, a igualdade de género, os sentimentos, as emoções, a aceitação das diferenças, os sonhos...
Permitiu assim, uma articulação com os conteúdos programáticos de Português, Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento e Expressões, na preparação do Encontro com o Escritor Pedro Seromenho.
Integrada no projeto "Realiza.te" da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, chegou às nossas escolas através da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares de Coimbra. Consulta a calendarização nas Notícias 2020/2021.
Estes foram alguns dos momentos do Encontro com Pedro Seromenho nas Escolas Básicas da Solum e Solum Sul.
O autor apresentou-se como um dos autores reinventados na medida em que abandonou a profissão de economista para seguir o seu sonho: ser escritor.
"Inês, a inventora de profissões" é, por isso, uma obra que em muito se relaciona com esta sua reinvenção.
De uma forma dinâmica, interagiu com todas as turmas participantes, ilustrou o caracol veloz, que enviou para que os alunos pudessem colorir, partilhou os seus novos projetos...
Respondendo às perguntas dos alunos, deixou-lhes um desafio: o de perseguirem os seus sonhos!
Foram momentos únicos, os que Pedro Seromenho proporcionou neste encontro!
a "leitora sonhadora"
trabalhos do 2.º B da EB Solum Sul
o "caracol veloz"
trabalhos do 3.º B da EB Solum Sul
Durante o Encontro, enquanto viam o escritor/ilustrador a desenhar, os alunos do 3.º B do Centro Escolar Solum Sul também quiseram experimentar desenhar o "caracol veloz", seguindo passo a passo o que era feito. Podes ver alguns desses trabalhos, que nos chegaram, no Mural da BIBLIOtecLAR.
Os alunos foram desafiados, pela Biblioteca Escolar, a inventarem novas profissões. Podes ver os trabalhos do 1.º A da Escola Básica da Solum no Mural da BIBLIOtecLAR.
***
Apresentação do Projeto "Surpreendente...MENTE" no Hospital Pediátrico de Coimbra
O projeto "Surpreendente...MENTE!" foi um projeto de prevenção primária de Saúde Mental infantil, desenvolvido no ano letivo 2019/2020, na e com a Biblioteca Escolar em parceria com os Professores de Educação Especial do Centro Escolar Solum Sul e o Serviço de Educação da Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Este projeto culminou com uma exposição no hall de entrada da escola a qual estaria igualmente patente em março de 2020 no Hospital Pediátrico. Todavia, com a COVID-19, a exposição nesse Hospital seria adiada sine die. Este ano letivo fomos convidados a dar a conhecer à comunidade hospitalar o projeto, o que veio a acontecer no passado dia 22 de abril, contando igualmente com a exposição dos trabalhos dos alunos.
De referir que este foi um dos projetos que foi distinguido com o selo Escola Amiga da Criança.
***
abril azul
Foi simbolicamente assinalado no Dia Mundial da Leitura, dia 23 de abril, no Centro Escolar Solum Sul.
Os alunos de todas as turmas colocaram, individualmente, neste dia, um laço azul, símbolo do autismo preenchendo a esfera que ficaria depois presa no teto da passagem de acesso ao interior da escola. Como preparação deste momento, cada Professor(a) Titular de Turma explorou um guião para melhor compreensão do autismo e aceitação das diferenças.
O respeito pela diversidade tinha sido já abordado, por todas as turmas em simultâneo, a propósito da Comemoração do Dia da Pessoa com Deficiência, em dezembro, o qual culminou com os trabalhos dos alunos agora expostos no mês de abril sob o mote dessa Comemoração, que se aplicou igualmente à abordagem da problemática do autismo: “Somos DifEReNteS, Somos ESPECIAIS”
Esta foi mais uma atividade promovida e desenvolvida em parceria com os Professores de Educação Especial e em articulação com a Coordenação de Estabelecimento e os(as) Professores (as) Titulares de Turma, destarte para sensibilizar para o autismo e promover uma melhor aceitação das diferenças, em prol da inclusão.
***
Cerimónia de entrega de certificados
"Há Poesia na Escola"
Decorreu no passado dia 14 de maio a cerimónia de entrega dos certificados aos participantes (alunos do 3.º A e B e 4.º B da Escola Básica da Solum, do 3.º A e C do Centro Escolar Solum Sul) no Desafio Concelhio da Rede de Bibliotecas Escolares de Coimbra. Em destaque estiveram os vencedores desse desafio, Luís Tiago (1.º lugar ex-aquo) e Leonor Carvalho (2.º lugar), respetivamente aa Escola Básica da Solum e ao Centro Escolar Solum Sul. Esta cerimónia, que decorreu nas duas Escolas, contou com a presença dos Pais dos alunos premiados, do Senhor Diretor do Agrupamento de Escolas, António Couceiro, da Adjunta da Direção, Izalina David, das Coordenadoras de Estabelecimento respetivamente Branca Isidoro e Ângela Rodrigues, da Professora Bibliotecária e das Professoras Titulares de Turma Maria da Luz Almeida, Elisabete Pires, Anabela Oliveira. Assistiram ainda à cerimónia a Professora de Apoio, Isabel Brandão e a Professora de Educação Especial, Bernadette Pereira no Centro Escolar Solum Sul e a Professora da Equipa da Biblioteca Escolar, Fátima Prata na Escola Básica da Solum. Nesta escola, a Professora de Música Maria Beatriz Rodrigues dirigiu e acompanhou os alunos da turma B do 3.º ano na canção "O meu Eu".
Os alunos vencedores presentearam os assistentes com a leitura do seu poema.
A Professora Bibliotecária ofereceu marcadores de livros, com um pequeno excerto do poema de Florbela Espanca "Ser poeta", a todos(as) os(as que estiveram presentes no evento.
Deixamos aqui registados alguns dos momentos dessa cerimónia nas duas escolas.
Escola Básica da Solum
Centro Escolar Solum Sul
CANÇÃO: "O meu Eu"
O Poema "O meu Eu", vencedor do Desafio Concelhio da Rede de Bibliotecas Escolares de Coimbra, da autoria do aluno Luís Tiago foi musicado pela Professora Maria Beatriz Rodrigues [AEC].
Os alunos da turma B do 3.º ano da Escola Básica da Solum cantaram a canção durante a cerimónia de entrega dos certificados aos alunos participantes naquele desafio, nos quais se incluiu aquele aluno que recebeu não só o certificado de vencedor mas também um livro ofertado pela Biblioteca Municipal/Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares.
Podes ouvir aqui a canção, clicando em cima da imagem alusiva ao desafio de poesia.
***
Livro Digital de Poesia
"Aniversário dos 10 anos do Centro Escolar Solum Sul"
Para assinalar os 10 anos do Centro Escolar Solum Sul, a Coordenadora de Estabelecimento lançou o desafio de se fazer um livro digital de poesia. Todas as turmas, disciplinas e serviços de que a Escola dispõe participaram. A composição ficou a cargo da Professora Bibliotecária que, em parceria com a Coordenadora de Estabelecimento, coordenou, reviu e editou o livro.
Este é o resultado do trabalho realizado. Para aceder ao livro, clica em cima da imagem que se segue e depois folheia o livro.
Delicia-te com o que escreveram os teus colegas e/ou recorda o que a tua turma diz sobre a tua escola e a nossa Biblioteca.
***
Desafios Eco-Escolas
*
Missão Eco-Escolas
#AmarOMar
"Amar o Mar é um dever de todos nós
Atualmente, a gestão dos resíduos e, em particular, do plástico tem vindo a ser identificado como um dos maiores problemas globais dos nossos tempos. O lixo que não é depositado corretamente é transportado pelos rios e ribeiras até aos oceanos, transformando-se em lixo marinho. O lixo marinho tem muitos impactes, quer para a fauna e flora marinhas, quer a nível social, económico e até na saúde humana.
Alguns números:
– todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.
– cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra.
– o plástico compõe cerca de 80% do lixo marinho e 90% do que se encontra no fundo do mar.
– estima-se que cerca de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar anualmente ao oceano.
– as pontas de cigarro são o item que aparece em maior número nas limpezas de praia.
– um milhão de aves e 100 mil mamíferos marinhos morrem todos os anos devido à poluição por plástico
– embora seja quase impossível contabilizar os micro plásticos estima-se que apenas 8% do lixo plástico é maior do que uma tampa de garrafa.
Posto isto, está na hora de nos juntarmos numa nova missão: vamos salvar o Mar, porque Amar o Mar começa com os nossos gestos diários."
(retirado de: https://ecoescolas.abae.pt/missao-eco-escolas-amar-o-mar/]
*
"Constrói o teu EcoPonto Amarelo e RECICLA"
Pikachu
Com este trabalho pretende-se expressar o envolvimento e o esforço de todos(as) para que tenhamos um planeta mais sustentável, não só reutilizando recursos, com criatividade e originalidade, mas também reciclando e incentivando outros a reciclar e, consequentemente reduzindo o consumo, ou seja, com impacto no dia a dia. No fundo, aprendendo a colocar em prática os 3R.
Ao utilizar-se a figura do Pikachu, resultado da escolha e do agrado dos alunos, consideramos ter sido uma boa opção porquanto viria a revelar-se mais eficaz no alcance dos objetivos pretendidos.
Os alunos empenharam-se com entusiasmo, acabando por criar e cimentar um comprometimento pessoal, o qual veio a ter repercussões a nível social, no seio da comunidade educativa: (1) em cada turma, da qual eram oriundos os alunos que diretamente se envolveram no trabalho, em sua representação; (2) das famílias que participaram na campanha de recolha de papel/cartão e depois das embalagens que foram reutilizadas; (3) da restante comunidade educativa que passou a contar com um ecoponto amarelo atrativo, incentivador da reciclagem.
Intervenientes: Dois alunos de cada uma das 12 turmas do 1.º ciclo, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, com a colaboração dos assistentes operacionais, João Paulo, Cristina Freire e Carla Ferreira e sob orientação/supervisão da coordenadora de estabelecimento; Biblioteca Escolar (vídeo).
*
"Juntos conseguimos! Traga pilhas"
O trabalho que foi representar a nossa escola no Desafio "Eco-Escolas" foi o do Tiago Machado, sob o lema "Juntos conseguimos! Traga pilhas".
O boneco/menino apresenta-se com o nome e roupas identificativas da Escola (cores vermelha e laranja, que são as cores predominantes da Escola, e ainda o azul da eco-escola). A boneca/menina exibe roupa em tons verde e branco, cores que figuram na bandeira com que a Escola tem vindo a ser distinguida, ininterruptamente, desde que aderiu ao Programa Eco-Escolas, no ano letivo 2012/2013, a que acresce o pormenor dos outros seres vivos e da natureza que se quer proteger com a recolha das pilhas para reciclar, aqui representadas pelo conjunto de borboletas de cor verde, na parte de cima do vestido e no remate da manga.
Sendo o resultado de uma articulação estreita entre a escola e a família, o lema “Juntos conseguimos: traga pilhas!” aparece simbolicamente traduzido no trabalho de retaguarda realizado com o Tiago por todas as pessoas que, em casa (Pais e irmã mais nova) e na escola (Professoras e Coordenadora de Estabelecimento), voluntariamente, se envolveram no projeto.
“Juntos conseguimos: traga pilhas!”, um lema que fica sobretudo expresso nas figuras de um menino e de uma menina que, juntos, seguram o recipiente de recolha das pilhas.
Seja em que local se encontrem, neste caso na escola ou em casa, crianças e adultos, independentemente do género, juntos conseguem, em comunhão de esforços, cuidar de uma Casa que lhes é comum e proteger os restantes seres vivos, recolhendo e incentivando outros(as) a recolher as pilhas, com vista a zelar pela sustentabilidade dessa mesma Casa e por uma melhor qualidade de vida de todos(as) quantos(as) nela habitam.
Intervenientes neste Projeto: Tiago Machado, 8 anos (aluno do 3.º C), irmã Sara Machado (4 anos) e Pais (na parte do trabalho realizado em casa); Professora Catarina Simões (desenho dos bonecos); Professora de Educação Moral e Religiosa Católica, Nazarete Catré e Coordenadora de Estabelecimento, Ângela Rodrigues (acompanhamento e apoio ao aluno no trabalho realizado na escola); Biblioteca Escolar (apoio logístico/vídeo).
***
Campanha de Solidariedade
"Isa, cada sorriso uma conquista"
A Biblioteca Escolar dinamizou, em parceria com a Coordenação de Estabelecimento, e em articulação com os Professores Titulares de Turma, a Campanha de Solidariedade a favor da Isa, uma menina com F.I.R.E.S. (Febrile Infection-Related Epilepsy Syndrome), uma síndrome rara que se manifesta em convulsões que comprometem o desenvolvimento neuropsicológico da mesma.
No Dia Eco-Escolas, a Isa e a sua mãe estiveram presentes na Biblioteca Escolar por videoconferência. Os eco-conselheiros assistiram em representação dos colegas da sua turma ao testemunho da mãe que os sensibilizou para a importância da recolha de tampinhas como as que eles recolhem na escola, a qual permite pagar o tratamentos da Isa.
***
Sessões de Educação Literária
Foram dinamizadas, pela Professora Bibliotecária, Sessões de Educação Literária sobre a obra "Contos de Perrault, tradução de Maria Alberta Menéres" nas Escolas Básicas da Solum, do Dianteiro e no Centro Escolar Solum Sul, para os alunos do 3.º ano (no caso da Escola do Dianteiro, sendo uma turma mista, também para os alunos do1.º ano.
Na sessão, foi promovida a intertextualidade com uma obra da autoria daquela escritora, intitulada "Histórias de tempo vai tempo vem". Foi lida a história e visualizada uma versão da mesma, que permitiu refletir sobre o provérbio "Quem conta um conto, acrescenta um ponto". Também foi apresentada uma breve biografia de Maria Alberta Menéres, tendo os alunos sido convidados a pesquisar na BIBLIOtecLAR, no Cantinho das histórias em "histórias em vídeo", não só sobre Charles Perrault como ainda a visualizarem mais histórias.
Foi lançado o desafio aos alunos do 1.º ano para que desenhassem a parte da história que foi mais do seu agrado e aos alunos do 3.º ano, após terem sido ministradas noções básicas da Banda Desenhada, foi-lhes pedido que recontassem a história. Deixamos, a título de exemplo, duas das Bandas Desenhadas do 3.º B da Escola Básica da Solum que nos chegaram.
Podes consultar as restantes, dessa mesma turma e de outras, no Mural da nossa BIBLIOtecLAR.
***
Encontro com a escritora Alice Cardoso
A Biblioteca Escolar promoveu o encontro com a escritora Alice Cardoso, para assinalar o Dia Olímpico, a partir do seu mais recente livro "Se os animais fossem aos Jogos Olímpicos".
Devido às medidas e contenção da COVID-19, o encontro decorreu online nas três escolas envolvidas: Escolas Básicas da Solum e do Dianteiro e Centro Escolar Solum Sul.
Podes recordar alguns dos momentos desse encontro, percorrendo a galeria de fotos.
Foi feito o seguinte desafio aos alunos: pensa noutros animais que não façam parte da história e nas suas caraterísticas...Que animais escolherias para irem aos Jogos Olímpicos? Em que provas olímpicas participariam?Que peripécias viveriam?
Foi sugerido que, antes de redigirem o seu texto, fizessem pesquisa sobre os animais e as suas caraterísticas e as várias modalidades dos Jogos Olímpicos...e que, no final o ilustrassem.
Alguns alunos, como os da turma C do 3.º ano do Centro Escolar Solum Sul, construíram livros, que ilustraram, com as suas histórias. Deixamos-te aqui uma das imagens desses livros. Podes descobrir mais e ler alguns dos textos que selecionámos no Mural da BIBLIOtecLAR.
Para acederes a ilustrações que os alunos do 3.º B do Centro Escolar Solum Sul fizeram, a propósito acede, nesse Mural, ao separador das Expressões Artísticas.
***
Roteiro Digital de Leitura
"Contar histórias com a avó ao colo"
Um Projeto em parceria entre três Bibliotecas Escolares, dos Centros Escolares Solum Sul, Quinta das Flores e do Loreto, respetivamente dos Agrupamentos de Escolas Eugénio de Castro, Coimbra Sul e Rainha Santa Isabel, de Coimbra.
Este Roteiro Digital de Leitura incide sobre o livro "Contar histórias com a avó ao colo”, «um projeto literário coletivo, com representação no feminino de vários países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.» (retirado de https://rb.gy/cmth9l)
O Roteiro conta com a participação de alunos oriundos de alguns desses países que frequentam as três escolas envolvidas e acima referidas.
Parte à descoberta dos contos do livro, das autoras, dos Países de Língua Oficial Portuguesa e ainda do que os teus colegas fizeram e disseram neste Roteiro clicando na imagem ou acedendo aqui.
***
Roteiro Digital de Leitura
"Se os animais fossem aos Jogos Olímpicos"
Este é um projeto que foi realizado a propósito do Encontro com a Escritora Alice Cardoso para assinalar o Dia Olímpico e como complemento desse Encontro.
O Encontro decorreu na Escola Básica da Solum (dia 21 de junho), no Centro Escolar Solum Sul (dia 23 de junho) e na Escola Básica do Dianteiro (dia 25 de junho).
Nasce assim este Roteiro para alargar novos horizontes sobre a obra. Nele vais poder conhecer melhor as autoras, os animais e alguns aspetos importantes sobre os Jogos Olímpicos, como, por exemplo, onde e como surgiram, quais os seus principais símbolos e o seu significado...sem esquecer onde esses Jogos se realizam no ano de 2021, ano em que construímos este Roteiro.
Propomos também, neste Roteiro, alguns desafios e alguns jogos.
De país em país, de local em local, parte-se à descoberta, pelo mundo da(s) LEITURA(S)!
Clica em cima da imagem da capa do livro ou no título da obra, para acederes ao Roteiro.
Estes dois Roteiros Digitais de Leitura foram publicados no sítio digital do PNL [Plano Nacional de Leitura], tendo sido evidenciada, pela responsável deste setor, a qualidade e excelência dos mesmos, enriquecendo, nas suas palavras, o portfólio dos Roteiros Digitais de Leitura dessa entidade.
Ao longo do ano letivo...
***
Serviço de empréstimo domiciliário
Equipas das Bibliotecas Escolares
Dentro das medidas de contenção da COVID-19, e tendo em conta o Plano de Contingência adotado pelas Escolas Básica da Solum e Centro Escolar Solum Sul, foi previsto no nosso Plano de Contingência, a forma de dar resposta ao serviço de empréstimo domiciliário. A Biblioteca passou a ir ao encontro dos alunos, ao invés destes se deslocarem até à Biblioteca Escolar: esta tarefa ficou a cargo, na Escola Básica da Solum, das Professoras Fátima Prata, Dulce Galvão e Paula Almeida e, no Centro Escolar Solum Sul, das Docentes Ana Andrade e Helena Parra, assim como da Professora Bibliotecária, na medida do que lhe era possível, entre as múltiplas atividades que realizou e coordenou.
Centro Escolar Solum Sul
Escola Básica da Solum
***
O(A) autor(a) do mês
Esta rubrica mensal ficou a cargo das Professoras da Equipa da Biblioteca Escolar do Centro Escolar Solum Sul, Helena Parra e Cristina Pascoal.
***
Atividades em contexto livre
[Hora de almoço]
A Biblioteca Escolar da Escola Básica da Solum não abriu à hora de almoço devido aos constrangimentos provocados pela COVID-19 que impuseram a adoção de medidas como o serviço de almoços ter lugar no corredor do único acesso àquela Biblioteca.
No caso do Centro Escolar Solum Sul, e ainda que houvesse um limite de ocupação, reduzindo significativamente o núemro de utilizadores, a Biblioteca Escolar do Centro Escolar Solum Sul esteve aberta à hora de almoço, com recursos humanos que o tornaram possível.
Das atividades preferidas pelos nossos utilizadores, destacam-se as dos computadores, com acesso direto à BIBLIOtecLAR.