“Somos DifEReNteS, Somos ESPECIAIS”
“Somos DifEReNteS, Somos ESPECIAIS”
Para assinalar o(s) Dia da Pessoa com Deficiência [o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado a 3 de dezembro e o Dia Nacional a 9 de dezembro], os(as) Professores(as) de Educação Especial das Escolas Básicas do Dianteiro, da Solum e do Centro Escolar de Solum Sul, em parceria com a Biblioteca Escolar, propuseram às Educadoras de Infância e aos(às) Professores(as) Titulares de Turma que comemorassem com as crianças, em contexto de sala de aula/sala de atividades, esses dias sob o mote: "Somos diferentes, Somos Especiais".
Pré-escolar I 1º ano I 2º ano
Os alunos do Pré-escolar e do 1º ano visualizaram o vídeo “Elmer, o elefante Xadrez”, disponível no Canal do Youtube "HISTÓRIAS DO SALTA LETRINHAS", refletindo sobre a história e a sua mensagem, a partir de guião elaborado para o efeito.
3º I 4º ano
2º ano [no CE Solum Sul]
Os alunos do 2º, 3º e 4º ano visualizaram o vídeo “Orelhas de borboleta” – baseado na obra de Luisa Aguilar com o mesmo título e que se encontra com tradução em Língua Gestual Portuguesa (LGP), no Canal do Youtube "Forsteri - Língua Gestual Portuguesa".
Consciencializarmo-nos que somos diferentes e especiais e, à semelhança dos amigos do Elmer, devemos descobrir os aspetos que os outros têm de diferente mas que nos enriquecem, cada qual com as suas particularidades, e que, se gostarmos de nós próprios tal como somos, à semelhança da Mara, lidamos melhor com as nossas diferenças e com as dos outros, foram dois dos grandes objetivos gerais da atividade.
Somos especiais e diferentes dos outros. É na diversidade que nos completamos e crescemos mais.
Ter consciência de todos estes aspetos, leva-nos a combater atitudes xenófobas e racistas, a não gozar com os outros, mas antes a aceitá-los como são, até porque, todos nós, gostamos que os outros nos aceitem como somos e também não gostamos de ser gozados e/ou discriminados por ninguém.
Foi esta a mensagem adquirida.
Jardim de Infância da Solum
Escola Básica da Solum
Escola Básica do Dianteiro
Centro Escolar Solum Sul
Em cada turma do 2º, 3º e 4º ano do Centro Escolar Solum Sul e na Escola Básica do Dianteiro, foram convidados(as) a misturar partes de fotos de todos(as) dessa turma, fotos essas previamente cortadas e baralhadas ao acaso: testa, olhos e parte do nariz e parte da boca de outros(as).
Cada aluno(a) colou, numa folha, aquelas partes, formando um novo rosto.
Os(as) alunos(as) puderam assim perceber, de forma simbólica, que somos uma mistura das caraterísticas dos nossos ancestrais, pessoas diferentes que se uniram, provenientes de diferentes lugares e cada qual com caraterísticas muito próprias: diferentes cores de olhos, bocas, orelhas, tom de pele etc. Não existe uma "raça" pura nem uma supremacia de tonalidade de pele e que é a mistura de que somos feitos que nos torna mais fortes, que nos ajuda a sobreviver.
*
abril azul
A exposição dos rostos, no Centro Escolar Solum Sul, foi relegada para momento posterior, aproveitando-se o facto de abril ser o mês dedicado à sensibilização para o autismo, para reforçar a mensagem da diversidade.
Depois, no Dia Mundial da Leitura, dia 23 de abril, essa mensagem viria a ser simbolicamente reforçada por todos, sob a égide "Ler o mundo...compreender o autismo."
Os alunos de todas as turmas colocaram, individualmente, nesse dia, um laço azul, símbolo do autismo preenchendo a esfera que ficaria depois presa no teto da passagem de acesso ao interior da escola. Como preparação deste momento, cada Professor(a) Titular de Turma explorou um guião para melhor compreensão do autismo e aceitação das diferenças.
Esta foi mais uma atividade promovida e desenvolvida em parceria com os Professores de Educação Especial e em articulação com a Coordenação de Estabelecimento e os(as) Professores (as) Titulares de Turma, destarte para sensibilizar para o autismo e promover uma melhor aceitação das diferenças, em prol da inclusão.