Todos a Ler!
Todos a Ler!
Não. A leitura estará sempre na moda porque nos alegra e enriquece! Que o digam os pais que responderam ao desafio da nossa Biblioteca Escolar da Escola Sede e nos deram a conhecer os livros que marcaram as suas vidas.
As suas preferências estiveram patentes numa exposição para que todos as pudéssemos conhecer.
Diários de Leitura
Dada a importância que a leitura e a escrita assumem na vida dos nossos alunos, a Biblioteca Escolar implementa mais uma vez a iniciativa «Diários de Leitura» que contribui de forma ativa para o desenvolvimento destas competências.
Trata-se de um «convite» aos alunos para que registem, em documento próprio, entregue na Biblioteca no ato da devolução do livro requisitado/lido, a sua opinião sobre o mesmo. Este trabalho é revisto e exposto num espaço destinado aos referidos «Diários de Leitura».
Desta forma, para além de desenvolver nos alunos a competência leitora e a escrita, a atividade também constitui uma forma de os ajudar nas suas opções de leitura: Um livro lido e apreciado por um colega será sempre um desafio para outro leitor!
Contamos com a participação de todos.
«A leitura abre a mente, impulsiona sonhos e alimenta a alma.»
(Érico Teixeira)
Semana da Leitura- 2023/24
De 18 a 23 de março
Mais uma vez, no corrente mês de março, decorre a Semana da Leitura, uma iniciativa que é celebrada a nível nacional.
No nosso Agrupamento, temos atividades que abrangem todos os nossos alunos, dos mais pequenos aos mais velhos. Há para todos os gostos e feitios!
Algumas das atividades já foram realizadas, estando outras ainda a decorrer. De entre elas, destacamos o concurso de marcadores, cujo tema é «25 de Abril - 50 anos de Liberdade», por ser uma iniciativa que abrange todo o Agrupamento e está a ser implementada em regime de voluntariado.
Queremos apelar à participação de todos, para podermos promover nos nossos alunos um verdadeiro sentido cívico, tornando-os Cidadão Ativos e conhecedores da nossa História!
Biblioteca Fora da Caixa
Como qualquer Biblioteca dinâmica, que se preocupa com a promoção das diversas literacias, dos valores de cidadania e da melhoria das aprendizagens dos alunos, procuramos implementar ações que contribuam para que possamos atingir esses objetivos. Um dos caminhos será através da criação de hábitos de leitura. Nesse sentido, promovemos várias iniciativas, mas destacamos a «Biblioteca Fora da Caixa», por ser uma ação que estamos a pôr em prática pela primeira vez no nosso Agrupamento, promovendo a leitura autónoma e a responsabilidade.
Para implementar esta iniciativa, na Escola Sede, foram colocadas três caixas/estantes, no Piso 0, com livros usados que os alunos podem tirar, ler ou mesmo levar para casa e até deixar mais um livro.
Quanto ao 1.º Ciclo, nas escolas com Biblioteca Escolar, onde também foi implementada esta iniciativa, temos livros disponíveis em caixas colocadas nos corredores/átrios da EB1/JI Infante D. Augusto e da EB1/JI Quinta da Medideira.
Solicitamos também a colaboração de todos com a entrega/doação de obras literárias de que já não necessitem e, deste modo, podermos aumentar o número de exemplares disponíveis para leitura. A entrega desses livros doados é feita na Biblioteca para que se proceda ao seu registo e, desta forma, possamos ter alguma noção do impacto da iniciativa.
Vamos lá então à ação:
Leva um Livro!
Lê um Livro!
Deixa um Livro!
Destaques
No sentido de contribuirmos para a diversidade em termos de conhecimentos e gostos literários, foi criado na Biblioteca um espaço onde é dado destaque a múltiplas sugestões de leitura. Promovemos regularmente obras de autores nacionais ou estrangeiros, de vário géneros literários. Algumas delas fazem parte das listas recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura, mas outros exemplares também têm aqui direito a destaque.
MIBE- Mês Internacional da Biblioteca Escolar
Leituras Partilhadas
No passado mês de janeiro, os alunos de 4º ano e dos 2º e 3º ciclos do Agrupamento participaram na atividade «Leituras Partilhadas». Todos receberam um guião de apresentação oral facultado pela BE e, baseados neste documento, fizeram a apresentação à sua turma de uma obra lida autonomamente. Posteriormente, dois ou três elementos de cada turma partilhou também a sua apresentação com alunos de outra turma do mesmo ano de escolaridade.
Diários de Leitura
Após a leitura autónoma de obras requisitadas, os alunos são convidados a preencher um pequeno documento, o «Diário de Leitura», em que identificam o livro lido e manifestam a sua opinião sobre o mesmo.
Alguns dos «Diários de Leitura» são afixados no espaço da Biblioteca reservado para o efeito.
Concurso Nacional de Leitura
Mais uma vez, a nossa Escola participa no Concurso Nacional de Leitura.
Neste momento, estamos na fase de apuramento a nível de escola. Iremos selecionar 2 alunos de 2º ciclo e 2 de 3º ciclo.
Para esta seleção, os participantes de 2º ciclo deverão ler a obra «Ali Babá e os Quarenta Ladrões», numa adaptação de Luc Lefort, e os de 3º ciclo «O Enigma do Castelo Templário», de Mafalda Moutinho.
Após esta fase, os vencedores irão representar a Escola prestando provas na Biblioteca Municipal.
Desejamos Boas Leituras a todos os participantes!
No nosso Agrupamento, continuamos a ler de forma regular e consistente com a iniciativa «10 Minutos de Leitura».
Em diferentes moldes, as equipas pedagógicas organizaram a sua participação e os resultados são positivos, sem dúvida, pois é notória a forma como muitos alunos já sentem este momento da aula como uma necessidade, um bom hábito do qual não prescindem .
"A Ovelhinha Preta", de Elizabeth Shaw, foi uma das Histórias dinamizada nos 1ºs anos do Agrupamento. Uma história que mexe com valores, onde a diferença deve ser aceite.
Esta é uma história que tem tanto de simples como de belo. Uma lição de moral que demonstra que uma ovelhinha diferente, aparentemente mais distraída e desorganizada, e por isso desprezada, vem a revelar-se, num momento de tempestade, uma ovelha de coragem e essencial para o bem estar do rebanho.
"O Elefante "cor-de-rosa", de Luísa Dacosta, foi uma história dinamizada nas turmas do 2º Ano.
A história desenrola-se em torno de um pequeno elefante cor-de-rosa, que é a cor dos sonhos das crianças, e fala--nos, num primeiro momento, do "mundo amável" em que ele vivia, juntamente com outros elefantes. Era um mundo de paz e de alegria, onde não havia sofrimento. Porém, tudo muda e o elefante cor-de-rosa percebe que o sofrimento é uma realidade e tem de mudar de vida.
As turmas do Pré-Escolar do Agrupamento ouviram esta história tocante que nos desperta para a ternura que sentimos pelos nossos avós, aqui representados pelo casal Manuel e Manuela. Na história, os protagonistas provam que as marcas do tempo não limitam as palavras nem os gestos encantadores que devemos ter uns para com os outros.
Leitura de História na BE da EB1/JI Infante D. Augusto
Leituras Partilhadas pelos Pais
Uma das atividades dinamizadas pela BE do Agrupamento Pedro Eanes Lobato na Semana da Leitura foi Leituras Partilhadas com os Pais. Foi com agrado que se verificou que a participação na atividade, na PRÉ e 1º Ciclo, teve uma grande adesão.
O nosso muito obrigada pela disponibilidade dos Pais e Encarregados de Educação, por contribuírem de forma ativa na vida dos vossos Educandos!
Concurso de Leitura InterEscolas 1º Ciclo
Nos dias 2 e 3 de maio realizou-se o Concurso de Leitura InterEscolas no 1º Ciclo, para os alunos dos 2ºs, 3ºs e 4ºs Anos de todo o Agrupamento.
É com enorme satisfação e orgulho que ouvimos ler de forma correta e expressiva. Ler é sem dúvida, um exercício que estimula a imaginação, contribuindo para um melhoramento de todas as aprendizagens.
Parabéns aos vencedores: a Diana do 2º B; o Gonçalo do 3º F e a Filipa do 4º E!