Graça significa favor imerecido. Paz significa quietude e liberdade de preocupação. Quando recebemos graça de alguém e também temos paz com eles (cônjuge, família, irmãos, amigos, colegas de trabalho), ficamos contentes e, mesmo que gostemos, desejamos que continue para sempre, sabendo muito bem que vai ganhar ' t. Tudo em nossos relacionamentos parece ter uma vida limitada. Mas Paulo não via dessa maneira!
O apóstolo abre cada uma de suas epístolas desde Romanos a Filêmon, usando a frase-título de “graça e paz para vocês.” (Somente em Hebreus não encontramos essa saudação, e enquanto muitos acreditam que ele escreveu essa epístola, esta é uma) evidência contra isso.)
É incrível ver a consistência com que Paulo abre suas epístolas usando esta frase. De fato, é mais do que apenas essa frase, ele usa a frase "Graça e paz para você, de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo". Para Timóteo e Tito (mas não para Filêmon), ele a expande para "Graça, misericórdia e paz estejam convosco. ”Essas palavras tinham um apreço por Paulo que não é tão aparente para nós. Paulo elogiou o fato de que essa graça e paz (e misericórdia para os anciãos em uma missão) vieram de “Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo”. Estes não eram de homens e desapareceriam, mas de Deus e Cristo com garantia de permanência.
A graça em todos esses casos é da palavra grega Charis (Strong's 5485). Significa boa vontade, benevolência, favor e, quando perfeitamente alcançada, é uma condição que proporciona alegria, prazer, deleite, doçura, charme e beleza. É o presente gratuito de Deus para nós; imerecido por qualquer coisa que fizemos ou podemos fazer. Por meio disso, temos acesso a Cristo, à justificação, a toda bênção e santificação. Não há nada que recebamos de Deus que não seja pela graça. Se pudéssemos receber tudo o que Grace nos oferece, teríamos conseguido perfeitamente. Que graça fenomenal é a própria graça e que riqueza ela traz para nós!
A paz em todos esses casos é da palavra grega Eirene (Strong's 1515). Significa harmonia e concordância entre pessoas ou grupos, e uma condição de segurança, proteção, prosperidade, felicidade e tranquilidade. Quando perfeitamente alcançado, é um estado de tanta segurança e satisfação, que nada mais seria buscado ou desejado. Exclui toda preocupação e inclui todo desejo certo.
Que estejamos tão impressionados de coração quanto Paulo, e oremos pelos nossos irmãos. Que todos nós nos beneficiemos disso para receber, em medida total e permanente, tudo o que eles oferecem e asseguram. Que eles não se tornem comuns. Ouça esta oração, não apenas quando você ler a abertura das Epístolas de Paulo, mas também de Deus Pai e de nosso Senhor Jesus Cristo toda vez que conversar com eles ou com os irmãos. Não tome a graça de Deus em vão, e não perca a paz que ultrapassa todo entendimento. Receba todas as bênçãos que eles oferecem.
Vamos sempre nos cumprimentar em pensamentos, se não em palavras, com "Graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo", para que isso possa ter o mesmo impacto em nossos corações e vidas do que para Paulo.
J. Knapp © CDMI
O que é “Vida Eterna”?
Sobre a imortalidade e a condição dos mortos
Vida Eterna na Terra?
Graça e Paz
IB-0_CONTEÚDO
IB-1_A BÍBLIA
IB-2_ COMO A BÍBLIA FOI ESCRITA?
IB-4_A DOUTRINA
IB-5_ COMO CHEGAMOS Á NOSSA BÍBLIA
IB-6_ COMO CHEGAMOS Á NOSSA BÍBLIA (Continuação)
IB-7_JESUS CRISTO NA BÍBLIA
IB-8_A VERDADE DISPENSACIONAL
IB-9_A ESTUDO DE NÚMEROS NA BÍBLIA
IB-10_ PALAVRAS, TIPOS E FIGURAS DA LÍNGUA
IB-11_ COMO ESTUDAR A BÍBLIA
IB-12_ COMO ESTUDAR A BÍBLIA (Continuação)
Como ler a Bíblia em contexto