23-24
Expressão Plástica e Eco-Escolas: Uma aula Criativa e Sustentável
Expressão Plástica e Eco-Escolas: Uma aula Criativa e Sustentável
Em perfeita harmonia com os princípios do programa Eco-Escolas, alguns alunos do 2º, 3º e 4º ano de escolaridade, da Escola Básica nº1 de Frazão com a monitorização da Professora Natália Araújo embarcaram em uma aventura artística através da expressão plástica, utilizando materiais reciclaveis para dar vida a obras de colagem vibrantes.
Nesta iniciativa, os alunos não apenas exploraram sua criatividade e desenvolveram habilidades artísticas, como também reforçaram a importância da sustentabilidade e da reutilização de materiais. Revistas, jornal, papel parede e outros itens que normalmente teriam como destino o lixo e ganharam uma nova vida nas mãos das crianças, transformando-se em elementos únicos e expressivos em suas colagens.
O resultado final deste projeto envolveu a organização de uma exposição escolar, onde os trabalhos dos alunos foram expostos com grande orgulho. Pais, professores e colegas puderam apreciar a criatividade, a dedicação e o senso de responsabilidade ambiental demonstrados pelas crianças nas suas obras imaginárias.
Através da expressão plástica e do programa Eco-Escolas, os alunos não apenas aprenderam sobre a importância da arte e da sustentabilidade, como também desenvolveram valores importantes como a criatividade, a colaboração e o respeito pelo meio ambiente.
A exposição serviu como um lembrete inspirador de que a arte pode ser um instrumento poderoso para a educação ambiental, promovendo a consciencialização e a ação responsável em prol de um futuro mais verde e sustentável.
“A MAGIA, A MARAVILHA, O MISTÉRIO E A INOCÊNCIA DO CORAÇÃO DE UMA CRIANÇA SÃO AS SEMENTES DE CRIATIVIDADE QUE VÃO CURAR O MUNDO.”
Acredito nisso!
Trabalho realizado pela professora Natália Araújo
Escola Básica nº1 de Frazão