A "Oficina de Leitura e Escrita" é um projeto desenvolvido entre a Biblioteca Escolar e as turmas do 1º, 2º e 3º anos, em articulação com os respetivos docentes titulares.
A oficina tem como objetivo principal o desenvolvimento de competências de leitura e escrita desde a mais tenra idade, e foi concebida com o propósito de dar resposta ao EIXO "ENSINAR E APRENDER", especificamente no domínio + LEITURA E ESCRITA do PLANO 21|23 ESCOLA+.
O projeto iniciou-se no ano letivo 2022-23 com as turmas do 1º ano, e no ano letivo 2025-26 desenvolve-se com as turmas do 1º ano e em continuidade com as turmas do 2º e 3ºano.
Recursos por ano de escolaridade produzidos no âmbito do projeto
Apresentação.
Leitura e exploração do livro: "História do Coelhinho Afonso" de Luisa Ducla Soares.
Leitura e contextualização da obra "Avó onde é que estavas no 25 de abril? de Ana Markl .
Elaboração de desenhos pelos alunos sobre o 25 de abril para servirem de inspiração para a construção de um mural pela artista Margaret Barbosa e posterior exposição na vila de Paredes de Coura.
Leitura e exploração do livro: "O Natal com a tia Josefina" de Michael Engler e Martina Matos.
Elaboração de um postal de Natal em cartão com desenhos e uma mensagem escrita simples.
Leitura pela professora bibliotecária da obra "Um bicho Estranho" de Mon Daporta e Óscar Villán seguida pelos alunos de modo silêncioso.
Leitura em grupo turma da obra.
Objetivo: Criação de uma pequena história pela turma com as letras e palavras que conhecem.
Estratégia/tarefas:
1º - A Professora Bibliotecária (PB) distribui um pequeno papel aos alunos da turma e pede a cada um que escreva uma palavra começada, por exemplo por “a”, a outro por “b”, a outro aluno por “c” e assim sucessivamente com as letras do alfabeto que conhecem. Depois é-lhes pedido que façam a ilustração da palavra que escreveram.
2º - Quando todos os alunos têm a sua palavra, são convidados a sentar-se em semicírculo e lerem a palavra que escreveram. Nesta fase a PB e o professor da turma vão alertando para todos tomarem atenção às palavras que são lidas porque vão servir para inventar uma história.
3º - Os alunos vão criando a história utilizando, para além de outras, as palavras anteriormente registadas nos papelinhos.
A história é registada num pequeno quadro por uma das crianças (note-se que nesta fase ainda não conhecem todos os fonemas-grafemas) e os papelinhos são colados ao longo da história.
4º - No final todos os alunos leem a sua primeira história.
A história fica em exposição na Biblioteca Escolar e na semana seguinte a turma do 1º ano que se segue lê a história construída pela turma anterior.
Era uma vez uma ave que era um cuco, que encontrou um rato e um cão.
A menina fez a mala com uvas, papaia, quivi e ovo.
O pai, a mãe e a tia de idade também foram ao piquenique.
Eles foram jogar com o dado e com o novelo.
Na hora de comer a mala estava vazia…
Com a lupa e a vela descobriram que foi o cuco, o rato e o cão.
1ºA
A Eva tem nove anos e usa óculos.
No sábado, o pai e a mãe viram um rato a comer o queque.
A Eva é irmã do Filipe e ele atirou o sapato ao rato, que caiu na água.
A Eva ficou contente e fez um leitão de brincar com cola e dedal para dar ao irmão.
1ºB
O pai e a mãe levam a mala no avião e vão visitar o Tiago a Roma.
A Lara e a Inês ficaram em casa a cuidar do gato e do cão. Eles brincam com o dado, o balão e a bola.
A Lara e a Inês vão à loja da Eva comprar o ovo e a uva com a nota de vinte, mas viram um rato alto e foram embora sem comida.
1ºC
Leitura, primeiro a pares e depois em grupo turma, da obra da obra "Bernardino" de Manuela Bacelar e exploração oral do texto.
Leitura e exploração do livro "A menina dos olhos ocupados" de André Carrilho, como ponto de partida para a criação de um livro produzido pelos alunos "Os meninos dos olhos desocupados" depois de um passeio pela vila de Paredes de Coura.
(atividade a concluir no ano letivo 2024-25)