"Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar"
Assinalando o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, os alunos/crianças dos quatro centro escolares do AE de Arruda dos Vinhos visualisaram a história em suporte digital, "O lobo que queria ir à escola", refletiram sobre a importância da biblioteca, criaram um cartaz coletivo subordinado ao tema "A minha biblioteca de sonho" com diversos livros previamente recortados e decorados ao gosto de cada um e, para comemorar o dia das Bibliotecas Escolares, estiveram 15 minutos a ler, em simultâneo, nas salas de atividades/ aulas.
"Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo"
No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, subordinado ao tema "Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo", a biblioteca do Centro Escolar de Arranhó desafiou os alunos do 2.º Ciclo a criarem uma "Fada da boa alimentação" para cada uma das bibliotecas dos centros escolares do agrupamento.
Posteriormente, todos os grupos/turmas apresentaram uma proposta de nome a atribuir à fada da sua biblioteca. De seguida, as propostas apresentadas foram a votação em cada centro escolar. Todos os alunos/crianças puderam exercer o seu direito de voto, acedendo a um formulário Google para manifestar a sua preferência.
Os nomes vencedores e as respetivas fadas podem ser consultados no padlet abaixo apresentado, no qual se divulgam alguns trabalhos realizados pelos alunos.
Toda a atividade partiu da leitura e da exploração do livro O dia em que a barriga rebentou, de José Fanha, cruzando-se duas efemérides particularmente relevantes: o Mês da Alimentação e do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
A atividade Mês das Bibliotecas Escolares - "Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo" ajudou a distinguir o Agrupamento com o Selo Escola Amiga da Criança.
“Descobrir caminhos para a saúde e o bem- estar com a biblioteca escolar.”
Assinalando o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, os alunos/crianças dos quatro centro escolares do AE de Arruda dos Vinhos, inspirados pelos temas da saúde e do bem-estar, num mês em que também se dá destaque à alimentação, produziram trabalhos variados que foram reunidos no padlet abaixo apresentado.