O principal objetivo deste portal é apresentar um banco de dados espacial e estruturado que permite aos usuários obter séries temporais de precipitação para o estado do Rio Grande do Sul.
Este banco de dados possibilita a consulta a índices de precipitação de três formas:
por bacia hidrográfica,
por município,
por localização geográfica.
Não há necessidade de pós-processamento, pois os valores já são calculados considerando a unidade territorial selecionada.
Trata-se de um importante diferencial em relação aos bancos de dados existentes, a partir dos quais é necessário baixar as séries históricas por estação pluviométrica ou estação meteorológica, e realizar a interpolação espacial para obter índices de precipitação em uma área.
Atualmente, alguns dos principais meios de obtenção de dados de precipitação para o Brasil, são as plataformas Hidroweb e o Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa (BDMEP). O Hidroweb é uma ferramenta do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) e oferece acesso ao banco de dados das informações coletadas pela Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), reunindo dados de níveis fluviais, vazões, chuvas, climatologia, qualidade da água e sedimentos. Segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA), o sistema conta com 2767 estações que monitoram, principalmente, as chuvas. O BDMEP do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) permite o acesso ao banco de dados meteorológicos, que inclui mais de 400 estações em todo o país. Pesquisadores em todo o Brasil fazem uso do banco de dados.
Com os dados das estações existentes nos bancos do Hidroweb e do BDMEP, os usuários podem fazer consultas pontuais. No entanto, caso o pesquisador tenha interesse na obtenção de índices de precipitação (médias, máximas etc.) por unidade territorial, como municípios ou bacias hidrográficas, é necessário um pós-processamento desses dados.
Essa é a nossa principal motivação: disponibilizar um banco de dados espacial, por meio de uma malha regular de células, abrangendo bacias hidrográficas e municípios do Rio Grande do Sul, de acesso rápido e prático a índices pluviométricos, sem necessidade de pós-processamento.
Para elaboração deste banco de dados espacial foram usados os seguintes dados primários:
séries históricas de chuva diária disponíveis no Hidroweb (http://www.snirh.gov.br/hidroweb/), da Agência Nacional de Águas;
séries históricas de chuva diária disponíveis no Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa (BDMEP) (https://bdmep.inmet.gov.br/), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Foram utilizados dados de 287 estações pluviométricas, com séries completas ou parciais no período entre 01/01/1987 e 31/12/2016, totalizando 30 anos de registros (em breve a série temporal será expandida em nosso portal).
A metodologia compreendeu cinco etapas:
aquisição, organização e preenchimento de falhas das séries históricas de precipitação;
interpolação espacial dos dados de chuva para uma malha regular com resolução espacial de 20 km;
ottocodificação e divisão das bacias hidrográficas a partir do Modelo Digital de Elevação;
criação e organização do banco de dados: organização das matrizes e tabelas para consultas;
cálculo dos índices de precipitação por meio de um código em MatLab.
A interpolação espacial das chuvas diárias foi realizada pelo método do Inverso da Potência da Distância (IPD). A grade de interpolação possui resolução espacial de 20 km, totalizando 627 células sobre o estado do RS.
Foram testadas 60 combinações de critérios para a interpolação, envolvendo diferentes potências, raios de procura e uso de quadrantes. A combinação que resultou no menor erro quadrático foi: potência 1; raio de procura de 60 km e uso de, no máximo, 3 estações por quadrante.
O RS foi subdividido em bacias hidrográficas, considerando cinco agrupamentos por ordem de drenagem, da maior (8ª ordem) à menor (4ª ordem).
Foram extraídas três grandes bacias de 8ª ordem, sendo elas: Guaíba (1); Litoral (2); Uruguai (3). Considerando o agrupamento de 7ª ordem, foram obtidas 14 bacias hidrográficas; 53 bacias de 6ª ordem; 403 bacias de 5ª ordem, e; 1053 bacias de 4ª ordem.
Desta forma, o usuário poderá consulta a precipitação para qualquer bacia hidrográfica em cada um dos cinco agrupamentos, desde as três grandes bacias do RS até as mais de mil pequenas bacias de 4ª ordem.
O banco de dados criado consiste em um conjunto de arquivos vetoriais, tabelas e matrizes, que foram estruturadas e armazenadas de modo a permitir consultas a séries e índices de precipitação por unidades territoriais no RS.
O acesso às informações pode ser realizado pela aba "Download", neste portal.
Os arquivos vetoriais disponíveis no banco se referem à:
grade de interpolação, na geometria de pontos, com 627 células regularmente distribuídas sobre o território do RS;
polígonos das bacias hidrográficas ottocodificadas, com 1053 unidades mapeadas em cinco diferentes ordens hierárquicas de drenagem;
limites municipais, na forma de polígonos, obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas.
Os três arquivos vetoriais estão em formato shapefile, que permite sua abertura nos principais Sistemas de Informações Geográficas disponíveis para uso.
A partir de operações espaciais como junção de tabelas por localização e estatísticas zonais, foram extraídas e organizadas tabelas e planilhas, na extensão “.xlsx”, para consultas nos softwares Microsoft Excel, MATLAB ou outros.
As seguintes tabelas estão disponíveis no banco de dados:
Tabela de precipitação diária – consiste em uma planilha com a precipitação diária em cada célula da grade de interpolação. Cada linha corresponde a um dia do período entre 01/01/1987 e 31/12/2016, e cada coluna uma célula localizada no RS;
Tabela de localização das células – consiste em uma planilha com o código identificador de cada célula da grade de interpolação, contendo sua latitude, longitude, o código da bacia na qual a célula está inserida e o código do município no qual está inserido;
Tabela de bacias e células mais próximas – consiste em uma planilha com a indicação da célula mais próxima, e se refere apenas às bacias de 4ª ordem que não possuem nenhuma célula no seu interior;
Tabela de municípios e células mais próximas – consiste em uma planilha com a indicação da célula mais próxima de municípios com pequena área territorial, e que não possuem nenhuma célula no seu interior.
Essas planilhas foram importadas para o MATLAB, onde se criou um arquivo na extensão “.mat”, resultando em um banco de dados organizado em matrizes para consulta a partir de um script no software. O script foi desenvolvido no editor de códigos do próprio software. O usuário necessita apenas indicar a data inicial e final da sua consulta, o tipo de recorte espacial (por bacia, por município ou por coordenadas geográficas), e o código identificador da bacia/município ou coordenadas geográficas do ponto de interesse.
A partir disso, o algoritmo desenvolvido procede a identificação das células da grade de interpolação associadas ao recorte espacial escolhido pelo usuário, realiza o recorte temporal dos dados considerando as datas escolhidas, e gera as seguintes saídas para a área de interesse:
séries temporais de precipitação média diária, mensal e anual;
séries temporais de precipitação máxima diária e anual;
séries temporais mensais e anuais de número de dias com precipitação;
série temporal com desvio de precipitação mensal em relação à normal de precipitação no período;
normais climatológicas de precipitação acumulada mensal e número de dias com chuva;
precipitação acumulada anual média histórica;
precipitação máxima diária por tempo de retorno.
Todas as saídas são salvas em formato “.xlsx”, permitindo o acesso com softwares de planilhas eletrônicas, como o Microsoft Excel.
Os artigos científicos e a tese de doutorado, relacionados com o banco de dados espacial, ainda não estão publicados.
Assim que a publicação estiver disponível, os links para acesso aos manuscritos serão adicionados nesta página.