Áreas e suas funções

ENGENHARIA

Estrutural

Subárea responsável por criar o componente estrutural principal do veículo e analisar por cálculo a estrutura de cada peça. Os integrantes serão incumbidos de pesquisar materiais que proporcionem leveza, resistência a impactos, resistência à torção e apresentem facilidade para soldagem, assim como aprender a dimensionar, calcular e aprimorar componentes de forma a obter o melhor desempenho para o veículo.

Suspensão

Esta subárea se encarrega de parametrizar e trabalhar os componentes a serem usados no sistema de suspensão do monoposto, colocando-os em harmonia com outros componentes, além de alocar espaço para outros sistemas, uma vez que trabalhará em conjunto com as subequipes de Chassis, Direção, Freios e Powertrain. O veículo deve funcionar bem como um todo ao final da montagem.

Durante a prova oficial, principalmente durante o teste de enduro, o veículo será exposto a terrenos acidentados onde a energia transmitida ao veículo e ao piloto deve ser amenizada a fim de aprimorar conforto, dirigibilidade e a dinâmica necessária ao veículo.

Direção

Subárea é responsável pelo projeto do volante, da barra de direção, caixa de direção, fixações, manga de eixo dianteira que neste caso pode ser projetada e construída pela equipe ou ser adquirida externamente.

É o principal componente responsável pela mudança de trajetória do monoposto com a rotação sobre o eixo vertical durante seu funcionamento. O sistema causa o esterçamento das rodas proporcionalmente à ação do piloto no volante. Deve ser feito de maneira controlada, garantindo equilíbrio entre o conforto do piloto e o comportamento dinâmico do veículo.

Powertrain

Subárea encarregada pelo projeto do conjunto gerador e transmissor de energia mecânica do veículo, envolvendo o conjunto: motor, transmissão e caixa de redução, suportes e proteções.

Suas obrigações englobam desde o acoplamento do motor à estrutura até ajudar na escolha dos pneus a serem utilizados.

Eletrônica

Responsável por sistemas elétricos, como ignição e lanternas. Sua ação abrange também sistemas eletrônicos, como velocímetro, conta giros, termômetros e telemetria do veículo, além de outros acessórios que venham a ser adotados. Tais sistemas garantem segurança e confiabilidade para o monoposto, tornando-os, por sua vez, muito úteis para o piloto e equipe de box, que constantemente precisam dos dados obtidos durante testes e provas.

Freios

Projeta toda a tubulação para a circulação do fluido de freio, desde o cilindro mestre até as rodas, define entre freio a disco ou a tambor, os dimensiona e cria os respectivos suportes.

Design e ergonomia

O especialista em design precisa conhecer os principais tipos de ergonomia – ou seja, tudo o que se refere ao objeto em termos físicos e cognitivos –, além das condições de produção do produto digital. É nessa etapa que entra o conhecimento da ergonomia organizacional. No design, a ergonomia é fundamental. O entendimento e a consideração das interações durante o desenvolvimento de um produto é essencial para a atividade do profissional dessa área.

ADMINISTRATIVO

Coordenação Administrativa

Coordenar à equipe e as atividades, o controle, a análise e o planejamento do fluxo de atividades e processos da área, desenhar as políticas e processos criando os fluxos da área, elaborar e implantar procedimentos e políticas administrativas da equipe.

Coordenação de Pessoal

Gerir a demanda e rotina do departamento pessoal, acompanhar os resultados e indicadores,controle de horas e advertência, satisfação dos membros.

Coordenação de Marketing

Responsabiliza em zelar pelo conteúdo e identidade visual da equipe e garantir a integração e atualização das informações em todos os meios de comunicação e ações como eventos e campanhas, elaborar, propor e acompanhar os planos e programas de marketing através do desenvolvimento .

Coordenação de Financeiro

Supervisionar os procedimentos de gestão de tesouraria, desenvolver e preparar o relatório mensal e anual financeiro para o funcionamento de equipe, se responsabilizar pela capitação e gestão de recursos financeiros coordenando e controlando os processos relacionados à tesouraria.

Coordenação de Fabricação

Planejamento e orçamento anual dos custos de novos modelos, coordenar a equipe de operadores de produção para obter os resultados desejados, promover o gerenciamento de chão de fábrica baseado na forma de produção empresa, preparar modelos operacionais padrão.

Coordenação de Oficina

Coordenar tarefas tecnicamente para desenvolvimento dos projetos, cuidando da realização de testes e captação de dados desejados para assessorar o desenvolvimento dos protótipos (produto).

Coordenação de Qualidade

Planejar sistemas de inspeção e controle de qualidade, para avaliar os patamares dos materiais e assegurar que correspondem às normas e padrões técnicos de qualidade estabelecidos. Participar da elaboração do plano anual das atividades relacionadas com o sistema de gestão da qualidade.

Coordenação de PPDE

Coordenação responsável por criar toda a padronização de documentação necessária ao desenvolvimento dos projetos de engenharia e de administrativo. Incentiva a produção científica da equipe, gerindo os editais e as pessoas envolvidas nas propostas de pesquisa. Gerencia também todas atividades dos projetos de extensão desenvolvidos pela equipe, obrigatórios para participação em competições SAE.