Bem-vindo à nossa experiência de realidade virtual (RV) extremamente divertida e educativa, que mostra o mundo através do ponto de vista (POV) de um animal. Coloca o headset de RV e vive, em primeira pessoa, as formas únicas em que um animal se move e percebe o ambiente. Enfrenta os desafios introduzidos pelas alterações climáticas. Aprende sobre ações inspiradoras que estão a restaurar habitats e a reduzir alguns dos impactos das alterações climáticas.
Esta é uma colaboração entre a CMU (Pittsburgh) e o ITI (Portugal), financiada pelo PRR e pelo programa CMU Portugal.
*****
Welcome to our extremely fun and educational virtual reality experience that shows the world through an animal's point of view (POV). Put on a VR headset and have a first-person experience of an animal's unique ways of moving and sensing. Contend with challenges that are introduced by climate change. Learn about hopeful actions that are restoring habitats and reducing some of the impacts of climate change.
This project is a collaboration between CMU (Pittsburgh) and ITI (Lisbon) funded by PRR and CMU Portugal. For more information in English on these games, go to the virtual-reality tab on this website, www.auditorylab.org/virtual-reality.
PONTO DE VISTA DO GOLFINHO:
QUER SABER MAIS?
Clique nas imagens e palavras abaixo para saber mais sobre a Conservação de Golfinhos, Restauração de Manguezais/Mangais e Ervas Marinhas, Soluções para a Crise Climática e conheça ações positivas que pode tomar.
Observações sobre o realismo do Ponto de Vista do Golfinho: A simulação de ecolocalização é simplificada e exagerada para os seres humanos. A ecolocalização não é exclusiva dos peixes, e os peixes não brilham com os ecos. Além disso, os golfinhos precisam de respirar à superfície da água. Ah, e os golfinhos não conversam entre si nos chats. 😉
Veja o golfinho a nadar, tal como vê no PONTO DE VISTA do ANIMAL!
Veja os golfinhos fazendo barulho e usando "echolocation" para apanhar peixe neste vídeo.
OCEAN ALIVE Transformamos comportamentos para a proteção do oceano com a comunidade costeira. Mapeamento e monitorização das pradarias marinhas do estuário do Sado, envolvendo pescadoras, a comunidade científica e os alunos do Ocean Alive Camp.
https://www.ocean-alive.org/
Cada indivíduo pode fazer a diferença!
Os alunos do 8.º ano plantaram mangais como parte de um esforço maior de restauração de mangais na Florida.
One Earth A One Earth é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para acelerar a ação coletiva para resolver a crise climática através de ciência inovadora, meios de comunicação inspiradores e uma abordagem inventiva à filantropia climática. As soluções para a crise climática já existem, e a investigação científica mais recente, liderada pela One Earth, mostra que podemos alcançar a meta crucial de 1,5°C através da ação coletiva.
PONTO DE VISTA DA ÁGUIA:
QUER SABER MAIS?
Clique nas imagens e palavras abaixo para saber mais sobre Conservação de Águias, Prevenção de Incêndios Florestais/Restauração de Florestas, Soluções para a Crise Climática e conheça ações positivas que pode tomar.
Veja uma águia pescar, tal como vê no PONTO DE VISTA do ANIMAL!
A conservação das águias ajuda também a regular as populações de outros animais e beneficia o ecossistema.
A FAPAS é uma organização não governamental de ambiente, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída em 1990 por cidadãos com longa experiência no domínio da conservação da Natureza, vocacionada para a promoção de ações que visam a conservação ativa da biodiversidade e dos ecossistemas.
Neste verão, incêndios devastadores varreram a Europa, com Espanha e Portugal entre os mais afetados. À medida que os fenómenos meteorológicos extremos se tornam mais comuns, a recuperação do pasto natural pode ajudar a evitar o acumular de vegetação inflamável e a reduzir a gravidade, a escala e o impacto dos incêndios.
As florestas estão a ser destruídas pelos incêndios florestais, agravados pela seca e pelo calor resultantes das alterações climáticas.
A Rewilding Portugal é uma organização que trabalha em Portugal para reduzir fogos.
https://rewilding-portugal.com/
A renaturalização é um método comprovado e proativo para limitar a propagação de incêndios florestais: restaurar grandes herbívoros em liberdade, como cavalos semi-selvagens e touros, ajuda a controlar a vegetação inflamável. Estas “brigadas de incêndio de pasto” criam paisagens mais irregulares que funcionam como barreiras naturais ao fogo.
Os bombeiros criam sítios desimpedidos de terra para impedir a propagação de incêndios florestais. A conservação florestal também passa pela plantação de novas árvores.
Prevenir os incêndios florestais e renaturalização protegerá as espécies que habitam as florestas e combaterá as alterações climáticas, absorvendo dióxido de carbono.
Algumas organizações sem fins lucrativos que apoiam causas relacionadas e as suas declarações de missão:
RESTAURAÇÃO DE MANGUEZAIS E ALGAS
Ocean Alive https://www.ocean-alive.org/
A Ocean Alive trabalha de modo a transformar comportamentos para a proteção do oceano com a comunidade costeira. Mapeamento e monitorização das pradarias marinhas do estuário do Sado, envolvendo pescadoras, a comunidade científica e os alunos do Ocean Alive Camp.
Ocean Alive works with the community to transform behaviors in order to protect the ocean. Mapping and monitoring marine environments such as estuário do Sado, involving fishing and scientific communities, and students from the Ocean Alive Camp.
Urban Ocean Lab www.urbanoceanlab.org
O Urban Ocean Lab desenvolve políticas climáticas e oceânicas rigorosas, criativas, equitativas e práticas para o futuro das cidades costeiras... Os ecossistemas costeiros proporcionam proteção natural à orla costeira, aumentam a segurança alimentar e sustentam as economias costeiras, além de absorverem toneladas de carbono. No entanto, estes ecossistemas estão cada vez mais ameaçados pelas alterações climáticas, pelo desenvolvimento costeiro e pela poluição... Os mangais são ecossistemas ricos em carbono e absorvem cerca de 24 milhões de toneladas de carbono a nível global todos os anos.
Sanibel-Captiva Conservation Foundation www.sccf.org
A missão da SCCF é proteger e cuidar dos ecossistemas costeiros do sudoeste da Florida através do nosso foco na Investigação da Qualidade da Água, Políticas e Defesa, Tartarugas Marinhas e Aves Costeiras, Paisagismo com Plantas Nativas, Gestão de Habitats e Vida Selvagem e Educação Ambiental.
Coral Triangle Center www.coraltrianglecenter.org
O Centro do Triângulo de Coral inspira e capacita gerações para cuidar dos ecossistemas costeiros e marinhos.
PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS E RESTAURAÇÃO FLORESTAL
Outdoor Alliance www.outdooralliance.org/landscape-conservation
A Outdoor Alliance participa em iniciativas de planeamento florestal em diversas Florestas Nacionais, trabalhando para proteger estes locais. Entre outras ações, estão a solicitar mais fundos para a prevenção de incêndios florestais, petição que pode assinar aqui: https://action.outdooralliance.org/a/wildfire,
National Forest Foundation www.nationalforests.org/tree-planting-programs/climate
A National Forest Foundation trabalha com especialistas florestais do Serviço Florestal dos EUA para plantar as árvores certas nos locais certos... Ao plantar árvores nas Florestas Nacionais, estamos a reduzir os efeitos das alterações climáticas e a ajudar as nossas florestas a adaptarem-se.
EAGLE CONSERVATION
FAPAS https://www.fapas.pt/quem-somos/
A FAPAS é a Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade.
FAPAS is the Portuguese Association for Biodiversity Conservation.
Rewilding Portugal https://rewilding-portugal.com/
As ricas e variadas paisagens de monte e serra do Vale do Côa, atravessadas por profundos vales fluviais junto à fronteira entre Portugal e Espanha, tornaram-se numa das zonas selvagens mais fascinantes de Portugal.
The Greater Côa Valley’s rich and varied montado and sierra landscapes, crossed by deep river valleys close to the border between Portugal and Spain, has become one of the most exciting wild areas of Portugal.
The Alaska Raptor Center alaskaraptor.org/about-us/
O Centro de Aves de Rapina do Alasca resgata, trata e liberta centenas de águias-carecas e outras aves feridas todos os anos. A conservação das águias ajuda também a regular as populações de outros animais e beneficia o ecossistema.
CONSERVAÇÃO DE GOLFINHOS
Wildlife Conservation Society www.wcs.org
Há 125 anos que a WCS se dedica à preservação da vida selvagem e dos habitats naturais, impulsionada pela experiência e ciência presentes nos nossos jardins zoológicos, aquário e programa de conservação global. ... Utilizando uma ciência sólida, a WCS descobriu que a vasta floresta de mangais de Sundarbans, no Bangladesh, e a zona costeira marinha adjacente constituem um importante refúgio global para golfinhos, botos e baleias ameaçados. O Governo do Bangladesh respondeu às informações e ao incentivo da WCS, estabelecendo três santuários para proteger as duas últimas espécies de golfinhos de água doce da Ásia e criando a primeira área marinha protegida do país.
Sarasota Dolphin Research Program www.sarasotadolphin.org
Realizámos o estudo mais longo do mundo sobre uma população de golfinhos selvagens e, desde o início do nosso programa, em outubro de 1970, temos aprendido sobre o quotidiano e as ameaças enfrentadas pelos golfinhos da Baía de Sarasota, na Florida. Hoje, partilhamos o nosso conhecimento através de colaborações nacionais e internacionais, concebidas para ajudar a conservar as populações de golfinhos selvagens — não apenas na Florida e nos EUA, mas em todo o mundo.
SOLUÇÕES PARA A CRISE CLIMÁTICA
One Earth www.oneearth.org
A One Earth é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para acelerar a ação coletiva para resolver a crise climática através de ciência inovadora, meios de comunicação inspiradores e uma abordagem inovadora à filantropia climática. As soluções para a crise climática já existem, e a investigação científica mais recente, liderada pela One Earth, mostra que podemos alcançar a meta crucial de 1,5°C através dos nossos três pilares de ação coletiva:
Uma transição justa para a energia 100% renovável;
Proteção e restauração de metade das terras e oceanos do mundo;
Uma mudança para sistemas alimentares e de fibras com emissões líquidas zero...
...Hoje, a maior ameaça à solução das alterações climáticas é a sensação de desesperança... Precisamos que todos saibam que a meta de 1,5°C é alcançável se agirmos em conjunto com foco e determinação.
Em 2023, um doador anónimo contribuiu com 300 dólares, que foram divididos entre três causas (Restauração de Mangais, Conservação de Golfinhos e Soluções para a Crise Climática), proporcionalmente às escolhas feitas pelos jogadores que testaram a experiência de realidade virtual ao longo de 2023. Como os jogadores dividiram as suas escolhas igualmente entre as causas, uma organização sem fins lucrativos de cada causa foi selecionada para receber 100 dólares.
Em 2024, um doador anónimo contribuiu com 300 dólares, que foram divididos entre as três causas da edição Golfinho (Restauração de Mangroves, Conservação de Golfinhos e Soluções para a Crise Climática) e as três causas da edição Águia (Prevenção de Incêndios Florestais e Restauração de Florestas, Conservação de Águias e Soluções para a Crise Climática), proporcionalmente às escolhas feitas pelos jogadores que testaram a experiência de realidade virtual ao longo de 2024.
QUER FAZER ALGUMA COISA?
Descarregue a aplicação gratuita Climate Action Now! (Clique aqui ou digitalize o código QR). Pode usá-lo para tomar medidas concretas em poucos minutos. É a principal aplicação para o ativismo cidadão sobre as alterações climáticas. O Climate Action Now não tem qualquer ligação com o AudatoryLab da CMU. Recomendamos o uso desta aplicação gratuita com base na nossa própria experiência.
PONTO DE VISTA DO ANIMAL: A Climate Challenge é uma experiência de realidade virtual desenvolvida na Carnegie Mellon University (CMU) para fins educacionais e de investigação. Os diretores do projeto são Laurie Heller (Psicologia) e Diane Turnshek (Física). Dois protótipos desta experiência foram desenvolvidos por duas equipas de estudantes do Entertainment Technology Center (ETC) da CMU, com a consultoria de instrutores do ETC. A primeira versão representa um golfinho e a segunda, uma águia-americana (águia careca).
PONTO DE VISTA DO ANIMAL PT, uma versão portuguesa, foi desenvolvida com a ajuda da Dra. Ana Pires e de um aluno (Duarte Sousa) do Interactive Technologies Institute em Lisboa, Portugal, e de alunos da CMU (Grace Rodriguez-Gomez, Ari Carden, Melody Justnes).
A nossa programação para testes e demonstrações em Portugal:
13-20 de novembro de 2025, Interactive Technologies Institute, Lisboa, Portugal
Entre em contacto connosco caso esteja interessado em acolher ou participar num teste:
auditory@andrew.cmu.edu