Em 2020, para celebrar os 10 anos de trajetória do grupo A Tua Lona e ao mesmo tempo se adaptar aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, organizamos um evento online especialmente planejado para manter o vínculo com o público e reafirmar nosso compromisso com a arte e a coletividade. Com uma agenda virtual intensa e diversa, o grupo inaugurou uma nova fase de atuação digital, com um projeto que uniu memória, criação e intercâmbio artístico.
Começamos uma série de 10 lives temáticas, estruturadas em cinco quadros fixos que abordavam diferentes frentes da cena teatral: Jovem Dramaturgia, Teatro e Universidade, Grandes Atrizes, Grupos de Sergipe e Leituras Dramáticas. A proposta era criar um espaço de reflexão, formação e partilha de experiências, reunindo artistas e pesquisadores de diferentes regiões e gerações.
No quadro Jovem Dramaturgia, convidamos as dramaturgias potentes de Fernanda Cunha (RN) e Raysner de Paula (MG), ambos com trajetórias marcadas por uma escrita cênica inventiva e politicamente sensível. Em Teatro e Universidade, o diálogo entre teoria e prática foi fortalecido com as participações da professora doutora Olívia Camboim e do professor Lucas Wendel, refletindo sobre as aproximações possíveis entre o fazer artístico e os espaços acadêmicos.
SOBRE A PROGRAMAÇÃO
O quadro Grandes Atrizes prestou homenagem à força e resistência feminina nos palcos, contando com as presenças inspiradoras de Isabel Santos e Diane Veloso, duas artistas sergipanas de relevância incontestável. Já em Grupos de Sergipe, o foco foi a troca de experiências com coletivos fundamentais para a cena teatral do estado, como o Grupo Boca de Cena, representado por Rogério Alves, e o Grupo Imbuaça, com participação de Lindolfo Amaral.
As Leituras Dramáticas deram voz à produção autoral sergipana contemporânea. O ator Cícero Júnior apresentou a leitura do texto “Se fosse setembro, também seria saudade”, da dramaturga Elisa Lemos, enquanto Maria Tereza trouxe à cena “O Vômito”, de Euler Lopes, reafirmando o compromisso do grupo com a valorização de escritores locais e suas narrativas singulares.
Com recepção positiva do público, mais duas semanas de programação com novos quadros e convidados foram previstas, ampliando ainda mais o alcance e o impacto da proposta. Esse movimento virtual reafirmou o espírito coletivo e inventivo do grupo, mesmo em tempos de isolamento, fortalecendo laços e criando novas possibilidades de convivência e criação artística.
O projeto A Vira Lona, realizado pelo Grupo de Teatro A Tua Lona em 2020, celebrou os 10 anos de existência do coletivo com uma virada cultural online de 24 horas ininterruptas no Instagram (@atualona_). O evento envolveu uma programação diversificada com 24 ações artísticas, incluindo bate-papos, cenas teatrais e intervenções virtuais, e foi aprovado pelo edital Reinvente-se da FUNCAP. A programação integrou-se a outras ações realizadas pelo grupo durante o isolamento social, como séries de lives com convidados sobre dramaturgia, memória do grupo e atuação teatral. Com um caráter interativo, festivo e criativo, A Vira Lona reafirmou o compromisso do grupo com a arte, adaptando-se às plataformas digitais para manter vivo o fazer teatral, além de configurar uma estratégia de resistência artística e celebração afetiva em tempos de pandemia.
Acervo- A Tua Lona (2025)
Fotografia: Elisa Lemos
O I Festival de Cenas Curtas Denys Leão ocorreu no dia 28 de maio, no Teatro Atheneu, com a participação de estudantes secundaristas da rede estadual de Sergipe. Dez cenas foram apresentadas pelos alunos das seguintes escolas: Centro de Excelência Professora Ofenísia Soares Freire (Aracaju), Centro de Excelência de Educação Profissionalizante Berila Alves de Almeida (Nossa Senhora das Dores), Centro de Excelência Doutor Luiz Garcia (Brejo Grande), Colégio Estadual João Salônio (Nossa Senhora Aparecida) e Centro de Excelência Coronel José Joaquim Barbosa (Siriri).
A programação do festival ocorreu das 09h às 17h30, iniciando com as apresentações das cenas curtas e, em seguida, a premiação nas categorias: melhor cena, júri popular e júri técnico, melhor ator, melhor atriz, melhor direção, melhor texto, melhor cenário, melhor figurino e melhor identidade visual. A avaliação das cenas foi realizada com o apoio de um júri técnico convidado, composto por professores-artistas de teatro da cena sergipana. Além disso, foi realizada uma votação em cédulas para garantir o voto do júri popular. Estima-se que aproximadamente 500 pessoas estiveram presentes no festival, incluindo estudantes/atores, equipe técnica, professores e plateia.
O festival, idealizado pelo Grupo de Teatro A Tua Lona, surgiu do desejo de homenagear o multiartista Denys Leão, referência no estado de Sergipe. Durante o evento, Denys foi homenageado pelo grupo e seus filhos, sendo ovacionado pela plateia. Além disso, o artista executou toda a iluminação das cenas apresentadas.
Durante os intervalos entre as apresentações, foi realizada uma roda de conversa com o tema “Teatro, Resistência e Sobrevivência”, promovendo debates e trocas com o público presente. Observou-se que a discussão fluiu de forma instigante, sensibilizando alunos e professores que, mesmo não pertencendo à área teatral, podem futuramente tornar-se artistas de teatro, contribuindo para o fortalecimento da cultura teatral no estado.
Na etapa de premiação, os alunos vencedores de cada categoria, professores envolvidos e o homenageado Denys Leão receberam troféus confeccionados pelo artista Bebeto Souza, como símbolo de agradecimento e reconhecimento às suas dedicações e contribuições ao evento.
Ao longo do processo de produção do festival, todas as cenas selecionadas pelo edital do Grupo A Tua Lona receberam encontros de mentorias pedagógicas com atrizes do grupo, licenciadas em Teatro, com o objetivo de orientar os alunos/atores na execução e criação de suas cenas. Foram realizados três encontros para cada grupo, totalizando 30 encontros de orientação. Vale ressaltar que a direção e produção das cenas curtas foram de autoria integral dos atores/alunos envolvidos.
Júri técnico do Festival: Isabel Santos, Tinho Torquato, Diane Veloso e Rita Maia.
Acervo A Tua Lona- 2025
Acervo- A Tua Lona (2025)
Processo de Mentoria
O I Festival de Cenas Curtas Denys Leão foi aprovado pela FUNCAP com recursos da Lei Paulo Gustavo e realizou mentorias. A primeira mentoria sobre dramaturgia foi realizada de forma online, proporcionando aos participantes um primeiro contato com as técnicas teatrais. Além disso, algumas mentorias presenciais foram realizadas, permitindo uma interação mais próxima entre os mentores e os estudantes, fortalecendo o desenvolvimento das cenas e ampliando o impacto do projeto nas cidades envolvidas.
Acervo- A Tua Lona (2025) Mentoria - Aracaju
Acervo- A Tua Lona (2025) Mentoria - Siriri
Acervo- A Tua Lona (2025) Mentoria - Aracaju
Acervo- A Tua Lona (2025) Mentoria - Dores
Acervo- A Tua Lona (2025) Mentoria - Brejo Grande
Acervo- A Tua Lona (2025) Mentoria - Aparecida