Título O CHAO, A CRIANÇA E CIDADE - OS PLAYGROUNDS VAN EYCK

Local Amsterdam, Holanda

Coordenadas Geográficas

52.372001,4.900927,29

Data 1954-1975

Descrição

Trata-se do parque localizado a rua Dijkstraat, construído em 1954 em Amsterdam a partir de um terreno desocupado. Van Eyck utilizou materiais simples, porém capazes de atingir o público infantil. Lhes introduzindo o conceito do chão imaginário. A caixa de areia surge como elemento que conecta as crianças ao imaginário, desenvolvendo e estimulando suas capacidades. Fomentando o surgimento de suas identidades urbanas.

Van eyck possibilitou diversas crianças o contato direto e irrestrito ao chão imaginário e dele fazer parte, dele construir e destruir, dele adicionar e subtrair. Esse chão possui a capacidade de registrar afetivamente a memória coletiva. Mesmo não existindo fisicamente restará registrado.

Vemos neste caso a evolução das necessidades da sociedade holandesa transformando seu território. O espaço ocupado transformou- se em residência. Estamos falando do chão construído, o chão da casa, o chão privado, o chão familiar.

Atualmente a área está sob nova intervenção devido a implantação de novo meio de transporte urbano. Foi criado uma estação sob o local.

Principais agentes envolvidos

Crianças, pais, arquiteto, governo e mercado imobiliário.

Dados Complementares

Os eventuais conflitos podem ser vistos através da transformação do chão imaginário contra o avanço do mercado imobiliário. Porém Van eyck pensou neste ponto ao torna-los adaptáveis a transição social holandesa.

Imagens