Projetos 6º e 7º e 8º períodos


-Projeto Estacionamento com OPENCV

AVALIE ESTE PROJETO: https://forms.gle/KiMXsKZKLCnT5eqe7


Modalidade: Desenvolvimento de Software/ Protótipo

Profª. Dra. Daniele Alcantara – Professora Orientadora

MICHEL DOS SANTOS FERREIRA - Estudante do 7o período de Eng. Elétrica

LUISA ABDALLAH ALVES DE SOUZA - Estudante do 7o período de Eng. Elétrica

Mais detalhes do projeto entre em contato: danielealcantara@gmail.com

PITCH - Estacionamento com OenCV.mp4

Link para o vídeo: drive.google.com/file/d/1U9iPN-4Q2EnlNDqlzkOQkr0fKsdyU_hN/view?usp=sharing

Resumo: O projeto tem o objetivo de complementar e automatizar um sistema de estacionamento, onde é possível verificar se o estacionamento ainda possui vagas para serem estacionadas. Foi utilizado o Python para verificar um vídeo onde a programação identifica a entrada e saída de carros por meio de subtração de imagens. Com isso foi inserido a principalmente a biblioteca OpenCV para realizar todo o processo. O código verifica a quantidade de veículos que entram e os veículos que saem, o sistema faz o cálculo dos carros no sentido de circulação de entrada e saída, mostrando o número de vagas restantes em uma determinada cessão do estacionamento. A proposta é a de melhoria para um estacionamento demarcado, embora simples pode trazer ganhos de tempo em relação a procura de vagas em estacionamentos que na maioria dos casos possui grande fluxo de veículos.

Palavras-chave: python, estacionamento, opencv.

-Automatização residencial com APP

AVALIE ESTE PROJETO: https://forms.gle/KiMXsKZKLCnT5eqe7

Modalidade: Desenvolvimento de Software/ Protótipo

Profª. Dra. Daniele Alcantara – Professora Orientadora

Caique Borges - Estudante do 7o período de Eng. Elétrica

Douglas Roberto Novais de Souza - Estudante do 7o período de Eng. Elétrica

Helen Carla Barbosa de Castro - Estudante do 7o período de Eng. Elétrica

Valdir Aguiar de Souza Jr. - Estudante do 7o período de Eng. Elétrica

Washington Gustavo dos Santos - Estudante do 7o período de Eng. Elétrica

Mais detalhes do projeto entre em contato: danielealcantara@gmail.com


App Caique.mp4

Resumo: A indústria da tecnologia vem crescendo bastante há séculos em prol do avanço da praticidade e da melhora da convivência social, criando utensílios que estão sempre amenizando as dificuldades nas formas de executar determinadas tarefas e diminuindo o tempo na execução. Não obstante disso, a continuidade do projeto em questão de automatização de uma casa se deu com a intenção de permanecer na evolução de uma residência automatizada o máximo possível e da maneira mais acessível. Pois é evidente que esta questão não alcança somente o conforto do indivíduo em seu espaço residencial, mas também uma maior praticidade das questões, por exemplo, de pessoas com deficiências físicas não dependerem de outras pessoas dentro de sua casa, no cotidiano; ou até mesmo para fatos corriqueiros no geral, como esquecer a janela aberta ao sair de casa, ter que se levantar à noite para fechar a porta que foi deixada aberta ou apagar a luz que ficou acesa, dentre outros. A intenção do projeto, no geral, se constitui na criação então, de um aplicativo de celular que possa realizar tais tarefas; podendo ser de utilidade em funções manuais, elétricas e até mesmo de informações, como a função básica de um aparelho android, ‘Ok Google’.

Palavras-chave: automação, desenvolvimento, app

-Lixeira automatizada

AVALIE ESTE PROJETO: https://forms.gle/KiMXsKZKLCnT5eqe7

Modalidade: Protótipo/Desenvolvimento

Profª. Dra. Daniele Alcantara – Professora Orientadora

MATEUS HENRIQUE TANNUS ROTATORI- Estudante do 7º período de Engenharia Elétrica.

OTAVIANO CARDOSO COSTA – Estudante do 7º período de Engenharia Elétrica.

GABRIEL PONCIO BECHARA - Estudante do 6° período de Engenharia Elétrica.

MARLON FILGUEIRAS DA SILVA – Estudante do 7º período de Engenharia Elétrica.

RODRIGO CARREIRA – Estudante do 7º período de Engenharia Elétrica.

Lixeira.mp4
Lixeira parte 2.mp4

Link para o vídeo: https://drive.google.com/file/d/1yDNhEg8gQfkhQNQ7f0oxhQAP-h5jWCP8/view?usp=sharing

RESUMO: Este resumo apresenta o projeto de uma lixeira automatizada utilizando componentes eletrônicos, automação e controle por Arduino, visando condicionar os deficientes físicos. Neste projeto, foi realizada a montagem de uma lixeira, de modo que a mesma pudesse responder a um estimulo do deficiente através de um sensor de ultrassom por distância, e assim realizar o acionamento da tampa de forma automática, abrindo e fechando a lixeira sem a necessidade de contato com a mesma, modernizando e automatizando os locais. Os deficientes físicos (cadeirantes) por serem incapazes de pisar nos pedais de acionamento das lixeiras convencionais, sempre acabam colocando a mão em contato com o lixo, e isso é um problema. Desta forma, visando solucionar este problema, uma lixeira automatizada proporciona toda acessibilidade possível, e a garantia de conforto e independência para os deficientes. Além desta aplicação, também pode-se utilizar em ambientes hospitalares, ambientes públicos, visando evitar o contato dos profissionais com a lixeira, evitando assim, a contaminação ou transmissão de qualquer tipo de bactéria ou vírus, este tipo de protótipo promete ser utilizado em grande escala no futuro.

Palavras-chaves: Lixeira Automática. Deficientes Físicos. Arduino. Robótica.

-Estudo do Efeito Flicker, correção do fator de potência, e estudo de caso em uma usina siderúrgica.

AVALIE ESTE PROJETO: https://forms.gle/KiMXsKZKLCnT5eqe7


Modalidade: Pesquisa

Profª. Dra. Daniele Alcantara – Professora Orientadora

LUIZ FELIPE LANA – 7º Período Engenharia Elétrica.

GERALDO VENÂNCIO PATICCIE NETO – 7º Período Engenharia Elétrica.

JOÃO VITOR CASTRO ALENCAR – 6º Período Engenharia Elétrica.

LUAN MARQUES DE ALMEIDA TIMOTEO – 7º Período Engenharia Elétrica.


Flinker.mp4

Link para o vídeo: https://drive.google.com/file/d/10yDq6T_MpuIAyaozJ1M4WV1uFwczFWLK/view?usp=sharing

RESUMO: O Fator de Potência é o índice que demonstra a eficiência do consumo de energia elétrica por um equipamento ou circuito elétrico. Este valor é oriundo do cosseno do ângulo de separação entre a Potência Aparente (kva) e Potência Ativa (kw). Foi realizado pelo grupo o estudo de caso em uma usina siderúrgica, onde o fator de potência e as oscilações de tensões na rede elétrica, causadas por variações das cargas indutivas e inerentes à operação do Forno Elétrico a Arco, são controladas minuciosamente pela concessionária de energia, por causarem o fenômeno chamadode cintilação (flicker), que podem provocar perturbações visuais que ocorrem em lâmpadas instaladas nas redes elétricas de todos os consumidores do sistema elétrico e podem resultar em multas, caso ultrapassem parâmetros pré-estabelecidos. A metodologia utilizada para correção de fator de potência é a utilização de bancos de capacitores, chamado “compensador de flicker”, e o modelo atual vigente na usina encontra-se defasado tecnologicamente, embora ainda eficiente, há dificuldade para o encontro de sobressalentes da maioria das peças. Os componentes eletrônicos não são mais fabricados, além da dificuldade de mão de obra qualificada para manutenção desta eletrônica ou reparo das mesmas. Para tanto foi desenvolvido um projeto para troca total do Sistema atual, em operação há quase 40 anos, por um totalmente novo, composto basicamente por um circuito TCR que consiste em reatores de núcleo de ar, uma válvula tiristorizada refrigerada à água, bancos de capacitores de filtro de harmônicos, equipamentos de controle eproteção, equipamento de manobra. grupo se propôs a estudar e verificar os principais ganhos que a planta poderá ter, tal como os principais riscos da implantação do novo projeto. Também foi acompanhado a gestão financeira e cronograma de implantação.

Palavras-chave: Fator de potência, flicker, banco de capacitores

-Automação Sistema Fotovoltaico

AVALIE ESTE PROJETO: https://forms.gle/KiMXsKZKLCnT5eqe7


Modalidade: Pesquisa

Profª. Dra. Daniele Alcantara – Professora Orientadora

Renan Martins Santiago – Estudante 6o período de Eng. Elétrica

João Paulo Castilho – Estudante 7o período de Eng. Elétrica


Apresentação Renan.pptx

Link para vídeo: https://drive.google.com/file/d/10SI1ERuB38B8ApWrDZNmWh0-82BxTn_g/view?usp=sharing

Resumo: Neste trabalho, vamos realizar um estudo sobre a geração de energia através da energia solar. Serão apresentados os sistemas de funcionamento existentes, as diferenças dos sistemas ON-GRID e OFF-GRID, os equipamentos que compõe um sistema fotovoltaico, a aplicabilidade desta tecnologia em outros projetos, a geração em grande escala e o uso da automatização para uma melhor eficiência dos recursos. Mostraremos o enorme potencial que o Brasil tem para seu uso, devido à grande incidência solar existente no país, e que sua utilização vem crescendo em grande escala mesmo em meio à crise que atinge o país. Indicamos vantagens, como a grande capacidade do sol em emitir energia, e desvantagens, como a não produção da mesma à noite. Neste projeto, vamos descrever também uma possível automatização de uma estrutura de placa fotovoltaica para conseguir maior eficiência na sua geração, visando maior capitação da luz solar de acordo com os horários dos dias. Por fim, acreditamos que a energia solar é sim a energia do futuro. Com incentivo do governo como, por exemplo, a redução de jurose/ou descontos em impostos para quem aderir sua utilização em casas, empresas, entre outros.

Palavras – chaves: Energia Solar, Automação, Eficiência Energética.

-Sistema para monitoramento de consume de energia elétrica de eletrodomésticos

AVALIE ESTE PROJETO: https://forms.gle/KiMXsKZKLCnT5eqe7

Modalidade: Pesquisa

Profª. Dra. Daniele Alcantara – Professora Orientadora

Gabriel Petronilho Barbosa – Estudante de Engenharia Elétrica, 7o Período, Doctum.

PITCH -- Gabriel P Barbosa - 7P- Sistema para monitoramento de consume de energia elétrica de eletrodomésticos 2.0.mov

Link do vídeo: https://drive.google.com/file/d/1fkSBVPtWriF1K37Ajbu2hUqJr73ekHVe/view?usp=sharing

RESUMO: Este estudo de casa visa fazer um Artigo que apresenta uma discussão teórica sobre um sistema para monitoramento de consume de energia elétrica de eletrodomésticos que tem como objetivo demonstrar e até mesmo ajudar sobre o consumo de energia elétrica na residência do consumidor. No qual consiste no desenvolvimento e analise de implementação de um sistema particular de monitoramento de energia elétrica, em tempo real e não invasivo. A proposta para este dispositivo consiste em oferecer um complemento sobre o gasto de energia do consumidor e fornecendo informações para auxiliar na diminuição do consumo. Para esse projeto serão apresentadas duas abordagens para o monitoramento do consumo por eletrodomésticos de uma casa. A primeira ideia será através de vários sensores distribuídos pela casa. A segunda seria a implementação de apenas um único ponto de sensoriamento.Na questão de sobre o medidor de consumo de energia no artigo teremos um discursão sobre esse aparelho no qual pode ser comprado no varejo, mas iremos trabalho no artigo com um medidor caseiro. Também no artigo teremos uma parte para explicar sobre a conexão dos medidores e sobre a demonstração de seus resultados para o consumidor.

Palavras-Chave: Monitoramento, Gasto de energia, Automação.

-Tinta solar

AVALIE ESTE PROJETO: https://forms.gle/KiMXsKZKLCnT5eqe7

Modalidade: Pesquisa

PROFª. Daniele Alcantara - Professora Orientadora

Édnei Machado Mendes Júnior - Estudante do 8o Período de Engenharia Elétrica

Natanael de Jesus Sales - Estudante do 8o Período de Engenharia Elétrica


Apresentação Projeto integrador Édnei e Natanael, Tinta Solar ok.mp4

Vídeo do Projeto: https://drive.google.com/file/d/1r_9ki7gN4MuMeTp2EmI3MdELmnkiQ3Eb/view?usp=sharing

RESUMO: Com a crescente demanda e a escassez de combustíveis fósseis para geração de energia um grupo de pesquisadores da Royal Melbourne Institute of Technnology, buscando meios de produzir uma energia limpa e de baixo custo, desenvolveu uma tinta capaz de captar a luz do sol e converte-la em energia. Essa tinta nada mais é que uma tinta comum onde foi acrescentada a sua composição elementos químicos dos quais a foram capazes de torná-la em uma tinta fotovoltaica. Existem 3 tipos de tinta solar, a de hidrogênio, a tinta de células solares de ponto quântico e a tinta solar de perosvski estas duas últimas ainda não estão no mercado por está em fase de pesquisa. A tinta solar de hidrogênio foi feita para utilizar a luz do sol e assim absorver as partículas de vapor do ambiente, sendo capaz de quebrar as moléculas de vapor e as dividindo em oxigênio e hidrogênio e assim as convertendo em energia, já a tinta solar de ponto quântico ou tinta fotovoltaica como é conhecida, é uma semicondutora em nanoescala, o que faz com que ela absorva a luz e a transforma em energia elétrica, já a tinta de solar de perosvski é formada por uma substância de um mineral de óxido de cálcio e titânico, sua principal característica é acapacidade de se tornar líquida, o que a torna perfeita para se desenvolver a tinta solar. a tinta solar traz inovações na geração de energia renovável podendo ser aplicada de formasimples e eficiente.

Palavras-Chave: Energia Limpa, tinta solar, tinta solar de perovsk, tinta fotovoltaica.